Montadoras iniciam venda de carro de corrida no Brasil
Mitsubishi e Mercedes-Benz são duas marcas que já comercializam no Brasil carros preparados exclusivamente para competições automobilísticas, ainda que em lotes limitados.
A picape L200 Tríton SR, desenvolvida pela Mitsubishi para disputar ralis de velocidade, custa R$ 225 mil (o dobro do preço da L200 Triton de rua), traz suspensão reforçada, cabine com "gaiola" de proteção aos ocupantes e carroceria de fibra de carbono (opcional). A potência do motor "flex" pode variar de 260 cv a mais de 300 cv, dependendo da configuração. A montadora de origem japonesa informa que serão apenas dez unidades até o final do ano.
Já a versão desenvolvida pela Mercedes-Benz, a Grand Challenge do sedã Mercedes C250 CGi, custa R$ 190 mil e traz estrutura em aço cromo molibdênio, pneus especiais e suspensão rebaixada. Segue as especificações de segurança da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), para poder correr em autódromos.
Como estes modelos não atendem as especificações de um legítimo automóvel de rua não podem ser emplacado. "Cinto de segurança, banco e até freio são diferentes", aponta o piloto Cesare Marrucci. O que os impedem de circular pelo trânsito.
Outras marcas também possuem versões de competições de seus carros, porém, não os vende ao consumidor.
Quem quiser correr num Porsche 911 GT3 Cup ou num Míni Cooper JCW "Racing" terá que alugá-lo. O custo poderá partir de R$ 200 mil, se o veículo terminar a prova sem nenhuma avaria. Ou seja, uma missão mais complicada do que vencer a prova.
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