sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vídeo confirma manobra para afastar Ayres Britto do caso Roriz

Gravação em vídeo, divulgada nesta quinta-feira(30), confirma entendimentos mantidos pelo ex-candidato a governador do DF Joaquim Roriz com o advogado Adriano Borges, genro do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, para tornar o magistrado impedido de participar do julgamento do seu recurso no STF. O impedimento seria configurado com o simples ingresso de Borges no processo como um dos advogados de Roriz. Ele mantém um escritório de advocacia com sua mulher, Adriele, filha do ministro.
Eládio Carneiro, advogado de Roriz, afirmou que Adriano foi quem se ofereceu para atuar no caso e que pedira “uma fortuna” a título de honorários, o que inviabilizou a parceria.
Toda a negociação ocorreu entre a impugnação da candidatura, no Tribunal Superior Eleitoral, e a apresentação do recurso extraordinário no STF. O ministro Carlos Ayres Brito já não integrava o TSE e ainda não havia sido indicado relator do caso no Supremo. Como o ministro já manifestara posição favorável à vigência imediata da Lei do Ficha Limpa, na ocasião já era listado entre os votos contrários à pretensão de Roriz, por isso torná-lo impedido abriria caminho para que o então candidato saísse vitorioso do STF.
A gravação mostra uma reunião entre Joaquim Roriz e Adriano Borges, na tarde de 3 de setembro, no escritório do ex-governador, em sua casa no Setor de Mansões Park Way, de Brasília.
O advogado Eri Varela, ligado a Roriz, anunciou que vai ingressar no Supremo com uma queixa-crime contra o ministro Carlos Ayres Britto, sua filha, Adriele, e o genro, Adriano Borges. Varela foi quem apresentou a gravação em que Adriano e o então candidato discutem uma forma de interferir no resultado do julgamento que o STF faria sobre recurso que o ex-governador moveu contra sua inclusão na lei do Ficha Limpa decidida pela Justiça Eleitoral. No video, Borges e Roriz negociam honorários de R$ 4,5 milhões. Eri Varela diz ainda que a representação incluirá o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, cujo nome é citado num trecho do vídeo.







Zico anuncia em seu site que não é mais diretor executivo do Flamengo

Zico, o maior ídolo do Flamengo, durou apenas quatro meses no cargo de diretor executivo do clube. Ele anunciou a sua saída em carta aberta publicada em seu site "Zico na Rede". Segundo Zico, ele tem sido atacado injustamente dentro do clube e diz que não seria possível agora fazer o que planejara.
O ídolo argumenta que as pressões que sofreu dentro do clube, especialmente do Conselho Fiscal, que é presidido por Leonardo Ribeiro, também conhecido como Capitão Léo, principalmente por envolver a sua família, foram cruciais para a sua saída. Ele afirma que há pessoas no Flamengo atuando como se fossem donas do clube e que tomará medidas judiciais contra elas.
O fato certamente agravará a crise no Flamengo, que só venceu um dos últimos 12 jogos e ocupa a 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, bem próximo da zona de rebaixamento. No seu último dia de trabalho especulou-se que o técnico Silas seria demitido, mas Zico decidiu manter o treinador, apesar da forte insatisfação com o trabalho dele dentro e fora do clube.





clique no mapa e conheça a história das Coreias

As primeiras negociações militares entre as duas Coreias desde 2008, iniciadas nesta quinta-feira (30) com o objetivo de acalmar as tensões, terminaram sem progressos.
O ministério da Defesa sul-coreano confirmou o fim das discussões, mas sem revelar detalhes.
Os negociadores não conseguiram chegar a um acordo sobre uma data para uma nova reunião.




Primeira imagem oficial do herdeiro norte-coreano

Lançado período de transição, com esta mensagem: os militares serão determinantes no futuro do regime comunista.
A Coreia do Norte divulgou as primeiras imagens oficiais de Kim Jong-un, filho mais novo e presumível sucessor do atual líder, Kim Jong-il. O ditador norte-coreano está doente e a transição adivinha-se perigosa, pois o país tem armas nucleares e dificuldade em alimentar a população.
A fotografia mostra Kim (pai), de 68 anos, à direita na imagem, e presume-se que Kim (filho) seja a figura à esquerda. No meio, o que os analistas consideram significativo, está o vice-marechal Ri Yong- -ho, membro do Politburo e dirigente máximo das forças armadas. A imagem parece indicar que Ri terá enorme poder nesta fase.

O regime totalitário norte-coreano é um dos mais impenetráveis do mundo e a identificação exata de Kim Jong-un nem sequer é mencionada. Acredita-se que o futuro líder tenha 27 anos e a sua única fotografia conhecida mostra um jovem risonho. As imagens agora divulgadas são de uma pessoa parecida, mas obesa e com ar sério.
O provável herdeiro da dinastia comunista foi promovido esta semana a vice-presidente da poderosa Comissão Militar e membro do Comite Central. No fundo, a posições muito elevadas, ao mesmo tempo, nos órgãos civis e militares do regime. A sucessão foi decidida em reunião magna do partido comunista, evento muito raro. Aparentemente, a sucessão terá sido acelerada devido à saúde muito precária de Kim pai.
Embora estas análises sejam sempre incertas, já que existe pouca informação, os analistas que seguem o opaco regime norte-coreano afirmam que a irmã e o cunhado de Kim Jong-il, respectivamente Kim Kyuong-hui e Jang Song-thaek, ganharam grande poder, talvez para conseguirem proteger o herdeiro. Jang deverá funcionar como regente civil, enquanto o marechal Ri será o regente militar.
Se tudo corresse de acordo com as previsões dos observadores, a liderança de transição tentaria reduzir as tensões internacionais criadas pela questão nuclear e pelo afundamento de uma corveta sul-coreana por um submarino do Norte, incidente que fez 46 mortos. Mas os negociadores norte-coreanos que participam nas negociações militares com a Coreia do Sul, as primeiras desde 2008, ameaçaram responder com tiros de artilharia através da linha de demarcação se os sul-coreanos continuassem a fazer propaganda anticomunista, através da mesma fronteira.





Espaço
O hotel de mil estrelas vai abrir em 2016













Estância vai ter todos os luxos terrestres, aliados a uma vista magnífica.
Ao seu dispor está tudo o que um serviço terrestre lhe pode dar: alta cozinha, quartos confortáveis e atividades lúdicas. Só que em vez de se situar na Terra, o hotel está no espaço e o melhor de tudo é que pode desfrutar de uma vista magnífica para as estrelas. Esta imagem era, até agora, exclusiva de filmes de ficção científica, mas uma empresa russa quer torná-la realidade e já pôs em marcha o seu plano para criar o primeiro hotel espacial: prevê-se que esteja a funcionar em 2016.
A Orbital Technologies quer fornecer alojamento aos turistas espaciais. Estes chegariam ao hotel num foguetão de modelo Soyuz, como os que são usados no transporte de astronautas para a a Estação Espacial Internacional (ISS). A empresa, com sede em Moscovo, não revelou ainda como será obtido o financiamento.
Até agora, os turistas espaciais, como o empresário norte-americano Dennis Tito, ficaram alojados na ISS, juntamente com os astronautas e também com as suas experiências. O hotel pretende que estes turistas fiquem alojados com maior conforto e condições para poderem ter umas férias espaciais dedicadas ao descanso, segundo explicou Sergei Kostenko, diretor executivo da Orbital Technologies.
Os serviços disponibilizados pelo hotel são dirigidos a pessoas com boa posição econômica ou que trabalham para empresas privadas que queiram realizar investigações no espaço, sublinhou Kostenko.
O primeiro módulo terá quatro cabines, desenhadas para o máximo de sete passageiros, que serão distribuídas num espaço de 20 metros cúbicos. Estas terão janelas para que se possa ver a Terra.
A empresa não revela ainda quanto é que vai custar o alojamento nesta estância espacial, mas a julgar pelos detalhes não deve ser para todas as bolsas. É que aqui até a comida será adaptada ao gosto de cada um dos hóspedes. Os organizadores pretendem mesmo colocar cozinheiros de alto nível a tratar dos menus e a enviá-los para o espaço.
A empresa Orbital Technologies conta com a participação da RKK Energia, que é a fabricante das naves Soyux e Progress que vão transportar os turistas. O hotel já teve a aprovação da Roscosmos: agência espacial russa.
A ideia de fazer um hotel espacial não é nova. No ano passado, dois arquitetos catalães do Galactic Suite Space Resort afirmaram que o seu hotel em órbita estará pronto para receber os primeiros hóspedes em 2012.
Também em 2007, a nave experimental Genesis II, desenhada para provar a viabilidade de um hotel espacial, foi lançada com êxito pela empresa privada Bigelow Aerospace, fundada por um magnata hoteleiro norte-americano.





Enxaquecas
Identificado gene responsável pelas dores de cabeça













A esperança poderá ter nascido para milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de enxaquecas, após a descoberta de um novo gene alegadamente responsável pela dor de cabeça, frequentemente incapacitante.
Cientistas da Universidade de Oxford (Inglaterra) juntamente com uma equipa canadiana financiada pela Genome Canada identificaram um gene chamado Tesk, que controla a sensibilidade dos nervos que enviam sinais de dor ao cérebro.
A descoberta é o resultado do estudo do Ácido Desoxirribonucleico (DNA) de 110 pessoas que padecem de enxaquecas.
Se este gene estiver defeituoso, pode ativar esses nervos e produzir severas dores de cabeça conhecidas como enxaquecas, concluíram os cientistas.
Esta descoberta, publicada na revista médica especializada Nature Medicine, explica porque pessoas da mesma família podem, por vezes, padecer deste problema.
O estudo facilitará o desenvolvimento de novos fármacos para combater essa dor específica.
O médico Zameel Cader, neurologista do Functional Genomics Unit da Universidade de Oxford considerou que foi dado "um grande passo para compreender a razão porque algumas pessoas sofrem de enxaquecas e porque esse mal ocorre em determinadas famílias".
Estudos prévios tinham identificado "partes do DNA que aumentam o risco na população em geral mas não os responsáveis diretos pela enxaqueca comum", acrescentou.
A enxaqueca é uma doença incapacitante surgindo os sintomas entre os 17 e os 19 anos.





Cristiano Ronaldo faz campanha

Cristiano Ronaldo será a cara de uma campanha europeia de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias. No próximo dia 14 de Outubro - Dia Mundial da Esperometria - para assinalar o Ano do Pulmão.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica constitui uma importante causa de morte e de incapacidade em todo o mundo. É a 6ª causa de morte a nível mundial, a 5ª na Europa e a 4ª nos Estados Unidos da América. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a doença atinja mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.




Fotos do filho de Cristiano Ronaldo na capa da 'TVMais'.












Quatro meses depois do nascimento do filho do futebolista do Real Madrid surgem as primeiras imagens do bebê.
As fotos publicadas pela revista portuguesa TV Mais, e anunciadas como "exclusivo mundial", custaram cerca de 15 mil euros, valor pago a um paparazzi.
As imagens foram captadas na ilha da Madeira.





Jovem somali dá à luz um mês após ter tido morte cerebral











Edil chegou a Turim na esperança de que os médicos italianos pudessem ajudá-la a vencer um câncer no cérebro contra o qual lutava. Estava praticamente cega e num estado de gravidez avançada, mas, ainda assim, aconselhada por um cunhado imigrante, decidiu rumar ao Norte de Itália.
Foi submetida a uma complicada intervenção neurocirúrgica que lhe devolveu alguma visão, mas acabou por não resistir. Há 22 dias que a atividade cerebral desta jovem somali de 28 anos cessou, levando os médicos a declarar a sua morte.
Numa tentativa de salvar o feto de seis meses, que se desenvolvia dentro da mãe já morta, o hospital de Santa Ana decidiu não desligar as máquinas que, artificialmente, mantinham constantes os sinais vitais de Edil.
"Considerando o estado avançada da gestação, e a possibilidade real de vir ao mundo uma menina, decidimos fazer um exame que mostrou que o feto não tinha sofrido danos incompatíveis com a vida", esclareceu Evelina Gollo, responsável pelo departamento de reanimação do hospital.
Ao fim de 28 semanas de gestação, os médicos realizaram o parto por cesariana. Com apenas 800 gramas, nasceu uma menina que terá o mesmo nome da mãe. Depois do nascimento da pequena Edil, as máquinas foram desligadas.






Charles da Inglaterra: Acusado de ser gay

A revista norte-americana ‘Globe’ afirma que Charles da Inglaterra é gay. Segundo a publicação, o príncipe teria mantido casos com três amantes secretos.









Chile: Mineiros soterrados há 57 dias

As equipes chilenas de socorro vão realizar três testes cruciais à segurança e operacionalidade da cápsula de resgate antes da delicada operação de salvamento dos 33 mineiros.
O primeiro teste será uma simulação informática da operação de resgate, para ver se os dispositivos eletrônicos de controlo da cápsula ‘Fénix’ estão todos a funcionar. Segue-se um segundo teste, em que a cápsula viajará vazia até ao fundo da mina para detectar eventuais obstáculos no percurso. Finalmente, num terceiro e derradeiro ensaio, a cápsula começará a trazer para a superfície os objetos pessoais que os mineiros pretendem guardar como recordação, como as cartas escritas pelos familiares, capacetes ou ferramentas.
Só após a realização destes testes, que terão a duração de 48 horas, terá início a operação de resgate. O primeiro passo será a descida de um socorrista e de um médico, que avaliarão o estado dos mineiros e decidirão quem subirá primeiro.
A TV chilena mostrou novas imagens dos mineiros a trabalhar no fundo da mina, a remover os detritos das perfuradoras, no mesmo dia em que as famílias anunciaram que vão pedir um milhão de dólares de indenização por cada trabalhador.





clique no mapa e conheça a história do Equador

O presidente do Equador, Rafael Correa, foi resgatado na noite de quinta-feira (30) de um hospital em Quito para onde foi levado após ser agredido durante uma manifestação de policiais.












SITUAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário