sábado, 9 de outubro de 2010

Nobel da Paz para dissidente chinês
As ameaças de retaliação por parte da China não impediram o Comitê Nobel norueguês de atribuir o galardão da Paz de 2010 ao dissidente chinês Liu Xiaobo, pela "sua luta corajosa e pacífica em defesa dos direitos humanos".
O presidente do comitê, Thorbjoern Jagland, frisou que a atribuição se justifica pela "estreita relação entre direitos humanos e paz" presente na luta de Xiaobo.
De fato, sempre recusou a mobilização violenta. Desde as manifestações na praça de Tiananmen, em 1989, tem defendido a reforma progressiva do regime. Antes de ser condenado, em Dezembro de 2009, a 11 anos de cadeia, reiterou esse princípio. "A ordem de um mau governo é preferível ao caos e à anarquia", escreveu.
A sua mulher, Liu Xia, afirmou-se "entusiasmada" com o Nobel. Agradeceu a quantos apoiaram o marido e pediu ao governo chinês a sua libertação imediata.
Desde que se tornou pública a nomeação de Xiaobo, a China tentou tudo para impedir a atribuição do prêmio a um homem que considera "um criminoso". Em último recurso, ameaçou a Noruega de graves prejuízos para as relações bilaterais e pediu explicações ao governo de Oslo.
O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, alertou, por seu lado, que punir o seu país por causa do Nobel será "muito negativo para a reputação da China no Mundo".


Vinte dissidentes detidos em Pequim antes de celebrar Nobel da Paz
Pelo menos 20 dissidentes chineses, que se reuniram em locais diferentes de Pequim para comemorar a atribuição do Nobel da Paz a Liu Xiaobo, foram detidos.
"Estavam a preparar-se para celebrar o Nobel (...) iam reunir-se com amigos em vários pontos da cidade" quando foram detidos, referiu o advogado Teng Biao, por telefone, à agência Efe.
Liu Xiaobo, de 54 anos, cumpre, atualmente, uma pena de 11 anos de prisão por "subversão do poder do Estado", por ter sido um dos autores da "Carta 08", um texto que reclama uma China democrática.

Carta 08

Liu Xiaobo é um dos quase 300 signatários da Carta 08, o mais importante documento da luta por um regime pluralista na República Popular da China nas últimas décadas.
Intitulado Carta 08, para coincidir com o 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Olimpíadas de Pequim, em 2008, o documento apela a importantes reformas políticas, como a separação de poderes e a independência dos ramos legislativo e judicial; o fim da discriminação existente entre o espaço urbano e os campos (na China, só com autorização oficial é permitido às populações rurais fixarem-se nas cidades), e liberdade de reunião e expressão.
A Carta defende um sistema federal para a China, atendendo às suas dimensões e diversidade regional.
O documento teve como modelo a célebre Carta 77, divulgada neste ano na Checoslováquia e subscrita por, entre outros, Vaclav Havel, que esteve na origem de um importante movimento de contestação cívica ao regime comunista checo, sendo um dos motores da profunda revolução que vai percorrer a Europa Central e do Leste em 1989.
A Carta 08 advoga a importância da educação cívica, a justiça fiscal, um sistema universal de segurança social, o direito à propriedade privada e a defesa do meio ambiente.

Nobel/Paz: Distinção de Liu Xiaobo "é uma desgraça", diz jornal de Pequim
Um jornal chinês qualificou a atribuição do Nobel da Paz ao dissidente Liu Xiaobo como "uma desgraça" e acusou o Comitê norueguês de pretender "impor os valores ocidentais à China".
"Obviamente, o Prêmio Nobel da Paz deste ano visa irritar a China, mas não irá conseguir isso. Pelo contrário: o Comitê Nobel desgraça-se a si próprio", diz o Global Times, uma publicação em inglês do grupo Diário do Povo, o órgão central do Partido Comunista Chinês.
Para o Global Times, um dos raros jornais de Pequim a abordar o assunto na primeira página, o Comitê Nobel fez "uma escolha errada" e tornou-se "um instrumento político ao serviço de propósitos anti-China".





Economia: G20 deve resolver "guerra das moedas" sob pena de falhar

O grupo das 20 economias mais importantes do globo (G20) devem resolver o problema da "guerra das moedas", se não quiser falhar, avisou em Washington o ministro brasileiro das Finanças, Guido Mantega.
"Se não fizermos frente ao problema como um todo e deixarmos cada país efetuar a sua política, corremos o risco de uma falha do G20", declarou perante a imprensa, à margem da assembleia anual do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Os ministros das Finanças membros do G20 reuniram-se para um pequeno almoço de trabalho, mas discutiram essencialmente a reforma do FMI, sublinhou Mantega.





clique na figura
Tremor em Brasília chegou a 5 graus

Na tarde desta sexta (8) o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília registrou um tremor, que foi sentido em várias partes, aproximadamente às 17h20. Dezenas de ligações foram recebidas pelo observatório, por pessoas buscando informações. Segundo o instituto norte-americano USGS, a magnitude do terremoto atingiu 5 graus na escala Richter, e aconteceu entre os estados de Goiás e Tocantins. Pelos dados do USGS, o epicentro foi a 14,8 km de profundidade. Em todo o mundo, 84 estações sismológicas registraram o abalo. Testemunhas informaram que houve pânico entre funcionários na Esplanada dos Ministérios. No Tribunal Superior Eleitoral, os servidores foram orientandos a evacuar o prédio. Os bombeiros informaram que receberam cerca de 200 ligações sobre o tremor em imóveis, mas que não há registro de vítimas ou danos materiais até o momento.





Sarkozy discute questão dos ciganos com Bento XVI














O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi recebido pelo Papa, Bento XVI, numa visita destinada a debater a questão da expulsão dos ciganos da França. Recentemente, o Governo de Sarkozy desmantelou centenas de acampamentos e expulsou mais de mil, mandando-os de volta para a Roménia e Bulgária. A política de expulsão foi criticada por muitos católicos e por Bento XVI, que a 22 de Agosto sublinhou , numa mensagem lida em francês, a necessidade de se aceitar " a legítima diversidade humana". Sarkozy foi recebido por Bento XVI, na "Sala do Pequeno Trono" com um "Bom dia, Senhor Presidente", em francês. O líder da Igreja Católica recebeu de Sarkozy uma coleção de livros e ofereceu--lhe, em troca, uma reprodução em cerâmica da Basílica de São Pedro. Segundo o 'Le Parisien', a visita de Sarkozy ao Vaticano foi vista como uma oportunidade de atenuar a sua má imagem perante os católicos franceses.





Coreia do Norte: Kim Jong-Un é o novo líder

As autoridades norte-coreanas confirmaram Kim Jong-Un como novo líder do país, sucedendo ao cargo ocupado até ao momento pelo seu pai, informou a agência oficial de notícias KCNA.
Kim Jong-Un, de 27 anos, é o filho mais novo do ditador Kim Jong-Il que, com quase 70 anos, foi vítima de um derrame cerebral em Agosto de 2008. O novo líder da Coreia do Norte apareceu na semana passada, e pela primeira vez, numa fotografia oficial publicada pelo governo.
A sucessão da liderança do país de pai para filho não é inédita na Coreia do Norte, já que Kim Jong-Il também sucedeu, em 1994, ao pai Kim Il-Sung, fundador do regime.





Reino Unido: 1/5 das crianças crêem que 'Buzz Lightyear' foi o primeiro na lua

Uma em cada cinco crianças britânicas acredita que 'Buzz Lightyear', personagem do filme‘ Toy Story’, da Disney, foi a primeira pessoa a pisar na lua, revela um estudo realizado no Reino Unido.
Na notícia publicada pelo 'Daily Mail', o estudo, que escutou duas mil crianças de seis a doze anos, concluiu que enquanto muitos sabem tudo sobre celebridades, existem lacunas preocupantes no conhecimento dos eventos-chave na história mundial.
A maioria sabe o apelido do primeiro homem na lua, Armstrong, contudo engana-se no primeiro nome, pensando chamar-se Lance, como o vencedor da volta à França, em vez de Neil.
Por outro lado, onze por cento acredita que Albert Einstein é irmão de Frankenstein e mais de metade sabia que Joe McElderry ganhou no ano passado o programa 'X-Factor', no Reino Unido.





SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário