domingo, 17 de outubro de 2010

EUA: 7% de jovens consomem droga

Mais de 7% dos adolescentes norte-americanos entre os 12 e os 17 anos consumiram maconha em 2009, concluiu um inquérito oficial divulgado em Washington que situa a idade média do consumo desta droga nos 17 anos. No total, 2,4 milhões de pessoas iniciaram-se no consumo de maconha no ano passado e a idade média que tinham no primeiro consumo caiu dos 17,8 para os 17 anos exatos. Esta percentagem significa um aumento de 9% em relação aos dados oficiais obtidos no ano anterior.





Geert Wilders
Promotoria da Holanda defende líder anti-islã processado por incitar ódio

Criticar uma religião não é crime, afirmou a Promotoria holandesa durante o julgamento do deputado de extrema-direita Geert Wilders por incitar o ódio racial e a discriminação contra os muçulmanos. "A crítica só pode ser punida se for dirigida de maneira inquestionável contra os próprios indivíduos e não apenas contra suas convicções", declarou a procuradora Birgit van Roessel. O discurso de ódio foi tipificado como crime para proteger grupos vulneráveis, completou a procuradora, mas "ferir os sentimentos, sentimentos religiosos, não é caracterizado". A Promotoria pediu que Wilders não fosse processado por "ofensa a um grupo de pessoas", uma das cinco acusações anunciadas contra o líder do partido de extrema-direita. Para a Promotoria, comparar o Alcorão com o livro do líder nazista Adolf Hitler "Mein Kampf" pode ser "ofensivo", mas não constitui crime. Geert Wilders chamou o islã de "fascista" e pediu a proibição do Alcorão, que comparou ao livro de Hitler. O processo contra o deputado começou no dia 4 de outubro e o veredicto deve ser anunciado em 5 de novembro. Na quinta-feira tomou posse o novo governo da Holanda, formado por uma coalizão entre o Partido Liberal (VVD) e o Partido Democrata Cristão (CDA), que em grande parte depende do apoio parlamentar do partido de Wilders, o antimuçulmano PVV. O novo gabinete, liderado pelo premiê Mark Rutte, primeiro liberal a assumir o governo desde 1918, posou para uma foto no palácio real junto com a rainha Beatrix. O endurecimento da política de imigração foi uma das condições impostas por Wilders para apoiar o governo no Parlamento. Seu PVV ofereceu em troca 24 cadeiras que garantiram a maioria necessária para aprovar leis. Embora Wilders não tenha posado para a foto oficial com os recém-nomeados ministros e secretários de Estado, sua sombra estará presente a cada decisão do governo. Wilders assinou com os novos governantes uma espécie de acordo de governo paralelo que inclui algumas de suas reivindicações.





Schwarzenegger muito impopular

Arnold Schwarzenegger governador da califórnia.
Foi astro no cinema, mas a carreira política não lhe tem sorrido. Arnold Schwarzenegger prepara-se para concluir o segundo mandato como governador da Califórnia com uma popularidade baixíssima: só 28% dos eleitores o apoiam. As medidas de austeridade e os 12% de desempregados contribuíram para a queda do prestígio do antigo ator, eleito pelo Partido Republicano. Apenas o ex-governador Gray Davis (1999-2003) foi mais impopular que ele.





Campeonato nacional de sesta

Em reação contra a perda progressiva do salutar hábito da sesta em Espanha, a Associação Nacional de Amigos da Sesta organizou o primeiro campeonato nacional da especialidade.
Até dia 23, no centro comercial madrileno Islazul, os dorminhocos vão competir estendidos em sofás. Equipes médicas acompanham a competição para verificar se os concorrentes estão a dormir. Vence quem dormir durante mais tempo um sono profundo e repousado.






Enfermeira detecta câncer em menina através de foto no Facebook

Nicola Sharp, uma enfermeira de Middleton, no Reino Unido, estava a ver as fotos de perfil da sua amiga Michele Freeman na rede social Facebook e, quando parou numa que mostrava a filha desta, detectou uma pupila branca num dos olhos, algo que a deixou preocupada, tendo em conta que a maioria das pessoas apresenta olhos vermelhos nas fotos.
A enfermeira, de 42 anos, trabalhou durante 20 anos em pediatria, pelo que decidiu alertar então a amiga para o que tinha detectado, algo que está associado a câncer no olho.
A menina, de dois anos, foi então submetida a exames, tendo-lhe sido detectado dois retinoblastomas, tumores malignos da retina, que lhe tinham já afetado a visão no olho esquerdo.
De acordo com os médicos, se não tivesse sido detectado a tempo, o tumor poderia ser fatal para a criança.
Grace, a menina, começou um tratamento a laser e terá que ser monitorada para o resto da vida.
“Não há duvidas que Nicola salvou a vida da Grace. Ela não apresentava sinais e nunca teríamos detectado o problema”, afirma Michele.





SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário