quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Copom mantém Selic em 10,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa Selic em 10,75% ao ano, pelo segundo encontro seguido. A decisão foi unânime. Nas reuniões de abril, junho e julho o juro básico da economia brasileira havia sido elevado num total de 2 pontos, configurando um curto ciclo de alta após a taxa ter ficado estável em 8,75% desde julho de 2009. Na última reunião, em 1º de setembro, o colegiado do Banco Central já havia decidido pela manutenção da taxa.





Brasil continua com a maior taxa mundial de juro real

Mesmo com a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) manter a taxa básica de juros do País em 10,75% ao ano e a elevação de algumas projeções de inflação, o Brasil continua na liderança do ranking dos países com maiores juros reais do planeta. Com a manutenção na taxa básica do País, os juros reais estão em 5,3% ao ano. Na segunda posição aparece a África do Sul, com taxa real de 2,4%. Na terceira posição está a China, com 2%. Para que o Brasil deixasse a primeira colocação no ranking mundial seria necessário um corte de 3 pontos percentuais na taxa Selic, para 7,75% ao ano. Assim, o País chegaria a um juro real de 2,4%, ocupando a segunda posição.





Dólar volta a cair

Apesar dos esforços do governo Lula para tentar frear a entrada de moeda estrangeira no país para especulações no mercado financeiro, o mercado dá sinais de que as medidas podem não ter sido suficientes. O dólar voltou a fechar em baixa nesta quarta-feira, cotado a R$ 1,67, dois dias depois de o Ministério da Fazenda anunciar uma nova elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que subiu de 4% para 6%. O imposto incide sobre investimentos estrangeiros em renda fixa.





Confirmado casos de superbactéria em São Paulo, Paraná e Brasília

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que há casos confirmados de infecção hospitalar causado pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) em São Paulo, Paraná e Distrito Federal. No entanto, as secretarias Municipal e Estadual da Saúde de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro informaram que não receberam nenhuma notificação de surto de infecção hospitalar causado pela KPC na rede pública de saúde. Segundo os dois órgãos, as unidades de atendimento não têm obrigação de notificar casos isolados, apenas surtos, quando há o registro de no mínimo duas ocorrências da doença no mesmo local e período.





Ampliação do Farmácia Popular inclui fralda para idosos

A onze dias do segundo turno das eleições presidenciais, o governo anunciou a ampliação do programa social campeão de preferência da população, o Farmácia Popular. Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou uma lista de nove medicamentos que passarão a ser incluídos no braço mais conhecido do programa, o Aqui Tem Farmácia Popular. Além das novas drogas, indicadas para cinco doenças, população poderá comprar com descontos fraldas geriátricas. As 13.152 farmácias e drogarias da rede privada conveniadas com programa já ofereciam remédios com 90% de desconto para diabetes, hipertensão, colesterol, gripe e anticoncepcionais. Agora, foram incluídos medicamentos para asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Para essa mudança, foram investidos R$ 267 milhões.





Arcebispo de Aparecida dom Damasceno é nomeado cardeal pelo papa

O arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, foi nomeado cardeal nesta quarta-feira pelo papa Bento 16, ao lado de outros 23 indicados. Dom Damasceno, de 73 anos, e que também é presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano, é um dos 20 novos cardeais com menos de 80 anos, que têm direito a voto em uma eventual nova eleição papal. Nascido em Capela Nova (MG), ele foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 1995 e 2003, e desde março de 2004 é Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. O novo cardeal, que está atualmente em Roma, vai voltar ao país em novembro e seguirá como arcebispo de Aparecida. Além do brasileiro, os 20 novos "cardeais eleitores" vêm de Itália, Polônia, Egito, Estados Unidos, Alemanha, Zâmbia, Equador, República Democrática do Congo e Sri Lanka. Onze dos novos eleitores são europeus, sendo oito italianos, dando ao Velho Continente a maioria em um eventual conclave para a eleição de um novo papa. Bento 16, que é alemão, já nomeou cerca de 50 dos 120 eleitores que podem escolher seu sucessor, aumentando a possibilidade de que o próximo pontífice seja um conservador, como ele próprio.





Heloísa Helena deixa presidência do PSOL

A candidata derrotada ao Senado por Alagoas, Heloísa Helena, anunciou seu afastamento da presidência nacional do PSOL.
Em nota , a ex-senadora e vereadora de Maceió afirma que sua saída se deve "à total falta de identidade" com o apoio da legenda à candidatura de Dilma Rousseff (PT).
"Em respeito à nossa Militância e aos muitos Dirigentes que tanto admiro e por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das Instâncias Nacionais (culminando com o apoio a Candidatura de Dilma!) tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do Partido o meu afastamento e a minha permanência como Militante Fundadora do PSOL", disse Heloísa Helena na nota.
Na última sexta-feira, o partido decidiu manter independência em relação aos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições, mas manteve oposição frontal à candidatura tucana, declarando-se unitariamente a posição de "Nenhum voto a Serra".
Assim, o PSOL resolveu manter como legítimas as opções no votos em branco ou nulos, e na candidata petista.
No comunicado, dirigido à Direção Nacional e à militância da legenda, Heloísa Helena disse que está apenas formalizando o que "de fato é uma realidade há meses".
Apesar de deixar a diretoria, a vereadora afirmou que permanecerá no PSOL como militante fundadora.
"Tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do partido o meu afastamento e a minha permanência como militante fundadora do PSOL, sempre à disposição das nobres tarefas de organização das lutas do nosso querido povo brasileiro", conclui a ex-senadora.
Na nota, ela ainda agradece a "solidariedade de muitos", sem citar o partido, e reclama da campanha alagoana:
"Registro que enfrentei o mais sórdido conluio entre os que vivem nos esgotos do Palácio do Planalto - ostentando vulgarmente riquezas roubadas e poder - e a podridão criminosa da política alagoana. Sobre esse doloroso processo só me resta ostentar orgulhosamente as cicatrizes, os belos sinais sagrados dos que estiveram no campo de batalha sem conluio, sem covardia, sem rendição!".
Heloísa Helena é uma das fundadoras do PSOL, em dezembro de 2003. O partido é formado por dissidentes do PT, expulsos da legenda depois de discordarem da orientação econômica do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nestas eleições, ela perdeu uma das duas vagas ao Senado para Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP), ambos com voto declarado, na televisão e no rádio, no guia eleitoral, do presidente Lula.





Encontrada na Suíça a porta mais antiga da Europa















Arqueólogos da cidade suíça de Zurique encontraram uma porta de 5.000 anos, que pode ser a mais antiga já descoberta na Europa. O arqueólogo Niels Bleicher diz que a antiga porta de madeira é "sólida e elegante", com dobradiças bem preservadas e um design "notável" para manter as tábuas unidas. Bleicher disse que a porta foi datada de 3.100 a.C.. Arqueólogos que trabalham na escavação do que deverá ser um novo estacionamento subterrâneo encontraram vestígios de pelo menos cinco vilas neolíticas que parecem ter existido no local entre 5.700 e 4.500 anos atrás. Outros objetos descobertos incluem uma adaga de pedra lascada e um arco de caça.





Tumor na garganta

Michael Douglas está a perder o domínio da fala e a capacidade de ingerir alimentos sólidos. O ator norte-americano, de 66 anos, que se encontra, desde o início de Agosto, a lutar contra um cancer na garganta, revelou, em entrevista à revista alemã Frau im Spiegel, estar a enfrentar dificuldades em falar e comer. "É-me difícil falar e engolir alimentos sólidos", disse o ator à publicação.
Submetido a sessões de radioterapia e quimioterapia, durante oito semanas, Michael Douglas, vencedor de dois Óscares e três Globos de Ouro, luta contra um tumor em estado avançado. A perda parcial ou total da voz é um dos riscos que o ator corre. Os efeitos secundários da quimioterapia e da radioterapia trazem sempre lesões. Se a radioterapia atingir as cordas vocais, o doente pode ficar rouco ou afônico para sempre.
A verdade é que Michael Douglas, casado, há dez anos, com a atriz Catherine Zeta-Jones e pai de dois filhos, está otimista quanto à evolução da doença. O ator, que disse estar consciente de que o seu cancer na garganta "é o resultado de fumar e beber", assume-se confiante na cura. Os médicos que estão a acompanhar o caso falam em 80% de hipóteses de cura.
Logo que supere a doença, segundo avançou ainda o próprio em declarações à revista alemã, Michael Douglas quer regressar a ativa e voltar a trabalhar à frente das câmaras de filmar. Está, aliás, de energias focadas num novo projeto. "O filme em que estou a trabalhar fala, precisamente, da minha doença", revelou.
Intérprete nos filmes A Jóia do Nilo (1985), Atração Fatal (1987), O Sentinela (2006), o ator norte- -americano é, agora, um dos rostos fortes do filme Wall Street: O Dinheiro nunca Dorme. Do realizador americano Oliver Stone, Douglas assume, desta vez, o papel de Gordon Gekko, um especulador financeiro.





Beyoncé espera primeiro filho

A cantora norte-americana Beyoncé Knowles pode estar prestes a ser mãe pela primeira vez. Segundo a revista americana US Magazine, a estrela internacional, de 29 anos, está à espera daquele que será o primeiro filho em comum com o marido, o rapper Jay-Z.
Uma fonte próxima da cantora afirma à publicação que Beyoncé não planeava ter filhos: "Ela está surpreendida. A Beyoncé adora crianças, mas não está preparada para ser mãe agora."
Beyoncé Knowles planeja, ainda assim, cumprir a agenda musical. "Ela quer terminar o novo álbum e fazer uma tournée. Este é um presente de Deus e ela está muito feliz", disse a mesma fonte.





SITUAÇÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário