segunda-feira, 4 de outubro de 2010



A eleição presidencial de 2010 será definida no segundo turno. Medirão forças Dilma Rousseff e José Serra.

...X...



Dilma Rousseff




José Serra







Curiosidade

Figuras políticas conhecidas foram derrotados nestas eleições. Muitos deles, foram ferozes críticos do governo Lula.
São eles: Tasso Jereisat, Cesar Maia, Arthur Virgilio, Marco Maciel e Heloisa Helena.
Além destes, o ex-presidente Fernando Collor, apoiador de Dilma em Alagoas.

O candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR), conseguiu atingir a marca de mais de um milhão de votos ( 1.353.820 ) na eleição para deputado federal em São Paulo. O candidato utilizou o bordão “pior que está não fica”.
Tiririca terá companhia em Brasilia de figuras como os ex-jogadores Romário e Danrlei (Grêmio), o ator Stepan Nercessian, o filho de José Dirceu, Anthony Garotinho, Ratinho junior, Jean Wyllys ( Big Brother Brasil ) - entre outros.



Eleições 2010 - Divulgação de Resultados ( clique aqui )

Composição do Senado ( clique aqui )

Confira o desempenho ( clique aqui )

Confira a situação para governador
nos 26 estados e DF ( clique aqui )





Claúdio Humberto
Lula transferiu votos para o segundo turno
Com que cara fica “o cara” agora? Nem as pesquisas pré-eleitorais, nem a popularidade de 74% do presidente influenciaram os números que brotaram das urnas, neste 3 de outubro. Tudo indica que a “bichinha palanqueira”, como diz Lula, enfrentará mais palanques – não alçou voo sozinha, abatida pelos escândalos da amiga e ex-“braço direito” Erenice Guerra (& Filhos). O tucano José Serra, terá de se virar: deu sorte, diante da “candidata sem experiência administrativa”.
A conversa do PV de Marina Silva com o PSDB Serra já começou: o “fenômeno” desta eleição contaminou o “meio ambiente” de Dilma.
Dilma terá que “descarregar” escândalos que emperraram seu caminho no primeiro turno. Serra preparar-se para não sobrar também para ele.
A festa terá que esperar:
Como revelamos Dilma posou como presidente para revistas semanais. O presidente Lula montou uma grande “festa da vitória”.
Zona de perigo:
A popularidade de Lula sobe quase na mesma proporção em que o dólar cai perigosamente. Deve ter algum simbolismo nessa gangorra.
Passageiros ovacionam comandante que anunciou 2º turno para presidente:
Passageiros do vôo 1811 da GOL, na rota Recife-Brasília, irromperam em aplausos e gritos de "viva!", neste domingo, quando o comandante anunciou durante o voo, às 19h48, que a apuração parcial dos votos, na disputa presidencial, indicava a possibilidade de segundo turno: "Acabamos de receber da central a informação de que 66% dos votos apurados revelam que Dilma tem 44% dos votos; Serra, 34; e Marina 20". Ninguém ouviu o complemento da informação, porque o avião "explodiu" em aplausos.
A ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra terá que deixar em 17 de outubro a mansão no conjunto 15 da SHIS QL 12, na exclusiva Península dos Ministros, em Brasília, quando acaba o prazo de 30 dias após a exoneração, publicada no Diário Oficial da União. Ela deixou o cargo dia 16 (quinta). Na segunda, 18, dará adeus aos cinco meses de mordomias de praxe. Em último caso, poderá morar com os parentes.





Sistema biométrico funciona com sucesso nas eleições 2010

O sistema de votação biométrico, usado pela primeira vez em eleições gerais neste ano, foi um sucesso na avaliação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Segundo dados do tribunal, houve 93,5% de reconhecimento das impressões digitais nos 60 municípios em que o sistema foi implantado. Segundo o ministro, as identificações que apresentaram falhas foram feitas pelo método tradicional e todos os eleitores votaram. Falhas no sistema eletrônico e impressões digitais danificadas foram os principais motivos que impediram o sistema de funcionar devidamente para 6,5% dos eleitores registrados, informou o ministro.





Bento XVI contra máfia

O Papa Bento XVI condenou durante uma missa em Palermo, as atividades da máfia, e instou os sicilianos a não terem medo e "a olharem com esperança para o futuro".
"Em Palermo, como em toda a Sicília, não faltam as dificuldades", afirmou o Sumo Pontífice, destacando "aqueles que vivem em condições de precariedade por causa da falta de trabalho (...) e da criminalidade organizada".
Esta condenação da organização criminosa siciliana acontece 17 anos depois de João Paulo II ter proferido palavras de grande dureza para com os mafiosos.
"Estou aqui para pedir-vos que não tenhais medo", afirmou ainda Bento XVI, instando a população a não se resignar à violência. "Não tenhais vergonha de dar testemunho dos valores humanos e cristãos", sublinhou o Papa, frisando que "quem deve ter vergonha é quem faz mal à comunidade civil e religiosa".





Cidades da Europa em grande risco

Vários países europeus elevaram o nível de alerta terrorista, depois de os EUA instarem os seus cidadãos a ter cuidados adicionais em caso de viagens para a Europa. Também o Reino Unido avisou os seus cidadãos, sobretudo os que viajem nas próximas semanas para França e Alemanha.
Apesar de destacarem o risco destes dois países, as autoridades britânicas recusaram revelar as razões do fato, limitando-se a sublinhar que, "como outros grandes países europeus, estão perante forte ameaça terrorista". Internamente, o Reino Unido mantém o nível de alerta elevado.
O alerta não se destina a dissuadir as viagens, mas para que as pessoas sejam vigilantes.
Embora não seja explicitamente referida, a reunião de cúpula da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que terá lugar em Lisboa a 19 e 20 de Novembro é um alvo potencial, desde logo devido à presença de chefes de Estado dos EUA e de duas dezenas de países europeus.
De acordo com vários meios de comunicação social internacionais, os serviços secretos ocidentais terão descoberto planos que indiciam a intenção da Al-Qaeda em atacar as principais cidades do Reino Unido, França e Alemanha.
Já foram publicadas várias informações sobre ataques malogrados em vários países europeus.









Wen Jiabao: Defende liberdade


O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, afirmou em entrevista à cadeia de televisão CNN que a liberdade de expressão é “indispensável em todos os países”.









Itália: Doze bombas encontradas

A Polícia de Nápoles encontrou 12 cocktails Molotov prontos a serem usados contra caminhões do lixo. As bombas estavam escondidas na berma de uma estrada que leva a um depósito de lixo em Terzigno, arredores de Nápoles, um dos centros da chamada ‘guerra do lixo’ que há algumas semanas reacendeu naquela cidade italiana.





Bastião artístico enfrenta despejo












Símbolo de rebeldia do pós-reunificação, de contracultura nos anos 90, o Tacheles continua ocupado por mais de 50 artistas, que agora, 20 anos depois na unificação da Alemanha, enfrentam a ameaça iminente de despejo por parte do proprietário, o banco HSH Nordbank.
Na Oranienburger Strasse, em Berlim, umas das artérias mais movimentadas da cidade, o edifício Tacheles, palco de uma vida artística vibrante, tem portas abertas 24 horas.
Gente de todas as idades e nações sobe e desce as escadas de ferro, entre paredes riscadas e escritas com palavras de ordem, grafiti ou posters provocadores.
O Tacheles é o local mais visitado da capital alemã, logo a seguir ao Reichstag e à Porta de Brandeburgo. E é também o edifício mais emblemático e polêmico da cidade. Na mais completa ruína quando o Muro de Berlim caiu, em 1989, artistas alemães viram nele uma oportunidade e utilizaram-no para trabalhar e viver.
"A ideia é usar o espaço de forma livre para criação artística, não uma arte comercial, mas um laboratório onde a arte surge nas diversas formas, enquanto produção e com possibilidades de falhar, há um borbulhar de ideias vindas de vários cantos do mundo ", diz a porta-voz do edifício.
"O Tacheles é um espaço onde é possível viver de forma diferente e alternativa e fora dos padrões comuns da sociedade atual e são muitos os que tentam trabalhar aqui", explica Linda Cerna.
O edifício de ateliers tem só 1250 m2 do total de 25 mil m2 dedicado a arte, bares, cinema, teatro e música ao vivo, tudo altamente alternativo e fora dos padrões habituais.
Mas o Tacheles tem um inimigo comum a todos os que o ocupam: o banco alemão HSH Nordbank, sediado em Hamburgo e proprietário do edifício. As dificuldades financeiras do banco têm contribuído para a urgência de vender.
"O banco vai fazer um leilão em breve… o presidente da câmara de Berlim, Kaus Wowereit, quer salvar o Tacheles, mas o edifício continua nas mãos do banco e a cidade não tem meios de financiamento (...) demos a sugestão de separar a propriedade do edifício onde estão os artistas e ficar agregado a uma fundação", diz Linda Cerna, "mas não há reações nem datas… Há um ano e meio que o contrato de arrendamento acabou e ainda não se sabe o que vai acontecer".
Os habitantes fizeram uma manifestação recente em que encenaram o funeral do banco HSH, que aliás está falido e sobrevive à custa do pagamento de impostos.
No Tacheles, a apreensão é evidente. Os residentes depois de tudo o que têm passado, garantem que não abandonarão o edifício: "Se for preciso vamos buscar carros blindados."





EUA infectaram 1500 guatemaltecos com sífilis e gonorreia












Obama pediu desculpa por experiências com cobaias humanas nos anos 40.
Os EUA pediram desculpas formais à Guatemala por terem realizado experiências nos anos 40, com cobaias humanas, em testes sobre os efeitos da penicilina, naquele que poderá ser um dos capítulos mais negros da História da Medicina. Nos estudos foram infectadas de propósito 1500 pessoas com doenças sexualmente transmissíveis, sífilis e gonorreia. Pelo menos um doente morreu.
O Presidente americano, Barack Obama, pediu desculpa ao presidente da Guatemala, Alvaro Colom, que classificou o caso de "crime contra a Humanidade". A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que já na véspera falara com o Presidente guatemalteco, definiu as experiências como "claramente contra a ética".
Os testes foram realizados entre 1946 e 1948, usando cobaias escolhidas entre prostitutas, presos, soldados e doentes mentais. As experiências foram organizadas pelo Instituto Americano de Saúde e a organização pan-americana da saúde, portanto, com dinheiro público, e o Governo guatemalteco sabia do que se passava.
Estes testes com cobaias humanas teriam ficado no esquecimento se não fosse um acaso que levou uma professora de história da medicina no colégio de Wellesley, nos EUA, a desenterrar velhos documentos. Susan Reverby ficou chocada quando deparou com este caso desconhecido, tão grave como o famoso episódio Tuskagee, ainda hoje discutido nos EUA.
O "Experimento Tuskegee" (também conhecido como "Estudo Tuskegee sobre sífilis não tratada") foi um estudo clínico levado a cabo entre 1932 e 1972 em Tuskegee, Alabama (Estados Unidos), pelos serviços públicos de saúde americanos. Então, 399 negros, em sua maioria analfabetos, foram estudados para observar a progressão natural da sífilis se não era tratada. Este experimento gerou muita controvérsia, e provocou mudanças na proteção legal dos pacientes nos estudos clínicos. Os sujeitos utilizados neste experimento não deram seu consentimento, não foram informados de seu diagnóstico e foram enganados.
Reverby estava exatamente a investigar o caso Tuskagee e encontrou documentos de um investigador, John Cutler, que esteve envolvido nas duas situações. Nos anos 40 ainda era comum fazer experiências sem o consentimento dos doentes e, na Guatemala, houve excesso de confiança nas propriedades da penicilina. Para mais, os cientistas tentaram provar que a sífilis podia ser "prevenida" com uso da penicilina, o que exigiu infectar de propósito as suas vítimas.





Prêmios Nobel

Quando Alfred Nobel redigiu o seu testamento, em 1895, estava longe de pensar que, um século depois, estaria incompleta a lista de categorias que desejava ver galardoadas por terem feito a diferença para a humanidade. Daí não surpreender o fato de, dia em que começa a "temporada" dos Nobel, cientistas pedirem à Fundação Nobel para proceder a uma "atualização" dessa lista.
"Admiro os prêmios Nobel enquanto certificados de um reconhecimento planetário das maiores realizações, mas [nos nossos dias] eles são insuficientes", afirmou Larry Brilliant, um epidemiologista americano.
Brilliant foi um dos dez cientistas de renome que assinaram, em 2009, uma carta aberta à Fundação Nobel pedindo um alargamento das categorias contempladas no testamento do químico e industrial sueco. E que este ano voltam a insistir na sua petição.
"O mundo tornou-se bastante mais complexo. Penso que existem muitas outras categorias dignas de ser incluídas nos Nobel", sublinhou Brilliant. Esta opinião é partilhada pelo bioquímico britânico Tim Hunt. Aliás, Hunt, que foi Nobel da Medicina 2001, reconhece que os comitês "desenvolvem uma grande imaginação para alargar as fronteiras das categorias".
Mas o fato é que, por exemplo, as ciências do ambiente ou a saúde pública são hoje domínios férteis em trabalhos de ponta, mas que são difíceis de classificar nos campos preestabelecidos da Medicina, Física, Química, Literatura ou da Paz - as tais categorias que, desde 1901, são galardoadas com o nome do homem que deixou a sua fortuna de 32 milhões de coroas para o "bem da humanidade".
Essa limitação levou, aliás, o Banco Central da Suécia a criar em 1968 o "Prêmio do Banco da Suécia em memória de Alfred Nobel", e que passou a ser conhecido como Prêmio Nobel da Economia.
Mas o pedido dos dez cientistas parece condenado ao fracasso. O diretor executivo da Fundação Nobel considerou que "não haverá novos prêmios. Já temos suficientes". Para Michael Sohlman, as categorias atuais "correspondem aos centros de interesse de Alfred Nobel".





SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário