terça-feira, 19 de outubro de 2010

Revista liga homem de confiança de Dilma a fraude no Rio Grande do Sul

O banco KfW, controlado pelo governo alemão, entrou com ação contra a CGTEE (companhia de geração térmica de energia do governo federal) na qual afirma que o diretor da Eletrobras Valter Cardeal teria conhecimento de uma fraude milionária envolvendo a construção de usinas de biomassa no Sul. As informações foram divulgadas pela revista "Época" do final de semana. A CGTEE é uma subsidiária da Eletrobras, estatal na qual Cardeal é diretor de Engenharia e foi presidente. Segundo a revista, na ação judicial, o banco diz que "até mesmo alguns políticos conheciam os fatos, como a então ministra, Dilma Rousseff". A fraude na CGTEE foi revelada pela Operação Curto-Circuito da Polícia Federal em 2007. A PF constatou que parte do dinheiro desapareceu. Conforme a investigação, o grupo que comandava a estatal forjou um aval em nome da CGTEE para ajudar uma empresa privada, a Winimport, a obter empréstimo de 157 milhões de euros para erguer sete usinas de biomassa. Das sete, cinco não saíram do papel. Ou seja, a CGTEE foi usada como fiadora do negócio. Empresas públicas são proibidas de dar garantias internacionais a empresas privadas. Segundo a revista, executivos da empresa alemã teriam afirmado em depoimentos à Justiça Federal gaúcha que Cardeal visitou a sede da empresa em 2005 e "estava ciente das garantias". A Justiça Federal gaúcha abriu processo por acusação de formação de quadrilha, estelionato, corrupção passiva e ativa.








Claúdio Humberto
Valter Cardeal, diretor da Eletrobrás enrolado em fraude de € 157 milhões num banco alemão, e Vladimir Muskatirovic, chefe de gabinete da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, acusado de extorsão, têm algo em comum. Cardeal preside o conselho de administração da Norte Energia, empresa bilionária que vai implantar a usina hidrelétrica de Belo Monte, e Muskatirovic é um dos seus mais influentes membros.
Eles são de Casa: Valter Cardeal e Vladimir Muskatirovic foram indicados pela Casa Civil para integrar o conselho de administração da Norte Energia.
Ligação estreita: Valter Cardeal é tão ligado a Dilma Rousseff que até já se especulou que os dois viviam um romance, o que jamais foi confirmado.





Suprema Corte dos Emirados Árabes decide que homem pode agredir esposa se não deixar marcas

A Suprema Corte dos Emirados Árabes Unidos anunciou que um homem tem o direito de "disciplinar" sua mulher e seus filhos no país, desde que não deixe marcas físicas neles. O parecer foi emitido depois do julgamento de um morador de Sharjah, uma das sete cidades-Estado que compõem os Emirados Árabes, que agrediu com tapas e chutes sua mulher e sua filha. A mulher sofreu ferimentos nos lábios e dentes, enquanto a filha teve arranhões na mão e no joelho. De acordo com o tribunal, os ferimentos nas duas mulheres provavam que o pai abusou de seu direito na sharia, a lei islâmica que rege o país. A corte também entendeu que a filha, de 23 anos, era muito velha para receber a punição do pai. Na sharia, segundo juristas, alcançar a puberdade é o primeiro passo para uma pessoa ser considerada adulta. "Todo homem tem o direito de disciplinar a mulher e os filhos. A lei é clara quanto a isso, desde que se respeitem os limites", disse o chefe de justiça, Falah al Hajeri. Segundo juristas, a lei islâmica dá ao homem o direito de "disciplinar" mulher e filhos, o que pode incluir agressões físicas caso ele não tenha sucesso nas duas outras opções: uma repreensão verbal ou a recusa do marido em dormir com sua mulher. Ahmed al Kubaisi, chefe de Estudos da Sharia da Universidade dos Emirados Árabes Unidos e da Universidade de Bagdá, diz que, sob a lei islâmica, bater numa esposa é válido para prevenir a dissolução da família.





Bin Laden vive no Paquistão

Osama bin Laden, líder da al-Qaeda, vive no nordeste do Paquistão sob forte proteção. Quem o afirma é um alto responsável da OTAN, citado pela CNN.
De acordo com a estação norte-americana, também o número dois da organização terrorista, Ayman al-Zawahiri, está na mesma região.
A comprovar este fato, segundo o responsável da OTAN, estão as constantes deslocações que o chefe dos talibãs afegãos, Mullah Omar, faz às cidades paquistanesas de Quetta (sudoeste) e Carachi, na fronteira com o Afeganistão.
Rehman Malik, ministro do Interior do país já desmentiu "categoricamente" as afirmações sobre a presença de Bin Laden, mas a OTAN continua a afirmar que o líder da al-Qaeda, procurado desde o 11 de Setembro, vive em boas condições numa das zonas tribais fronteiriças com o Afeganistão "sob a proteção dos habitantes e de certos elementos dos serviços secretos paquistaneses".





Israel: Figura de Ariel Sharon em coma causa polémica












A galeria de arte Kishon, em Tel Aviv, apresentou uma figura em tamanho natural de Ariel Sharon, em coma, que está a causar grande polêmica em Israel.
A obra do artista plástico Noam Braslavsky, exposta na galeria Kishon, em Tel Aviv, está a causar uma forte polêmica em Israel por retratar Ariel Sharon em coma numa cama de hospital.
A obra de Braslavsky foi realizada segundo informações que o artista recolheu acerca do estado de saúde de Sharon, atualmente em estado de coma depois de ter sofrido um derrame cerebral a 4 de Janeiro de 2004.
Para executar a sua obra, o artista também contatou alguns familiares de Ariel Sharon, que não apresentaram nenhuma objeção à realização do trabalho.
Como justificação pela elaboração da polêmica escultura, Braslavsky afirmou que o objetivo da sua obra é mostrar o estado de saúde de Sharon como alegoria da atual situação que Israel atravessa.
A polêmica obra poderá ser vista na galeria Kishon, em Tel Aviv, até dia 19 de Novembro.





Protesto na França ganha força e causa medo de desabastecimento
















A mobilização popular contra a reforma previdenciária da França, iniciada no início de setembro, ganhou força, com mais de mil postos de combustíveis desabastecidos no país e a adesão de novos setores, como os caminhoneiros. O presidente Nicolas Sarkozy, que propôs as reformas atualmente em trâmite no Senado, disse que não vai ceder. "A reforma é essencial, e a França está comprometida em levá-la adiante, assim como nossos colegas alemães fizeram", disse. A reforma prevê aumentar de 60 para 62 anos a idade mínima legal para se aposentar e de 65 para 67 a idade para ter direito a aposentadoria integral. Nos últimos dias, a greve se espalhou para o setor de petróleo, parando as 12 refinarias do país. Estudantes também fazem manifestação, e houve confrontos após protestos de rua nos subúrbios de Paris, Nantes, Lille, Rouen e Lyon. Pelo menos 196 pessoas foram presas, segundo a polícia.





Brigitte Bardot desafia Sarkozy

Atriz admite concorrer ao Palácio do Eliseu em 2012, desafiando o atual Chefe do Estado. Em defesa dos direitos dos animais.
Longe vão os tempos em que deslumbrava as plateias de todo o mundo: muito anos após ter dito adeus definitivo ao cinema, em 1973, Brigitte Bardot vira-se decisivamente para a atividade política. Ao ponto de admitir já candidatar-se ao Palácio do Eliseu nas próximas eleições presidenciais da França, marcadas para 2012.
Tudo em nome, sublinha, dos direitos dos animais. A célebre atriz francesa, atualmente com 76 anos, é há muito uma ativista desta causa, alinhando com as associações ecologistas na defesa do meio ambiente.
A eventual candidatura presidencial de Brigitte Bardot poderá, precisamente, ser patrocinada por um grupo ecologista, de acordo com a imprensa francesa.
Brigitte Bardote - que se celebrizou com filmes como E Deus Criou a Mulher (1956), de Roger Vadim, e Viva Maria (1965), de Louis Malle - escreveu recentemente uma carta ao Presidente francês, Nicolas Sarkozy, dando-lhe conta da sua intenção de concorrer ao Eliseu. Tudo porque o Chefe do Estado francês, segundo alega, não terá cumprido as promessas feitas durante a campanha presidencial de 2007 no sentido de defender a natureza e os direitos dos animais em particular.
"Alguém tem de ocupar-se dos animais", sublinha a ex-atriz nesta carta a Sarkozy, citada pela imprensa francesa.
Segundo o jornal Le Parisien, Bardot recebeu a proposta de liderar uma candidatura presidencial da Aliança Ecologista Independente, uma formação verde dirigida por Antoine Waechter, conhecido ecologista francês.
"Como o senhor faz o contrário do que diz e os seus ministros escondem a verdade aos franceses, vou estudar a proposta da Aliança Ecologista Independente para ser candidata à eleição presidencial de 2012", revela Brigitte Bardot.





Corpo de mulher dissolvido em ácido

A‘Ndrangheta, máfia calabresa, assassinou Lea Garofalo – uma mulher que tinha colaborado com a Justiça e desaparecido em Novembro de 2009, em Milão – e dissolveu o corpo em ácido.
Segundo a polícia, foi Carlo Cosco, ex-companheiro de Lea e um dos chefes da máfia calabresa, já detido, que ordenou a sua execução, como castigo por ela os ter denunciado.
A vítima, de 35 anos, que teve uma filha com Cosco, colaborou com a Justiça italiana desde 2002 até 2006, tendo fornecido informações sobre as atividades da ‘Ndrangheta e sobre a guerra interna entre os vários clãs mafiosos. Lea Garofalo esteve sob proteção policial até 2006, ano em que decidiu prescindir dela. Contudo, em novembro do ano passado foi atraída pelo ex-companheiro a ir até Milão sob o pretexto de ver a filha, e desde então nunca mais foi vista.
Segundo a polícia, foi sequestrada pelos cúmplices de Cosco, que a levaram para Monza, a interrogaram, assassinaram e dissolveram o seu corpo em ácido.
As autoridades policiais aumentaram o número de acusações contra Cosco e o seu cúmplice Massimo Sabatino, que já se encontravam detidos por outros crimes, e prenderam mais quatro pessoas, incluindo dois irmãos do ex-companheiro de Lea Garofalo.





Maior prêmio de Euromilhões não foi reclamado

O maior 'jackpot' de Euromilhões, no valor de 129 milhões de euros, ainda não foi reclamado, segundo o jornal britânico Daily Mirror, que revelou que a aposta foi registrada em Coventry.
Se ninguém se apresentar como vencedor da aposta, o concessionário de jogos e lotarias Camelot vai divulgar até ao final da semana o local exato onde a mesma foi registrada. Os vencedores têm 180 dias para reclamar o prêmio, atribuído no sorteio de 8 de Outubro.
O jornal divulgou que a aposta foi feita em Coventry, cidade britânica a noroeste de Londres, e destaca que o prêmio fará do vencedor "a 589.ª pessoa mais abastada do país, mais rica do que Robbie Williams, David Bowie ou Rod ­Stewart".





SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário