quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Operação antiterror caça 12 islamitas

A polícia francesa levou a cabo uma operação antiterrorista em diversos pontos do país e deteve 12 homens suspeitos de ter vínculos com extremistas islamitas.
Segundo uma fonte policial, numa primeira fase da operação foram detidos dois indivíduos em Marselha e um terceiro em Bordéus. Os três têm vínculos com um homem detido na cidade italiana de Nápoles que teria ligações à al-Qaeda. Numa segunda fase, a polícia francesa deteve, também em Marselha, nove suspeitos de traficarem armas explosivas.
Os detidos são suspeitos de pertencer a uma célula encarregada de arranjar alojamento e documentação falsa a terroristas. Recorde-se que em Setembro a polícia italiana deteve um francês suspeito de pertencer à al-Qaeda.





EUA: Times Square
Perpétua para autor de tentativa de atentado













Faisal Shahzad, um norte-americano de origem paquistanesa, autor de um atentado falhado em Times Square, no centro de Nova Iorque, a 01 de maio passado, foi condenado a prisão perpétua.
A sentença foi decretada pela juíza Miriam Cedarbaum num julgamento que decorreu num tribunal federal de Manhattan.
"Allah Akbar (Deus é grande)", respondeu Shahzad deixando um aviso: "Preparem-se, a guerra com os muçulmanos está apenas a começar. A derrota dos Estados Unidos está iminente".
Faisal Shahzad, que conseguiu nacionalidade norte-americana em abril de 2009, disse ainda que a decisão do tribunal não lhe diz nada. "Não aceitamos a vossa democracia nem as vossas liberdades. Temos a 'charia' (lei islâmica)", acrescentou.
Em Junho passado, Shahzad já se tinha declarado culpado por ter colocado um veículo armadilhado em Times Square.
O carro não chegou a explodir devido a um erro e Faisal Shahzad foi apanhado pelas autoridades dois dias após a descoberta do veículo.
Foi detido no aeroporto John F. Kennedy quando se preparava para embarcar num vôo de Nova Iorque para o Dubai.
Shahazad foi julgado por um total de 10 delitos e a acusação apresentou vários documentos para assegurar que estava "preparado para executar novos ataques até ser capturado ou abatido".
As autoridades norte-americanas afirmaram que a explosão do veículo podia ter provocado muitas mortes, dado que Times Square é um local muito movimentado e a 01 de maio (um sábado) ao final da tarde muitos turistas passavam por ali, num dia quente de primavera.





clique na figura





Chile: Perfuração avança a ritmo acelerado
Mineiros podem sair no fim-de-semana

Os 33 mineiros encurralados há 62 dias na mina de São José, no Chile, a 700 metros de profundidade, poderão ver a luz do dia já no próximo fim-de-semana.
De acordo com o responsável pelas perfurações, Pedro Butta-zzoni, faltavam apenas 160 metros para alcançar os mineiros. Buttazzoni explicou que a equipa de resgate deverá chegar até aos trabalhadores em "três ou quatro dias". O próprio presidente chileno, Sebastian Piñera, acredita que o resgate dos 33 mineiros poderá ocorrer antes do próximo dia 15.
A equipa de resgate discute agora se o túnel escavado pela perfuradora precisa ser coberto por um revestimento metálico, o que demoraria vários dias. Se for decidido que é necessário o revestimento, os mineiros não poderão regressar à superfície já no fim-de-semana.
Uma vez chegados aos mineiros, os membros da equipa de resgate deverão demorar cerca de uma hora a retirar cada um deles numa cápsula de aço fabricada expressamente para o feito.
No acampamento em redor da mina está tudo preparado para acolher os trabalhadores. Já foi montado um heliporto onde irão aterrar os helicópteros da Força Aérea que transportarão os mineiros para o hospital de Copiapó.
Mineiros presos podem ter encontrado ouro
Os 33 mineiros presos há dois meses a 700 metros de profundidade, no Chile, podem ter descoberto um filão de ouro durante as operações de resgate, segundo revela a agência italiana ANSA.
"Diz-se que nas pesquisas efetuadas descobriram um filão muito rico e que, por isso, pode significar que em vez de levar a empresa à falência, este incidente pode transformar muitas pessoas em multimilionárias", indicou Gustavo Lagos, um professor da Universidade Católica do Chile, questionado sobre o futuro da mina de São José. O especialista referiu que a informação "tem de ser confirmada", mas garantiu que os mineiros que participam nos trabalhos dizem que há ouro e cobre no material removido.





Reveladas fotografias inéditas do cadáver de Che

São imagens inéditas: a exposição ‘Cuba en Revolución’, patente no Centro Internacional de Fotografia de Nova Iorque’, mostra imagens do cadáver de Ché Guevara, na Bolívia.
As fotografias datam de 1967 e podem ser vistas até 9 de Janeiro.
A exposição está organizada de forma cronológica, mas dá particular atenção a “momentos específicos”. Ou seja, segundo explica o jornal '20 Minutos', será possível aos visitantes ver determinadas imagens através da lente de um fotógrafo seleccionado.
A mostra inclui 180 trabalhos de 30 fotógrafos.






Argentina: Sacerdote afastado após criar força de segurança com crianças

Capelão treina meninos-policiais


Uma brigada de meninos com formação policial tem mobilizado as atenções na Argentina. A liderar esta unidade infantil na província de Chubut, no Sul do país, estava um capelão da polícia que o governo local suspendeu do cargo.
A brigada infantil, denunciada no blogue Puertae, juntava aos sábados 45 crianças dos nove aos 14 anos na cidade de Esquel. O capelão Adrián Mari incutia-lhes a ideia de que a sua missão era aprender e respeitar com orgulho e esmero as regras de um bom agente da polícia. Numa entrevista ao blogue que denunciou o escândalo, afirmou: "É um grupo de jovens com a esperança de encontrar o seu polícia interior."
As crianças reuniam-se numa dependência das forças de segurança, onde participavam em desfiles com coletes antibalas e em treino físico com o objetivo de lhes ser despertada a vocação para integrar um corpo policial. Estavam mesmo em preparação uniformes para as crianças, cujas imagens chegaram a ser colocadas na rede social Facebook.
O subsecretário dos Direitos Humanos de Chubut, Juan Arcuri, condenou publicamente a brigada de meninos-policiais criada pelo ex-capelão. "As crianças devem ser educadas e formadas na escola", salientou.
Adrián Mari, que criou a brigada infantil à revelia da polícia, acabou por ser afastado pelas autoridades locais.





Kim Jong Un aparece pela primeira vez ao lado do pai












O dirigente norte-coreano Kim Jong-Il e o seu filho mais novo, e presumível sucessor, Kim Jong Un, assistiram juntos a manobras militares, o que acontece pela primeira vez numa cerimônia pública.
A imprensa norte-coreana refere a presença inédita de Kim Jong Un junto de seu pai observando manobras militares que incluíram fogo real.
A agência norte-coreana refere a presença de Kim Jong Il mas não menciona a sua relação familiar com Kim Jong Il.
O filho mais novo do líder norte-coreano, Kim Jong Il, foi eleito para o seu primeiro posto de liderança no Partido dos Trabalhadores, dia 28 de Setembro, o que o coloca no caminho da sucessão ao seu pai.
O anúncio da eleição de Kim Jong Un para lugares-chave durante a maior reunião partidária dos últimos 30 anos acontece um dia depois de ter sido nomeado general de quatro estrelas.
É atribuída a Kim Jong Il, com 68 anos, a intenção de estar a preparar o seu filho mais novo para lhe suceder, o que significará que a família Kim dominará a Coreia do Norte pela terceira geração (depois de Kim Jong Il ter sucedido ao pai, Kim Il Sung).
O filho mais velho de Kim Jong Il teria tido um ataque cardíaco há dois anos, correndo também a informação de que sofre de diabetes e de problemas renais.
Kim Jong Un foi nomeado vice-presidente da comissão militar central e do comitê central do partido.
A irmã mais nova de Kim Jong Il, bem como o seu marido, também foram eleitos para posições de destaque no partido, incluindo a pertença ao comitê central.
Kim Jong Il, que é o secretário geral do partido e lidera o país como presidente da comissão nacional de defesa, esteve na conferência, mas não há menção ao aparecimento do seu filho.
Kim Jong Un tem permanecido longe da vista do público e não há fotografias dele enquanto adulto; terá tido educação na Suíça e ter-se-á graduado na universidade militar norte-coreana.
O segredo que o envolve é similar ao que envolveu o próprio Kim Jong Il, na década de 70, quando o seu estatuto de futuro líder foi confirmado durante a sua presença no congresso do Partido dos Trabalhadores em 1980.





Filhos de Sakineh pedem interferência do papa e asilo político à Itália

Os filhos de Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos, a iraniana que havia sido condenada à morte pelo apedrejamento em seu país por adultério, anunciaram ter pedido a interferência do papa Bento 16 no caso e solicitaram asilo político à Itália. "Pedimos oficialmente ao papa para intervir para salvar nossa mãe", disse Sajjad Ghaderzadeh, falando também em nome da irmã, Sahideh. No início de setembro, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, respondeu a um apelo público do filho de Sakineh evitando excluir a possibilidade de uma interferência da diplomacia do Vaticano. "Quando a Santa Sé é requisitada de modo apropriado para que intervenha sobre questões humanitárias junto a autoridades de outros países, como aconteceu muitas vezes no passado, costuma fazê-lo não de forma pública, mas através dos próprios canais diplomáticos", afirmou Lombardi. De acordo com Sajjad, ele e a irmã temem ser presos no Irã, e por isso pedem asilo político à Itália. "Recebemos telefonemas de pessoas que se apresentavam como agentes da inteligência que nos ameaçaram, e uma vez me convocaram em seu escritório, mas não fui", relatou o jovem. "Mas existe a possibilidade de que nos prendam a qualquer momento", completou ele, citando também seu advogado, Javid Houtan Kian. "Ele foi convocado pela magistratura para sábado, e ali poderiam detê-lo", apontou Sajjad. Segundo o rapaz, alguns dias atrás as autoridades fizeram uma busca na casa do advogado e levaram diversos materiais, assim como já haviam feito há cerca de um mês. Os policiais também instalaram câmeras fora do escritório de Kian. Sajjad já havia comentado em uma entrevista recente que temia por sua vida e a da irmã, e que pensava em pedir asilo ao premier Silvio Berlusconi.

PS: Respondendo aos críticos, o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, acusou a imprensa ocidental de ter dois pesos e duas medidas, por não dar a mesma atenção ao caso da mulher norte-americana condenada à morte no Estado de Virgínia, por cumplicidade no assassínio do seu marido.





Sexo pela segurança nacional












Rabino Shvat afirma que fazer sexo com "propósitos operacionais" é uma obrigação de todas as agentes da Mossad.
Chamam-lhes "funcionárias de S. Valentim" ou ainda "doces armadilhas". Trata-se das agentes da Mossad (serviços secretos israelitas que atuam no exterior) que seduzem o inimigo para o anular ou conseguir informações consideradas vitais para a segurança do país. Uma "operação" que, a partir de agora, é caucionada em termos religiosos, segundo o estudo do rabino ortodoxo Ari Shvat.
No seu estudo, denominado Sexo Ilícito para o Bem da Segurança Nacional e publicado pelo Instituto Tzomet, Shvat recorre-se de situações bíblicas para concluir que as agentes que têm relações sexuais com um gentio em defesa da causa nacional não só é correto como é uma obrigação importante. Lembra, por exemplo, o caso da rainha Ester que dormiu com o rei persa para salvar os judeus do genocídio, e de Yael, que apesar de casada não hesitou em seduzir e matar o general Sisera para salvar o seu povo.
São vários os casos conhecidos de "funcionárias de S. Valentim", como são denominadas no círculo da Mossad. Uma das mais famosas é a loira Cindy - Cheryl Bentov de seu verdadeiro nome - que, em 1986, seduziu Mordechai Vanunu, o técnico de Dimona que denunciara ao Sunday Times os segredos nucleares de Israel. Cindy não impediu a denúncia, mas possibilitou a prisão de Vanunu, em Roma, para onde o atraiu. O assassinato do operacional do Hamas, em Janeiro no Dubai, terá também contado com a ação de uma "doce armadilha".
O estudo do rabino, considerado "importante" pelo instituto que se preocupa em fazer uma simbiose entre a vida moderna e religião judaica, sublinha, porém, que o ideal é essas "operações" serem feitas por "mulheres solteiras" e, caso não seja possível, que "antes se divorciem dos maridos", com quem poderão voltar a casar-se após terminarem a missão.





Hungria em alerta por derrame de lama tóxica












Fuga em fábrica de alumínio já fez quatro mortos. Lama contaminada deverá chegar dentro de cinco dias ao rio Danúbio.
Um mar de lama tóxica inundou sete localidades húngaras, levando o Governo a declarar o estado de emergência em três distritos do país: Veszprem, Gyor-Moson-Sopron e Vas.
O derrame, classificado pelo Ministério do Ambiente húngaro como "desastre ecológico", foi provocado segunda-feira por um acidente numa fábrica na cidade de Ajka, 165 km a Oeste de Budapeste. A fuga de cerca de 1,1 milhões de m3 de resíduos tóxicos causou quatro vítimas mortais (dois adultos e duas crianças) e feriu 123 pessoas.















A ruptura de um reservatório da fábrica de alumínio esteve na origem de uma enxurrada que fez estragos em casas, pontes e carros. O líquido tóxico e corrosivo, que resulta do processo de fabrico de alumínio, provocou queimaduras em 90 pessoas. Não há ainda explicações oficiais para as quatro mortes, mas as autoridades falam em afogamento.
Começam a surgir os primeiros conselhos para todos os que tiverem contato com os resíduos. O organismo responsável pela a gestão de desastres na Hungria aconselha as pessoas a enxaguar o corpo com água de forma abundante e a mudar de roupa se esta estiver contaminada. "Pedimos a todos que sigam as notícias divulgadas", pode ler-se num comunicado.
Como justificação para o acidente, a Sociedade de Produção de Alumínio (MAL), proprietária da fábrica, fala em "problemas técnicos". Em comunicado, a MAL, que se mostrou solidária com "a dor das famílias atingidas pela tragédia", diz que ventos fortes poderão ter provocado ondas dentro do reservatório, levando as suas paredes a partir-se.
Já o secretário de Estado do Ambiente, Zoltan Illés, que visitou uma das localidades afetadas, afirma que pode ter havido "produção excessiva" na fábrica. Illés revelou que a "produção de alumínio continuou mesmo após o acidente". Entretanto, este responsável ordenou que todas as atividades da fábrica fossem suspensas.
As autoridades estão preocupadas com o impacto ecológico que o acidente poderá ter. De acordo com o diretor da Empresa de Gestão das Águas do Oeste da Hungria, Sandor Toth, a lama deverá atingir o rio Danúbio "dentro de quatro ou cinco dias. Aconteceu uma catástrofe. O Torna, curso de água atingido pela lama, está ligado ao rio Marcal, que por sua vez desagua no Raab, um afluente do Danúbio", explicou em declarações à AFP.
Também as organizações ambientais Greenpeace e World Wildlife Fund (WWF) demonstraram a sua preocupação. "Este é um acidente sem precedentes, que afeta profundamente o ecossistema, as águas da região e demonstra a fragilidade das nossas reservas de água potável", afirmou a diretora adjunta da WWF-Hungria, Gabor Figeczky, em comunicado.
O diretor do Greenpeace Hungria, Zsolt Szegfalvi, mostrou-se chocado com a "conduta cínica da fábrica de alumínio", afirmando que "a sua responsabilidade é clara: é evidente que existia demasiada lama no reservatório". Os custos das operações de limpeza poderão, de acordo com as primeiras estimativas, atingir os dez milhões de euros.





Petista Dilma Rousseff é a candidata preferida da bandidagem

A candidata petista Dilma Rousseff venceu a primeira eleição nos 32 presídios de São Paulo, onde impera o PCC (Primeiro Comando da Cidade): teve 832 votos, contra 274 de Marina Silva e 184 de José Serra. A colocação de Serra em último lugar nesta eleição é compreensível. Afinal, os governos do PSDB em São Paulo têm dado um grande combate à criminalidade, prendendo bandido como nunca, construindo muitos presídios (inclusive de segurança máxima), criando regimes diferenciados extremamente rígidos para bandidos mais perigosos. Com isso, São Paulo se tornou o Estado com melhores índices de segurança no País inteiro.






Universidades precisarão ter ao menos dois cursos de doutorado em 2016

A partir de 2016, as universidades terão de ter pelo menos dois cursos de doutorado e quatro de mestrado. A medida está prevista em resolução do Conselho Nacional de Educação homologada nesta terça-feira. Caso não cumpram a regra, as instituições serão classificadas como centros universitários ou faculdades que, ao contrário das universidades, não têm autonomia para abrir novas vagas e cursos sem autorização do Ministério da Educação. Estão sujeitas à norma universidades privadas e federais. As estaduais e municipais não se enquadram porque estão sob a jurisdição de conselhos estaduais e municipais de educação. Atualmente, cerca de metade das instituições privadas e federais não estão adequadas à nova exigência, de acordo com dados da Capes.





Após arritmia, Sarney será transferido para hospital em São Paulo

O presidente do Senado e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB), será transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele está internado em uma instituição particular de São Luís, com uma arritmia cardíaca. Segundo boletim médico divulgado o quadro clínico do senador teve uma evolução satisfatória. Mas a família e os médicos resolveram fazer a transferência para conclusão do tratamento em São Paulo. Exames radiológicos haviam identificado uma infiltração pulmonar, o que o manteve internado.






PT gaúcho tenta levar senadora eleita para a campanha de Dilma

O PT do Rio Grande do Sul já trabalha para atrair a senadora eleita Ana Amélia Lemos (PP) para a campanha de Dilma Rousseff à Presidência. Ana Amélia, Lemos recebeu 3,4 milhões de votos no Estado. Será um caso em que não haverá grande dificuldade para que o apoio seja emprestado. Boa parte de seus companheiros de partido já estava fazendo campanha para Dilma no primeiro turno no Rio Grande do Sul.





Cuecas aumentam tamanho de pênis

Um novo modelo de cuecas promete ajudar muitos homens a superar alguns receios. A marca de roupa ‘Marks & Spencers’ criou uma peça que promete aumentar o volume do pênis em um terço.
A peça, que só estará disponível em preto e branco, vai ser lançada a 15 de Outubro e promete resultados verdadeiros. Segundo a marca britânica, as cuecas produzem um efeito de concha, traduzindo-se num maior volume.
Depois do wonderbra, as marcas de roupa tem-se aventurado por modelos mais arrojados e tecnológicos. A ‘Marks & Spencers' já tinha lançado no ano passado uma camisa que prometia reduzir a barriga.
O modelo só vai estar disponível em dez lojas no Reino Unido, mas pode também ser adquirido através da internet.





Tigre a solta fere seis indianos
O pânico está instalado em Mathura, na Índia: um enorme tigre anda à solta e já feriu pelo menos seis pessoas.
De acordo com a imprensa local, o animal atacou a população e conseguiu escapar da enorme operação de caça que está instalada, na localidade. Várias pessoas andam munidas de armas para apanharem o felino, que conseguiu escapar até agora para um campo de arroz.
O animal começou por ferir quatro pessoas e, mais tarde, atingiu uma criança e os seus familiares.
Segundo o ‘India Talkies', as autoridades acreditam que o tigre pertence à Reserva Natural de Ranthambore, no Rajastão.







Ataque de leões em atuação de circo
Um espetáculo de circo ficou marcado por um momento de muita tensão na cidade de Lviv, na Ucrânia, quando um leão atacou um dos domadores.
Aos fortes rugidos e investidas do leão, o domador Pinko Oleksie tentava escapar mas acabou por ser mordido no braço esquerdo. Outro leão juntou-se ao ataque, quando os funcionários do circo tentavam, com jatos de água, afastar os animais.
Havia muitas famílias com crianças, assistiu-se a tudo com gritos de terror, segundo descreveu o norte-americano Doug Sheperd a meios de comunicação internacional. O turista, que estava a assistir ao espetáculo de circo acompanhado pela mulher e dois filhos, é o autor do vídeo.
O domador Oleksie Pinko foi transportado ao hospital local para uma cirurgia de emergência e está em estado estável.









SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário