Indicado pelos deputados do PMDB ao lugar de Rossi - Mendes Ribeiro Filho
O deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) foi indicado pela bancada do seu partido na Câmara dos Deputados e deverá ser confirmado pela presidenta Dilma Rousseff como o novo ministro da Agricultura. Ela deseja oficializar rapidamente o substituto do ex-ministro Wagner Rossi, numa tentativa de estancar a crise provocada por seguidas denúncias de corrupção. Mendes Ribeiro Filho tem prestígio junto aos correligionários e ampliou sua penetração na Câmara depois de assumir o posto de líder do governo. Sua indicação agrada também ao vice-presidente Michel Temer, a quem Rossi é ligado.
A indicação foi feita à presidente Dilma Rousseff durante reunião com o vice-presidente Michel Temer (PMDB).
Antes de definir o nome, o vice-presidente afirmou que havia ao menos quatro candidatos ao posto. "Estudamos quatro ou cinco nomes. O novo ministro terá de ser ficha limpa como foi o ministro Wagner Rossi", disse ele.
Além de líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro Filho, é amigo de Dilma desde os tempos em que ela atuava no PDT gaúcho.
Mendes Ribeiro foi um dos poucos peemedebistas a trabalhar por Dilma no Rio Grande do Sul.
Na transição de governo, Dilma pensou em nomear Mendes Ribeiro Filho para esse ou outros postos. Só não o fez à época em razão de um obstáculo que persistiu até hoje: sua nomeação para o ministério abre espaço para que o suplente Eliseu Padilha (PMDB-RS) assuma a vaga na Câmara. O problema é que o PT gaúcho sempre foi contra essa alternativa, já que Padilha fez campanha contra Dilma no Estado na eleição passada. Para evitar problemas, o Planalto consultou o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT).
PS: Mendes Ribeiro Filho começou na política como presidente da Arena Jovem e vereador em Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário