sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fé e Orações na 23ª Romaria de Nossa Senhora da Assunção

Uma caminhada de reflexão e fé em Nossa Senhora da Assunção reuniu uma multidão, no ensolarado domingo, dia 21 de agosto.
Cerca de 20 mil pessoas, conforme a Brigada Militar, participaram da programação da 23ª edição do encontro, promovido pela comunidade católica da cidade gaúcha de Taquari.

O evento religioso é tradicional na programação de romarias no Estado. Excursões de diversas cidades trouxeram devotos para a ação de graças. Uma missa foi celebrada pelo Bispo Dom Paulo de Conto.

Desde o início da Rua Campo Romero, até o Santuário da Assunção, os taquarienses manifestavam a devoção com balões azuis e brancos (cores da santa) enfeitando casas e cercas. Faixas alusivas à campanha da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Fraternidade e Vida do Planeta, anunciavam o tema da Romaria: Com Maria rezando pela vida do planeta.

Procissão
Por volta das 13h30, milhares de pessoas concentradas em torno da Igreja Nossa Senhora das Graças iniciaram a peregrinação até o Santuário, onde se realizou a missa campal. Os motivos que levam as pessoas a fazer a caminhada de cerca de cinco quilômetros são os mais diversos. Compartilham o momento de fé, agradecem pelas graças atendidas, fazem preces e confissões e refletem sobre suas vidas. Muitos entoavam os hinos transmitidos pela Rádio Fraternidade - FM 98.1, som que se multiplica em diversos radinhos a pilha carregados pelos romeiros. Outros, dedilhavam o rosário em caminhadas solitárias e silenciosas. O dia também é para o encontro da família e amigos, dos diversos bairros da cidade e receber fiéis de outros municípios.

Missa campal
Com o encerramento da procissão, a imagem foi conduzida até o altar, quando foi realizada a missa pelo Bispo Dom Paulo de Conto. No sermão foi destacado o tema da Romaria, ligado à preservação da natureza. Foram abençoados objetos levados pelos fiéis durante a celebração. Hinos religiosos foram cantados e todos os presentes se deram as mãos em homenagem a Nossa Senhora da Assunção.
Para o Frei Martinho Warken, foi uma ótima romaria. “O tempo favoreceu, veio muita gente. O bispo ficou impressionado com a devoção dos romeiros”, salienta.

Vídeo: 23ª Romaria de Nossa Senhora da Assunção
Desde 24 de março de 1988, quando houve as manifestações de Nossa Senhora na localidade Rincão São José, Taquari - RS, tem sido grande a peregrinação de devotos. Em virtude deste fato, todos os anos, no 3° Domingo de Agosto é realizado a Romaria em homenagem a Mãe de Jesus Cristo e Nossa Mãe Divina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário