sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PSDB interpela Lula por comentário sobre ‘agressão’

Presidente do PSDB e coordenador da campanha de José Serra, o senador Sérgio Guerra (PE) disse que o partido vai interpelar Lula na Justiça.
Por quê? O tucanato está inconformado com as declarações de Lula sobre o tumulto ocorrido numa caminhada de Serra, no Rio.
Lula tachou de “farsa” e “mentira descarada” alegada agressão sofrida por Serra. O tucano diz ter sido alvejado na cabeça por um rolo de fita-crepe.
"Houve um ato de violência contra o nosso candidato, contra a democracia. Não aceitamos isso”, reagiu Sérgio Guerra.
“Não pense o presidente que está acima do mal, que pode fazer tudo o que quiser, desrespeitar a democracia. A Justiça é sempre o caminho, nem sempre eficaz".
Guerra acrescentou: "O presidente deu uma demonstração inequívoca de que não fala pelos brasileiros, que ele é chefe de facção, não é chefe de um país”.
Em nota o comitê de campanha de Serra negou que o candidato tenha sido atingido apenas por uma bola de papel.
Um vídeo do SBT captou o arremesso da bola inofensiva. Segundo o comitê tucano, Serra foi atingido também por outro objetivo, mais pesado. Diz a nota:
“Esclarecemos que a imagem que o SBT veiculou como sendo a do momento da agressão ao candidato José Serra em Campo Grande, no Rio de Janeiro, foi gravada no início da caminhada, 15 a 20 minutos antes de que ocorresse o arremesso do objeto que efetivamente motivou a interrupção da agenda”.
O repórter Maurício Savarese ouviu o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que estava ao lado de Serra na caminhada do Rio.
Gabeira corroborou a versão do comitê tucano de que a bola de papel tocou a cabeça de Serra no começo da caminhada.
Perguntou-se a Gabeira se ele viu o objeto mais pesado, supostamente um rolo de fita adesiva. E ele: “Não”.
“Me preocupei com a cabeça dele”, disse Gabeira. “Eu estava ao lado dele e vi que ele colocou a mão na cabeça na hora, sentiu dor. Disse que estava tonto...”
“...Os seguranças notaram que ele estava grogue e o protegeram para que entrasse na van. Aparentemente estava um pouco inchado no local, mas não tenho condições de avaliar”.




Perito analisa imagens de agressão

Molina diz que Serra foi atingido duas vezes.
Lula afirma que candidato tucano mentiu.














O evento em que Serra foi atingido no Rio se tornou uma das principais polêmicas da campanha.
Tucano se diz 'agredido e atingido'.
E Lula diz que Serra mente.


Uma caminhada do candidato José Serra (PSDB) no Rio, na quarta-feira (20), transformou-se em uma das principais polêmicas da campanha à Presidência da República. Nesta quinta (21), em seu programa na TV, Serra mostrou as imagens, dizendo que foi "agredido e atingido na cabeça". E o presidente Lula, em discurso, acusou Serra de mentir sobre a agressão.

Foram ouvidos três jornalistas que participaram da cobertura da caminhada, cada um de um veículo diferente, para tentar traçar a sequência dos fatos. Os fatos narrados abaixo também levam em conta o registro feito pelo SBT, que flagrou o momento em que uma bola, aparentemente de papel, atinge a cabeça de Serra.

O episódio ocorreu na tarde de quarta no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio (veja fotos). O bairro fica a cerca de 70 km do Centro, e o evento ocorreu em uma área de forte comércio popular. Serra deixou o local e foi levado a uma clínica na Zona Sul. O médico que o atendeu diz que não constatou ferimentos, mas recomendou 24 horas de descanso, e Serra cancelou o restante dos compromissos de campanha que teria no dia.

A cronologia:

1- Militantes do PSDB, na maioria mulheres, aguardavam Serra. Havia vários pastores. Dois dos jornalistas marcaram o horário. Eram por volta das 12h20.

2- Às 12h50, chegam militantes do PT. Passam na frente dos militantes do PSDB. Militantes do PT falam algo provocativo aos do PSDB. Os militantes do PT descem o calçadão e ficam distantes dos do PSDB.

3- Pouco depois das 13h, Serra chega e começa a caminhada. Com cerca de dez minutos de caminhada, alguns militantes do PT começam a gritar "Dilma". Havia também um grupo conhecido como "mata-mosquitos", formado por ex-agentes de saúde demitidos na época em que Serra foi ministro da Saúde, que mostravam um cartaz com os dizeres "Serra, quem é Paulo Preto?", em referência ao ex-diretor da Dersa, uma empresa pública de São Paulo.

4- Por volta das 13h25, militantes do PSDB e do PT começam a gritar uns com os outros. Mas os militantes do PT ainda estavam, naquele momento, distantes do candidato, e a caminhada continua. Serra vai de loja em loja, cumprimentando eleitores. Aparenta tranquilidade.

5- Por volta das 13h30, militantes do PT começam a se aproximar de Serra.

6- O tumulto aumenta e, segundo os jornalistas, testemunhas dizem que bolinhas de papel são jogadas em direção a Serra.

7- Teria sido nesse trecho, em que o candidato estava perto de uma farmácia, que a câmera do SBT flagrou um objeto atingindo a cabeça de Serra. O objeto parece uma bola de papel.

8- O candidato é levado para dentro de uma farmácia por assessores e seguranças.

9- Um repórter ouviu um segurança falando que seria mais seguro Serra voltar para a van que o tinha trazido.

10- Serra sai da loja e começa a ser levado para a van. Militantes do PT mais uma vez tentam se aproximar dele. Começa um empurra-empurra, e há troca de agressões entre militantes.

11- É neste momento que, segundo testemunhas, Serra teria sido atingido por uma bobina de fita crepe. Os pastores Maurício Teixeira e Paulo César Gomes, da Igreja Assembleia de Deus do Poder e Gloria, dizem que estavam presentes no momento em que Serra foi atingido. “Eu vi que ele foi atingido por uma bobina de fita crepe quando caminhávamos. Estava muita confusão. Mas ele não ficou machucado, não se feriu”, disse.

12- Já o pastor Gomes afirmou que também viu o momento em que o candidato foi atingido. “Eu estava abraçando o Serra, e ele levou um rolo de fita crepe na cabeça. Eu levei uma paulada, que era uma espécie de cabo de vassoura”, contou.

13- Antes de entrar na van, fotógrafos registram o candidato com a mão na cabeça.

14- Ao entrar na van, Serra diz a um fotógrafo que está "grogue", mas bem.

15- O carro com Serra anda alguns metros e para. Serra fica um tempo na van, desce de novo, anda um pouco e cumprimenta alguns eleitores.

16- Depois entra novamente na van e vai embora.



O que diz a assessoria de Serra
Segundo a assessoria de Serra, o candidato foi atingido em dois momentos. A assessoria diz que, segundo testemunhas, um grupo do PT cercou os militantes do PSDB que começavam a caminhada, inclusive o candidato. Eles xingavam e chegaram a jogar bolinhas de papel em direção ao candidato. Uma delas teria acertado Serra. A caminhada continua e, com o tumulto aumentando, os seguranças levaram Serra para dentro de uma loja. Ele espera um pouco e sai, já em direção à van. O clima continua tenso e um objeto atinge a cabeça do candidato. Serra entra na van. Desce alguns metros depois, para cumprimentar simpatizantes, mas se queixa de tonturas e os assessores acharam melhor levá-lo para um hospital.


O que diz um militante do PT

Um dos presentes era Sandro Cézar, conhecido como Sandro "mata-mosquito", que foi candidato derrotado pelo PT a deputado estadual. Ele disse: "Estávamos realizando um protesto pacífico próximo ao local. Cerca de 20 pessoas estavam me acompanhando. O Serra se irritou quando viu um cartaz que dizia ‘Serra, quem é Paulo Preto?’. Aí a confusão começou. Os seguranças do PSDB nos agrediram. Teve muito empurra-empurra, agressão. Mas eu não agredi ninguém e não me machuquei"






Twitter ridiculariza o 'atentado' a Serra

Centenas de mensagens postadas no microblog Twitter ridicularizam o suposto "atentado" a bolinha de papel e rolo de durex contra o candidato tucano a presidente José Serra. Depois do "Calaboca Galvão", o "Serra Rojas" se transformou no "hit" do Twitter.

Eis algumas dessas mensagens:


"Polícia encontra pacote com 500 folhas de papel A4 no comitê de Dilma".

"Serra decretará: Folhas A4 apenas com porte de arma; A3 será restrito às Forças Armadas".

"Extra! Extra! Serra é hospitalizado, novamente, após chuva de papel picado".

"Qual o plano de saúde do Serra que manda diagnóstico de traumatismo craniano por telefone? Eu quero!"

"Serra é o primeiro ser humano a ser avisado por telefone que está sentindo dor de cabeça".

"Fita Crepe nega envolvimento e nega conhecer Bolinha de Papel".

"Indio da Costa dirá que PT tem ligações com a celulose e as organizações terroristas Aracruz e Suzano".

"TSE nega direito de resposta a SerraRojas para Bolinha de Papel".

"Assessores de Serra desmentem morte cerebral após ataque com bola de papel; ele ficará dois dias em repouso".

"Serra desmaia ao passar em frente a uma papelaria".





Por 'precaução' Dilma não vai a SC

O presidente do PT de Santa Catarina, José Fritsch, informou nesta quinta (21) que, por "precaução", a candidata Dilma Rousseff não visitará neste final de semana as festas de outubro realizadas no Estado. O clima tenso entre tucanos e petistas fez com que a coordenação de campanha de Dilma desistisse de uma passagem pelo Estado neste final de semana. "Não dá para arriscar e levar a candidata a ambiente carregado de chope depois desses acontecimentos", afirmou o ex-ministro, acrescentando que inclusive uma passagem da candidata por Santa Catarina neste segundo turno pode não ocorrer. "De repente não é proveitoso para a candidata se expor a este tipo de atividades nesta última semana", disse Fritsch.






Claúdio Humberto

Paulo Vieira de Souza, o “Paulo Preto”, que teria sumido com R$ 4 milhões em doações “não contabilizadas” de empresários paulistas (o que José Serra desmentiu, a seu pedido), gravita em torno do tucanato há anos.
Em junho deste ano, Paulo Preto foi preso sob acusação de receptar uma jóia de ouro furtada de joalheria do shopping Iguatemi, São Paulo.
Paulo Preto foi à loja Gucci avaliar uma jóia e o vendedor a reconheceu como a peça que havia sido furtada um mês antes, e chamou a polícia.

Homem-bomba
Depois de Paulo Preto, está prestes a ressurgir sob os holofotes Platão Fischer-Puhler, ex-todo-poderoso diretor do Ministério da Saúde quando José Serra (PSDB) foi ministro. O homem é nitroglicerina pura.

Guerra suja no PSDB
O senador eleito Aécio Neves pode não saber, mas sua irmã Andréa, implacável manda-chuva do seu governo, sabia tudo sobre a guerra suja pela definição da candidatura a presidente pelo PSDB. Foi nessa época que o sigilo fiscal de familiares de José Serra foi quebrado.
Quando circulou que “serristas” supostamente monitoravam Aécio Neves, com grampos e filmagens, um importante empresário mineiro foi solicitado a contratar a empresa de Kroll Associates para investigar Serra. Ele não topou, alegando que a Kroll não faz esse tipo de serviço.





Vítor Vieira
Atenção para a armação! Fontes informam que "tucano" vai "agredir" Lula ou Dilma
Está sendo planejado, dentro da Campanha de Dilma Rousseff, uma "agressão" à candidata ou ao presidente da República. A armação é gravíssima. É importante que o PSDB e os veículos de comunicação sérios estejam atentos. Há um plano em andamento para gerar um factóide que decida a eleição.






SITUAÇÃO







Nenhum comentário:

Postar um comentário