sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Inflação















Fatores externos pressionaram os custos dos alimentos e a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deixou o patamar próximo de zero observado nos três meses anteriores. O custo das carnes foi o que mais pesou no bolso do consumidor, influenciado pela alta nos insumos básicos para a produção de ração.





Euro 'musculado' provoca crise de nervos na Europa












O euro ultrapassou pela primeira vez em oito meses, a barreira dos 1,40 dólares, fazendo soar os 'alarmes' da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e até do Fundo Monetário Internacional, pelo receio de que pode afetar a retomada econômica e as exportações.
As autoridades europeias, também, se preocupam com o nível do yuan chinês que está "subavaliado de maneira significativa".
O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), em entrevista ao jornal francês Le Monde, considerou que deve ser tomada como "muito séria a ameaça de uma guerra de moedas" e prometeu que o FMI vai fazer "propostas para a evitar".
O risco de uma guerra de divisas tornou-se mais intensa nos últimos dias, com vários países emergentes, sobretudo a China, mas também o Japão e o Brasil, a serem acusados pelos países mais ricos de não permitirem a valorização das suas moedas com o objetivo de impulsionarem as exportações.
O secretário de Estado do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, apelou à China para que valorizasse a sua moeda, também sugeriu que o FMI possa ser o fórum adequado para discutir a situação atual dos câmbios.
O certo é que ainda poderemos ver o euro chegar a 1,50 dólares antes do fim do ano, em consequência da aposta da Reserva Federal americana em manter o dólar fraco para potenciar o crescimento econômico.
O impacto deflacionário do euro forte é a última coisa de que os países periféricos, com políticas fiscais mais severas, precisam. Parte deste efeito, se não todo, pode ser compensado se a Europa, no seu todo, recuperar e o elevado nível de rendibilidade das obrigações do Tesouro baixar.
Descontentes com a evolução cambial estão os exportadores.
As políticas restritivas europeias para reduzir a inflação permitiram o aumento da competitividade dos EUA e provaram que os europeus têm uma moeda política e os EUA uma moeda econômica.
A questão cambial é determinante para a competitividade de uma indústria e a evolução do euro face ao dólar tem vindo a criar dificuldades.





Claúdio Humberto
Lula quer ‘regular a mídia’ este ano
O presidente Lula planeja impor ao Congresso, ainda em seu governo, o projeto do ministro da Propaganda, Franklin Martins, para “regular a mídia”, sobretudo o segmento de rádio e televisão. A intenção do presidente foi segredada a dois senadores aliados recém-eleitos. O projeto tem sido criticado pela oposição por seu viés autoritário, de inspiração fascista, para controlar a imprensa e inibir as denúncias.
Em plena campanha de Dilma, Franklin Martins viajou para “conhecer modelos de regulação” supostamente adotados em países europeus.
Em Londres, Franklin Martins disse que “a imprensa é livre, o que não quer dizer que é boa”. Para ele, imprensa boa é a que bajula governos.





Vítor Vieira
Ciro Gomes, coordenador da campanha de Dilma, não votou nela
A campanha da petista Dilma Rousseff parece sofrer de esquizofrenia. Ao nomear o deputado federal Ciro Gomes, um neocoronel cearense, para a sua coordenação, colocou no posto alguém que chama o PMDB, do vice na chapa, Michel Temer, de "ajuntamente de ladrões". Como ele se sente ao lado de "ladrões", fazendo campanha com e para eles? Em segundo lugar, o neocoronel Ciro Gomes simplesmente não votou em Dilma Rousseff para presidente no primeiro turno. Ele foi obrigado pelo presidente petista Lula a transferir seu título do Ceará para São Paulo. Mas, no dia 3 de outubro, ele estava em Fortaleza, fazendo boca de urna para seu irmão, candidato à reeleição para o governo do Estado, Cid Gomes. Portanto, impõe-se uma constatação inevitável: nem o coordenador da campanha de Dilma vota nela.






Mais de 9 milhões de eleitores votaram na legenda para deputado federal

Nestas eleições, 9,9 milhões de brasileiros resolveram deixar nas mãos de partidos e coligações seu voto para deputado federal. Esses 10% de eleitores votaram na legenda, voto que não indica um candidato específico, mas que vai para qualquer pessoa de determinado partido ou coligação. O Estado que mais votou na legenda foi Sergipe, onde 17,7% dos votos foram para partidos ou coligações. Com 5,5% dos votos para deputado federal destinados à legenda, Roraima foi o estado que teve mais votos para candidatos específicos. O voto nominal foi menor ainda para os deputados estaduais, onde cerca de 12% depositaram confiança na legenda.





Bento 16 convoca reunião com bispos do Oriente Médio para debater êxodo de cristãos

O papa Bento 16 convocou os bispos do Oriente Médio para discutir como enfrentar a redução no número de cristãos na região, como proteger as minorias e como promover a harmonia com seus vizinhos muçulmanos. A partir de domingo, e durante duas semanas, o sínodo irá discutir questões como o conflito israelo-palestino, a instabilidade no Iraque, o radicalismo islâmico, a crise econômica e as divisões entre as muitas Igrejas cristãs da região. Os participantes são todos de Igrejas locais subordinadas ao Vaticano, mas o contínuo êxodo de cristãos de todas as denominações (católicos, ortodoxos e protestantes) leva os bispos a examinarem de forma mais ampla os desafios enfrentados por todos os seguidores de Jesus no Oriente Médio. As condições variam de país para país, mas em geral o quadro é dramático para os cristãos, que constituíam cerca de 20% da população da região há um século, e hoje são apenas 5%, cifra que continua caindo. "Se este fenômeno continuar, o cristianismo no Oriente Médio vai desaparecer", disse o reverendo Samir Khalil Samir, jesuíta egípcio radicado em Beirute e que participou da redação dos documentos de trabalho que servirão de base para as discussões no Vaticano. "Esta não é uma hipótese irreal. A Turquia passou de 20% de cristãos no começo do século 20 para 0,2% agora", afirmou ele. No Iraque, acrescentou, o êxodo cristão desde a invasão norte-americana de 2003 "pode fazer a Igreja se esvair".





Arcebispo defende livre manifestação eleitoral de bispos

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, defendeu a livre manifestação de padres e até bispos, como dom Luiz Gonzaga Bergonzini, de Guarulhos, que, prega o voto contra a candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), alegando que ela é a favor do aborto. " Eles (padres e bispos) são livres para se manifestar ", argumentou o cardeal. Mesmo dizendo que a posição oficial da CNBB é não indicar partido ou candidato, dom Odilo afirmou que não cabe punição ou qualquer tipo de censura ao bispo de Guarulhos. Dom Odilo defende a pluralidade de posições e garantiu que não há divisão no clero. “Somos mais de 400 bispos católicos no Brasil, membros da CNBB. Nós temos cabeças diferentes e muitas vezes posições diferentes”.






Escritor peruano Vargas Llosa recebe o Prêmio Nobel de Literatura

O escritor peruano Mario Vargas Llosa foi premiado com o Prêmio Nobel de Literatura. Ele afirmou que este é um reconhecimento da literatura da América Latina e em língua espanhola. "Não pensava que sequer estava entre os candidatos", disse o escritor em Nova York, na primeira reação após receber a notícia do prêmio. "Acredito que é um reconhecimento à literatura latinoamericana e à literatura em língua espanhola, e isto sim, deve alegrar a todos", acrescentou. Perguntado sobre qual seu livro favorito, o escritor disse não ter preferências: "É como perguntar qual o filho preferido, não se pode dizer mesmo quando você tem preferência. Se tivesse que escolher algum livro, provavelmente escolheria o que vou escrever. Espero que meu melhor romance seja este romance que está para sair agora, 'El sueño del celta', no qual trabalhei nos últimos três anos". Vargas Llosa contou como teve conhecimento do prêmio: "Estava acordado, estava trabalhando desde as cinco da manhã e tocou o telefone. Patricia (esposa do escritor) apareceu e disse 'é um senhor falando em inglês'. O senhor era o secretário-geral da academia. Pensei que era um trote. Alberto Moravia (escritor italiano) foi vítima deste trote perverso. Um inimigo ligou e ele não havia recebido o prêmio", recordou. O escritor peruano Mario Vargas Llosa também comentou sobre a política na América Latina, e disse que a região vem conhecendo avanços no caminho da democracia, com exceção de Cuba e Venezuela. De acordo com ele, estes dois países representam um retrocesso na região.





Israel assina contrato com os Estados Unidos para compra de 20 caças F-35

O governo de Israel anunciou que assinou um contrato com os Estados Unidos para comprar 20 caças F-35 por US$ 3 bilhões. Os jatos serão recebidos em 2016. Segundo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a compra irá reforçar significativamente o Exército. Os aviões são capazes de atingir o Irã e não são detectados por radar. Israel considera a República Islâmica como uma ameaça estratégica, devido aos apelos do governo do país para a destruição do Estado de Israel, e também ao programa nuclear iraniano. O Estado judeu já afirmou que pode realizar uma ação militar se os esforços da comunidade internacional para deter o programa atômico do governo islâmico do Irã não obter êxito.





Premiê dá apoio a juramento de lealdade ao Estado judaico em Israel

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, declarou seu apoio a uma proposta de alteração da lei do país que propõe que não judeus que quiserem obter a cidadania israelense tenham que jurar lealdade ao Estado de Israel "como Estado judaico e democrático". Um comunicado divulgado pelo gabinete de premiê diz que "Estado judaico e democrático é um termo aplicado na legislação em Israel, portanto deve constar da declaração de lealdade de qualquer pessoa que deseja receber a cidadania israelense". A alteração da lei será votada, pelos membros do governo e depois será encaminhada ao Parlamento, no qual deverá ser aprovada por uma ampla maioria. O projeto colocará obstáculos para os palestinos que pedem cidadania depois de se casarem com mulheres árabes israelenses. De acordo com o ministro de Meio Ambiente, Gilad Erdan, que apoia a lei, a obrigação do juramento não incluirá imigrantes judeus que quiserem obter a cidadania israelense. "Para os imigrantes judeus existe a lei do Retorno", disse Erdan, integrante do Likud. A lei do Retorno confere cidadania automática a todos os judeus do mundo que imigrarem para Israel (é o aliá).





Mulheres estão mais endividadas que homens pela primeira vez

Neste ano as mulheres superaram os homens e lideram na lista dos inadimplentes, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo. Entre os devedores, elas representam 52%, enquanto eles são 48%. A pesquisa, realizada em setembro, aponta ainda que a maior incidência de inadimplência está na faixa de um a três salários mínimos, com 55% dos entrevistados. No recorte por idade, 70% dos inadimplentes estão na faixa entre 20 a 40 anos. O estudo aponta ainda que 69% dos entrevistados tem dois ou mais carnês em atraso.






Perfuradora está a menos de 100 metros dos mineiros chilenos soterrados e pode alcançá-los neste sábado

A perfuradora do "plano B" de resgate chegou menos de cem metros de onde estão os 33 mineiros soterrados, presos no Chile desde 5 de agosto. A máquina deve chegar até eles neste sábado, afirmou o ministro de Minas, Laurence Golborne. O ministro não se comprometeu com nenhuma data para o começo do resgate dos mineiros, que serão erguidos pelo túnel, mas calculou que, no melhor dos casos, seria três dias depois de a perfuradora alcançar os mineiros. No pior cenário, de oito a dez dias. No informe diário que faz na mina Sâo José, Golborne disse que a perfuradora B, a mais avançada das três que trabalham no resgate, alcançou os 535 metros dos 624 totais. A máquina, uma perfuradora modelo T-130, deve chegar onde estão os mineiros "dentro do fim de semana, presumivelmente em torno do sábado; pode ser uma data razoável", disse Golborne





Mineiros chilenos recebem óculos
para suportar luz do dia


















Óculos especiais foram entregues na mina chilena de São José para os 33 mineiros suportarem a luz do dia quando saírem da mina após mais de dois meses debaixo da terra, com pouca luz.
Os óculos, de estilo desportivo, filtram a luz do Sol e não causam nenhum tipo de dano ocular. Irão protegê-los de todos os raios ultravioleta e permitirão a adaptação gradual dos olhos à luminosidade.
Quando chegarem à superfície cada mineiro receberá os óculos de proteção. O equipamento foi doado por uma empresa americana. No mercado cada par custa cerca de 450 dólares.
As lesões oculares causadas pelo contato com a luz solar é um dos principais riscos médicos que correm os 33 mineiros quando chegarem à superfície, nos próximos dias.
Eventuais infecções e stress pós-traumático são também possíveis sequelas, segundo a equipe médica que acompanha os mineiros.





Malásia: Macaco rouba e mata bebê

Uma menina recém-nascida morreu na Malásia depois de um macaco a ter arrastado de casa. A bebê, de apenas quatro dias, estava sozinha numa sala quando desapareceu.
Segundo o jornal “New Straits Times”, o corpo da menina foi encontrado pouco depois, fora de casa, com várias marcas de mordidas no pescoço e rosto.
"A minha nora colocou o bebê na sala de estar após o banho e foi buscar uma coisa. Num curto espaço de tempo a minha neta tinha desaparecido. Ficamos ainda mais nervosos quando vimos manchas de sangue no chão", disse a avó da menina.
Ishak Muhamad, um oficial dos animais selvagens, afirma que o macaco "pode ter sido atraído" por uma fêmea da mesma espécie que a família tinha como animal de estimação.
Aparentemente, o animal terá levado a recém-nascida para o telhado da casa e, assustado com os pais da criança, lançou-a no chão, causando assim a morte da menina.






Derrame tóxico atinge Danúbio

A corrente tóxica de lama de mercúrio resultante do derrame de um reservatório de uma fábrica de alumínio na cidade de Ajka, Hungria (160 quilómetros a oeste de Budapeste) atingiu o Danúbio, ameaçando um ecossistema que se alarga por mais seis países europeus ao longo do curso do rio.
Os primeiros peixes mortos apareceram no rio e o risco de contaminação mais para Sul fez soar o alarme na Croácia, Sérvia e Roménia, países que estão a delinear planos de emergência.
Apesar do risco real que a torrente de barro alaranjado representa, o gabinete de controlo de catástrofes húngaro assegura que a concentração de metais pesados é inferior ao que se temia.
Para minorar o impacto do derrame, as equipas de emergência estão a tentar reduzir a sua alcalinidade.
As medições realizadas revelaram um decréscimo na alcalinidade da água.
Até ao momento conseguiu-se reduzir o PH da água para os 9,2, valor bem inferior aos 13, valor incompatível com a vida.
O líder do governo da Hungria, Victor Orban, secundou o Greenpeace e considerou o derrame "uma tragédia ecológica", alertando para o fato de as zonas mais próximas da origem da corrente tóxica, como Kolontár, terem de ser evacuadas e isoladas.
O Danúbio é o segundo mais longo rio da Europa, depois do Volga, e que, após a Hungria, passa pela Croácia, Sérvia, Bulgária, Moldávia, Ucrânia e Roménia, antes de chegar ao Mar Negro.
Este acidente industrial sem precedentes na Hungria já causou quatro mortos, incluindo uma criança de 14 meses, e mais de 120 feridos. Três pessoas continuam desaparecidas.

PS: Ao longo do percurso, através de vários rios, as lamas vermelhas diluíram-se na água e já não são visíveis a olho nu, devido, em parte, à utilização de agentes neutralizantes pelos bombeiros e operários.





Relatório de peritos: administração Obama
subestimou a maré negra












A administração do presidente norte-americano Barack Obama subestimou inicialmente a amplitude da maré negra no golfo do México, que enfraqueceu a confiança dos norte-americanos no governo, segundo um relatório apresentado numa comissão de inquérito governamental.





Arbusto fálico desencadeia polêmica

Um arbusto pode ser podado das mais variadas formas, mas há algumas mais adequadas do que outras. Que o diga o jardineiro britânico Ian Ashmeade, de 53 anos, notificado pela polícia depois de vizinhos seus se queixarem de um arbusto a que deu a forma de um pênis. Ian afirma-se desconcertado. Diz ter podado o arbusto com aquela forma em 2002 e estranha terem decorrido oito anos até alguém se sentir ofendido.






SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário