terça-feira, 5 de outubro de 2010

Governo Lula aumenta IOF um dia após eleição

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a elevação da alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2% para 4% para os investimentos estrangeiros em renda fixa. A medida vale já a partir do dia 5 de outubro. Segundo o ministro, o objetivo é evitar a valorização excessiva do real que causam prejuízos para as exportações brasileiras. De acordo com Mantega, a iniciativa não atinge os investimentos em Bolsa nem os investimentos estrangeiros diretos (IED).




Príncipe Harry com segurança reforçada

O receio de que o príncipe Harry possa ser alvo dos islamitas ou de terroristas irlandeses levou ao reforço da sua segurança.
A notícia, revelada pelo jornal News of the World, avança que o fato do filho mais novo do Príncipe Charles ter estado com o Exército britânico no Afeganistão em 2008 o tornou num possível alvo da Al-Qaeda ou dos radicais irlandeses que querem o fracasso do processo de paz para a Irlanda do Norte.
"Seis guardas [para o príncipe] é um aumento significativo em relação à norma. Os serviços de segurança tendem a manter um mínimo de efetivos junto dos membros da família real para que tenham uma vida normal", disse ao jornal fonte da segurança de Harry, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.





Nobel da Medicina para "pai" da fecundação in vitro












Robert G. Edwards, de 85 anos, receberá o prêmio no dia 10 de Dezembro.
O Nobel da Medicina foi entregue em Estocolmo, Suécia, ao professor e cientista britânico Robert G. Edwards, criador do método para fertilização in vitro, anunciou a Fundação Nobel.
O Nobel de Medicina é premiado com mais de um milhão de euros e será entregue no dia 10 de Dezembro, coincidindo com o aniversário da morte do fundador dos prêmios, Alfred Nobel.
Robert G. Edwards, atualmente com 85 anos, começou na área do in vitro na década de 60. O trabalho do fisiologista britânico permitiu, até hoje, o nascimento de 4 milhões de pessoas e uma solução para a impossibilidade de ter filhos, problema que afeta entre 1 a 2 por cento dos casais na Europa, Austrália e América.





Prêmios IgNobel para estudos sobre sexo oral entre morcegos e muco de baleias












Sexo oral entre morcegos e muco de baleias. Estes são os grandes vencedores dos Prémios IgNobel de 2010, um galardão do Journal of Improbabel Research que surge dias antes de os seus congêneres mais sérios começarem a ser entregues.
Na categoria Biologia, Gareth Jones, da Universidade de Bristol, e Min Tan, membro do Instituto Entomológico de Guangdong, na China, arrecadaram o prêmio com o primeiro estudo que mostra animais adultos, além do homem, que praticam sexo oral: o morcego. E fazem-no para prolongar a relação sexual. Já na área da Engenharia, o helicóptero telecomandado usado pela Sociedade Zoológica de Londres para recolher muco de baleias, usado no estudo de doenças respiratórias do grande cetáceo, foi o premiado.
Nas palavras dos diretores da revista, "o objetivo dos prêmios é, antes de mais, fazer rir as pessoas, e depois fazê-las pensar". E a atestar a importância das duas coisas, três antigos prêmios Nobel juntaram-se à cerimônia de entrega dos prêmios, que decorreu no final da semana passada na Universidade de Harvard, Estados Unidos: Roy Glauber (vencedor do Nobel de Física em 2005), Sheldon Glashow (vencedor do Nobel de Física em 1979) e James Muller (vencedor do Nobel da Paz em 1985) usaram sutiãs na cara como máscaras de gás.
Outras investigações inusitadas demonstram que as montanhas russas diminuem os sintomas da asma e que os micróbios também se agarram à barba.





Tailândia: Mais três meses de estado de emergência em Banguecoque

O estado de emergência, imposto em abril em Banguecoque durante as manifestações antigovernamentais dos "camisas vermelhas", continuará em vigor por mais três meses, disse um porta-voz governamental.
"O Governo decidiu prolongar por três meses, a partir de hoje, o estado de emergência em quatro províncias, incluindo Banguecoque", explicou Suphachai Jaismut, no final de um conselho de ministros.
Esta medida de exceção proíbe os ajuntamentos de mais de cinco pessoas e permite à polícia e ao exército deter um suspeito, durante 30 dias, sem mandado judicial.





Resgate de mineiros até 15 de Outubro

O Presidente chileno, Sebastian Pinera, anunciou que o resgate dos 33 mineiros, presos na mina de São José, no norte do país desde Agosto último, poderá acontecer antes do dia 15 de Outubro.
"Espero que sejam salvos antes de partir para a Europa. Para mim, é muito importante partilhar este momento, não só com os 33 mineiros, mas também com as suas famílias e com os chilenos", disse Pinera, numa entrevista transmitida por várias estações de rádios.
Pinera não quis avançar com uma data concreta, mas sempre disse que o resgate dos 33 mineiros "está muito próximo". O presidente chileno inicia uma deslocação à Europa, que irá passar pela Alemanha, França e Grã-Bretanha.
As primeiras previsões de resgate dos mineiros, que se encontram a 700 metros de profundidade, apontavam para Dezembro, mas, desde que se iniciaram as operações, a data tem vindo, sucessivamente, a ser antecipada. Na passada sexta-feira, o ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, já tinha admitido que os mineiros poderiam ser resgatados "na segunda quinzena de Outubro".





Áustria: Ativista da extrema direita condenado a dois anos de prisão

Um antigo militante da extrema direita e negacionista do holocausto foi condenado na segunda feira à noite pelo Supremo Tribunal de Justiça de Viena a dois anos de prisão por recidiva "de atividades nazistas".
Wolfgang F., 59 anos, antigo conselheiro municipal de extrema direita (FPÖ) em Viena e posteriormente excluído do partido, foi considerado culpado de "atividades nazistas" a partir da sua cela numa prisão da capital, onde desde janeiro de 2008 cumpre seis anos de prisão por idêntica acusação.
A partir da prisão, Wolfgang F. escreveu uma série de cartas negando o holocausto e a existência de câmaras de gás nos campos de extermínio nazistas.





Holanda: Começa julgamento de deputado de extrema-direita

O deputado de extrema-direita Geert Wilders começou a ser julgado esta segunda-feira por incitamento ao ódio racial e discriminação de muçulmanos. O holandês é julgado por ter qualificado o Islã de fascista e exigiu a proibição do Alcorão, que comparou ao livro 'Mein Kampf' ('A Minha Luta') de Adolf Hitler.
"Estou a ser julgado, mas é a liberdade de expressão de muitos holandeses que está a ser julgada", declarou o deputado, líder do Partido da Liberdade, que ficou em terceiro lugar nas eleições legislativas de 09 de Junho.
“Dei a minha opinião no âmbito do debate público e posso garantir que continuarei a fazer o mesmo” disse Wilders acrescentando ter dito “tudo o que queria dizer e não vou retirar nenhuma palavra”.
O julgamento deverá prolongar-se por sete dias de audiências.





Membros da organização separatista basca
são treinados na Venezuela


Xabier Atristain (com barba) foi um dos guerrilheiros que admitiram perante o juiz da Audiência Nacional ligações da ETA com o governo de Caracas


Dois dos três guerilheiros do Comando Donosti detidos confessaram em Madrid, perante o juiz da Audiência Nacional Eloy Velasco, que receberam treinamento militar na Venezuela em 2008. Há muito que havia suspeitas de que a ETA tinha substituído a França pela Venezuela para os seus treinos militares, mas agora existem provas documentais e confissões de seus membros.
Juan Carlos Besance e Xabier Atristain admitiram perante o juiz que viajaram para a Venezuela em Julho e Agosto de 2008 para aprender a manejar armamento. Adiantaram que foram recebidos por Artur Cubillas Fontán, alto funcionário do governo do presidente Hugo Chávez, e formados por professores chilenos e venezuelanos, nomeadamente José Ayesterán.
Cubillas Fontán - nomeado por Chávez, em 2004, diretor adjunto do Departamento da Administração e Serviços do Ministério da Agricultura e, em 2007, o chefe da Segurança do Instituto Nacional das Terras - é acusado pela Justiça espanhola de ser membro da ETA. Em Março passado, o juiz Eloy Velasco considerou haver provas documentais suficientes contra ele e instaurou-lhe um processo, mas Caracas já disse que não vai extraditá-lo.
As autoridades espanholas prosseguem entretanto a caça a membros da ETA, tendo sido descoberto um esconderijo na residência de um dos detidos, onde estavam uma pistola, um detonador, 20 placas de matrículas de automóveis, dois walkie-talkies, um scanner e um celular.





Escorpiões e iguanas abençoados

Donos de animais de estimação bizarros levaram-nos à igreja de Malate, na capital das Filipinas, Manila, para receber a bênção.
Desde iguanas a escorpiões, passando por tarântulas, foram levados à igreja os mais diversos animais. Isto porque se celebrou a festa de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. Refira-se que um padre católico abençoou ainda alguns animais de estimação mais tradicionais, como cães e gatos.





Reino Unido: Ator atingido a tiro durante peça de teatro

A peça de teatro ‘Stephen Sondheim’s Passion’ foi suspensa, no Reino Unido, depois de um ator ter sido ferido acidentalmente com um tiro na face durante a representação de um duelo em palco. David Birrell de 35 anos foi levado imediatamente para o hospital com graves ferimentos no olho direito.
“Parece que a arma usada em palco tinha algum problema”, revelou fonte do teatro acrescentado que a grande prioridade é a “recuperação de David”.
O público não se apercebeu do que tinha acontecido, durante a cena em que David foi baleado por outro ator, e só deu conta no momento em que o ator foi levado para a ambulância.
Os espetáculos agendados foram cancelados e as pessoas que já tinham comprado bilhetes vão ser reembolsadas.
Espera-se que a peça seja retomada esta quarta-feira mas ainda não está certo se David fará parte do elenco.





Protestos em Seul contra o novo membro da dinastia norte-coreana















A promoção do filho mais novo de Kim Jong-il, Kim Jong-un, aos altos escalões do partido comunista norte-coreano, que se encontra no poder há mais de 60 anos, e também ao posto de general do exército, não suscitou qualquer entusiasmo do outro lado do paralelo 38, que divide os dois estados. Milhares de manifestantes saíram para a rua em Seul, capital da Coreia do Sul, reclamando a abertura do regime de Pyongyang e protestando contra a monarquia vermelha, que faz passar o poder supremo de pais para filhos (o atual ditador norte-coreano é filho de Kim Jong-il, o anterior líder do país). Foram exibidos cartazes de protesto e queimadas fotografias do Kim mais velho e do Kim mais novo, e também incendiadas bandeiras da Coreia do Norte. Isto no dia em que os dois estados - que se encontram ainda tecnicamente em guerra por não terem assinado um armistício em 1953, no fim do sangrento conflito de três anos em que se combateram - retomaram as discussões políticas com vista à definição de um programa comum que permita a reunificação de famílias.





Ambientalistas 'fazem explodir' quem não emite menos dióxido de carbono
A organização ambientalista britânica 10:10 viu-se forçada a retirar de circulação um anúncio chamado 'No Pressure' depois de ser inundada de reclamações. E não era para menos: nesse vídeo todas as pessoas que se recusam a fazer um esforço para reduzir a sua emissão de dióxido de carbono em 10 por cento acabam por explodir, desfazendo-se em pedaços perante o olhar horrorizado dos que tiveram o bom-senso de não colocar entraves.
O anúncio imaginado pelo argumentista Richard Curtis - autor da série humorística 'Blackadder' e dos guiões dos filmes 'Quatro Casamentos e um Funeral' e 'Notting Hill' - começa com uma professora que desafia os jovens alunos a darem a sua contribuição por um Mundo melhor. Quase todos concordam, mas outros recusam-se a fazê-lo. Resultado: a docente aperta o botão de um detonador e os reticentes transformam-se numa massa de carne e sangue.
O mesmo cenário volta a acontecer numa empresa, num campo de futebol - o avançado inglês Peter Crouch acaba por ser poupado - e mesmo num estúdio, pois a atriz Gillian Anderson (companheira de David Duchovny em 'Ficheiros Secretos') acaba por ter o mesmo fim apesar de estar a sonorizar o anúncio da 10:10.
Face as muitas queixas recebidas, a organização ambientalista começou por salientar que 'No Pressure' não passava de uma forma bem-humorada de fazer passar a sua mensagem. No entanto, a constatação de que não é muito fácil achar piada à ideia de fazer explodir pessoas forçou um recuo e a retirada do vídeo do site oficial da 10:10.
A mensagem mais recente nesse site, escrita pela diretora Eugenie Harvey, é um pedido de desculpas formal às pessoas que ficaram perturbadas com o anúncio, bem como aos patrocinadores e membros da organização que desconheciam o conteúdo de 'No Pressure'.
"Lançamos um vídeo que deveria ser divertido mas acabou por inquietar muita gente. Percebemos rapidamente que fizemos um sério erro e retiramo-lo do nosso site em poucas horas", lê-se na mensagem da responsável pela 10:10.








SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário