quinta-feira, 28 de outubro de 2010


Movimento anti-Obama mudou o cenário político

















Barack Obama chegou à Casa Branca em 2008 prometendo mudar a política em Washington, mas a principal mudança desde então foi o fortalecimento do "Tea Party", um movimento conservador de base de oposição ao presidente democrata.
O jornal Washington Post questionou, em artigo publicado esta semana, que o "Tea Party" seja um movimento, preferindo a definição "um grupo díspar de ajuntamentos vagamente ligados que fazem surpreendentemente pouco para se envolverem no processo político".
Os jornalistas do diário norte-americano fizeram durante os últimos meses um levantamento de todos os grupos "Tea Party", cuja dimensão consideram "inflacionada".
Alguns grupos identificados têm apenas um elemento, o criador, e outros resultam de jantares entre família ou amigos, como o "San Carlos Tea Party", da Califórnia, uma iniciativa de uma gestora hospitalar de 52 anos, Donna Riner.
"Convidei apenas amigos e familiares [para jantar]. Queria que eles soubessem o que o 'Tea Party' representa. Tem a ver com menos governo e menos impostos", disse ao Washington Post.
Entre as principais preocupações destes conservadores estão também a economia, as políticas da administração Obama, e mesmo os políticos republicanos.
Muitos questionam a nacionalidade do presidente, e mesmo a sua fé cristã, fazendo de Obama alvo preferencial nos cartazes que levam para os comícios, juntamente com a líder democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.
Sobretudo composto por brancos cristãos, o movimento é muitas vezes acusado de racista por setores liberais, e esforça-se por dar uma imagem de maior tolerância, proibindo cartazes racistas e mesmo expulsando de comícios elementos mais radicais.
Mesmo sem uma estrutura de liderança, alguns dos principais movimentos nacionais, como "FreedomWorks" ou "Tea Party Express", conseguem reunir dezenas de milhares de pessoas, e tornaram-se uma força real da política, apesar de serem contra o "sistema".
Um dos momentos altos do movimento deu-se a 28 de agosto, num comício intitulado "Para Restituir a Honra" aos Estados Unidos, com as duas caras mais populares do movimento -- a candidata republicana a vice-presidente nas últimas eleições e ex-governadora do Alasca Sara Palin e o apresentador de televisão Glenn Beck.
"Por demasiado tempo, este país vagueou nas trevas (...) a América volta hoje a virar-se para Deus", proclamou Beck, no mesmo dia e no mesmo local -- o monumento a Abraham Lincoln em Washington -- em que 47 anos antes o histórico ativista Martin Luther King proferiu o seu célebre discurso em prol dos direitos dos afro-americanos.
Prova do poder do "Tea Party" nacionais está também nas vitórias dos candidatos que apoiou em vários pontos do país, alguns dos quais deverão chegar no Congresso.
Foram os casos de Sharron Angle, que disputa taco-a-taco a eleição para um lugar no Senado com o líder democrata na câmara, Harry Reid, e dos estreantes Joe Miller e Christine O'Donnel, que derrotaram senadores estabelecidos, respectivamente no Alasca e no Delaware, com financiamento do "Tea Party".
E o movimento terá uma palavra a dizer na escolha de quem será o candidato presidencial republicano em 2012, reconheceu o ex-líder republicano na Câmara dos Representantes Newt Gingrich.
O Wall Street Journal noticiou esta semana que Gingrich está a correr o país em contatos com ativistas locais em estados chave para a escolha do adversário de Obama.





EUA perderam contato com 50 mísseis nucleares

O centro de controlo da base aérea de Warren, no estado norte-americano do Wyoming, perdeu temporariamente o contato com 50 mísseis nucleares intercontinentais no último fim de semana , devido a uma falha técnica, divulgou o Ministério da Defesa norte-americano.
A Força Aérea está a investigar o acidente, que atribui de momento a uma falha de um componente que afetou os computadores do centro de controlo, disse à imprensa o porta-voz do Pentágono, Dave Lapan.
A falha ocorreu no sábado de manhã, quando o centro de controlo da base, situada perto da localidade de Cheyenne, perdeu durante 45 minutos a comunicação com 50 mísseis balísticos Minuteman III, disse o tenente-coronel John Thomas.
O ministério confirmou que o presidente Barack Obama foi informado sobre o incidente nesta base, que tem 450 mísseis Minuteman norte-americanos.
John Thomas adiantou que se está a investigar o que aconteceu, mas afastou a possibilidade de as causas da interrupção das comunicações terem sido "voluntárias ou maliciosas".
A Força Aérea reiterou que os mísseis têm sistemas de segurança e proteção e que o incidente não significa "uma falha importante na segurança nuclear".
Os mísseis foram revistos e não sofreram qualquer dano, além de a Força Aérea insistir que conta com múltiplos processos de segurança e funções de controlo e que em momento algum houve qualquer perigo para a população.
A revista The Atlantic indicou na sua edição electrônica que o ministro da Defesa, Robert Gates, e o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Mike Mullen, foram informados imediatamente, e o Los Angeles Times assegura que Obama só foi informado na terça feira.





Bolívia anuncia que Irã será seu "sócio" na indústria do lítio

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que o Irã será "sócio" na industrialização das reservas de lítio de seu país. O índio cocaleiro Evo Morales fez o anúncio ao concluir uma visita oficial de três dias a Teerã, onde os governos da Bolívia e do Irã reafirmaram uma aliança política e econômica, além de vários convênios de cooperação. "A Bolívia está consciente do amplo conhecimento científico do Irã, para que seja sócio do país na industrialização do lítio", disse o índio cocaleiro Morales em uma entrevista coletiva conjunta com seu colega iraniano Mahmoud Ahmadinejad. Não foi explicado se a aliança com o Irã para industrializar o lítio, metal considerado chave para a indústria de automóveis elétricos, deixará de lado definitivamente outros possíveis parceiros, como as companhias japonesas Mitsubishi e Sumitomo, a francesa Bolloré e a sul-coreana Kores, além dos governos do Brasil e da Venezuela, entre outros. O índio cocaleiro Evo Morales disse na semana passada em La Paz que a Bolívia pode ter em suas mãos a chave para uma mudança global de matriz ao somar em seus salares do altiplano, principalmente no de Uyuni, reservas de 100 milhões de toneladas de lítio. Essas reservas, que equivalem a 70% dos depósitos certificados desse metal no momento no mundo, serão exploradas exclusivamente pelo Estado boliviano até a fase de produção de carbonato de lítio e de produtos ligados, como o cloreto de potássio.





Cristiano Ronaldo novamente alvo de "perseguição" por raio laser
















O português voltou a ser alvo de uma tentativa de desestabilização durante o jogo de terça feira do Real Madrid em Múrcia (0-0), pela Taça do Rei.
De acordo com a imprensa espanhola, que faz referência ao fato ilustrando com imagens, um raio verde "coloriu" a face de Ronaldo quando este se encontrava imobilizado e pronto para cobrar uma falta, aos 72 minutos.
O jornal diário Marca, para além da fotografia com a cara do internacional português "pintada", revela a presença do raio laser esverdeado noutras situações durante o jogo, para além do momento da cobrança da falta.
Ainda de acordo com o mesmo jornal, o autor do "ataque" a Cristiano Ronaldo, além de contornar a segurança no que diz respeito a introduzir o laser no estádio, também não foi apanhado pelo sistema de vigilância.
A situação vivida por Cristiano Ronaldo em Múrcia não é inédita, dado que o jogador já foi alvo de "perseguição" por parte de dispositivos semelhantes nos estádios do Barcelona, Marselha e Lyon.
Em Março de 2008, a UEFA castigou o Lyon com uma multa de 3675 euros pelos adeptos terem visado Cristiano Ronaldo, então a serviço dos ingleses do Manchester United, com raios laser, durante um jogo da Liga dos Campeões.

Veja o vídeo:









Mulher de Tony Blair vende relógio no eBay

Cherie Blair, mulher do antigo primeiro-ministro inglês, vendeu no site do eBay um relógio que supostamente o seu marido ganhou de presente de Silvio Berlusconi.
A notícia foi publicada pelo jornal inglês "Daily Telegraph". O relógio, da marca Locman Mare Titanium, foi anunciado como uma peça "sem uso, ainda no estojo original e com a correspondente garantia".
O relógio tem um preço aproximado de 342 euros, mas a mulher de Tony Blair apenas arrecadou 111 euros no leilão.
O "Daily Telegraph" recorda que apesar de Tony Blair tenha ganho mais de 22 milhões de euros ao deixar a política, e ganhar 6,6 mil euros por minuto em palestras, a sua mulher tenta economizar dinheiro sempre que pode.





Bin Laden envia mensagem de audio a ameaçar franceses

A França foi o alvo escolhido por Osama Bin Laden, que voltou a enviar uma mensagem audio através da estação de televisão Al-Jazeera.
"O único meio de preservar a vossa segurança e de pôr um ponto final as vossas injustiças contra a nossa Nação é a vossa retirada da maldita guerra de Bush no Afeganistão e o fim da vossa colonização direta e indireta", avisou o líder da Al-Qaeda numa mensagem dirigida ao povo francês.
A França tem 3750 soldados destacados no Afeganistão. Nas últimas semanas o país tem estado em elevado alerta terrorista e o Governo de Nicolas Sarkozy chegou mesmo a considerar que estava iminente um atentado terrorista em território francês.
Na mensagem audio, Bin Laden questiona-se como é que os franceses podem querer viver em paz e segurança quando o seu país "participa na ocupação e ajuda os americanos a matar mulheres e crianças".
O líder da Al-Qaeda aproveita ainda para acusar os franceses de interferirem nos assuntos dos "muçulmanos e em particular no Norte e no Oeste de África". Bin Laden considerou justificado o rapto em Arlit, no norte do Níger, de cinco cidadãos franceses, um togolês e um malgaxe. O sequestro havia sido reivindicado a 21 de setembro pela chamada Al-Qaeda no Magrebe Islâmico - um grupo nascido dos islamitas argelinos.





Alerta de tsunami não funcionou na Indonésia
















Bóias do sistema de alerta junto às ilhas Pagai foram vandalizadas. A atividade do vulcão Merapi diminuiu, mas ameaça mantém-se.
A morte de 250 mil pessoas no tsunami de Dezembro de 2004, no Sudeste Asiático, levou à criação de um sistema de alerta no Índico. Mas este não estava a funcionar na noite de segunda-feira, quando um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter desencadeou uma onda de três metros que destruiu dez aldeias nas ilhas Mentawai e Pagai, na Indonésia, e matou pelo menos 272 pessoas. A dois mil quilômetros, a erupção do vulcão do monte Merapi deixou 29 mortos.
Segundo o relato dos sobreviventes, não houve qualquer alerta de tsunami. Há ainda mais de 400 desaparecidos. Um responsável da Agência para a Avaliação e Aplicação de Tecnologia da Indonésia disse que as bóias de detecção da região de Mentawai foram vandalizadas e estavam por isso fora de serviço. "Não é que estejam partidas, mas foram vandalizadas e o equipamento é muito caro. Custa-nos cinco milhões de rupias (404 mil euros)", afirmou Ridwan Jamaluddin.
Este responsável acredita contudo que, mesmo que o alerta estivesse a funcionar corretamente, poderia não ter sido suficiente para evitar a perda de vidas. "As ilhas Pagai estão muito próximo do epicentro, por isso as ondas chegaram em apenas cinco ou dez minutos. Mesmo se as bóias estivessem a funcionar, seria tarde de mais para avisar as pessoas."
Borinte, um camponês de 32 anos, contou que foi incapaz de salvar a mulher e os três filhos, tendo apenas sobrevivido porque se agarrou a uma prancha e conseguiu manter-se a flutuar. "Quando vimos a onda, tentamos correr, mas ela foi mais rápida que nós e engoliu-nos", explicou. Outro sobrevivente descreveu "uma onda de água e espuma branca" que se abateu sobre a terra.
O mau tempo tem impedido a chegada de ajuda por mar, mas alguns helicópteros e aviões já aterraram nas ilhas, trazendo socorristas e equipamento médico. O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, é esperado no local da tragédia para supervisionar os trabalhos, depois de ter encurtado a sua visita ao Vietname (onde participava da reunião da Associação das Nações do Sudeste Asitático). Quatro mil pessoas perderam as suas casas por causa do tsunami e os refugiados necessitam agora de tendas, cobertores, comida, água e medicamentos.
Uma segunda tragédia natural está a atingir o país, desta vez na populosa ilha de Java: a erupção do Merapi (que significa "montanha de fogo" em javanês), depois de quatro anos adormecido. A atividade do vulcão diminuiu consideravelmente, mas as autoridades indonésias dizem que a ameaça ainda se mantém. As nuvens de cinzas, que se elevam a 1,5 quilômetros de altura, obrigaram a retirada de 42 mil pessoas das suas casas e provocaram a morte a pelo menos 29 pessoas.
Entre as vítimas mortais está Mbah Marijan, o "guardião espiritual" do Merapi. O seu corpo foi retirado dos escombros da sua casa, localizada a apenas quatro quilômetros da cratera. Segundo as mídias locais, o homem de 80 anos estava coberto de cinzas, ajoelhado em posição de oração, como se tivesse tentado, até ao fim, acalmar a cólera do vulcão. O "avô" Marijan conduzia a cerimônia anual de Labuhan, de ofertas ao Merapi.





Itália: Professora é 'muito sexy' para dar aulas

A italiana Ileana Tacconelli, de 28 anos, que dá aulas numa escola católica em Milão, Itália, foi considerada "muito sexy" para ser professora por um grupo de pais. A revolta ocorreu depois da mulher ter publicado fotografias e vídeos seus, provocadores, na Internet, segundo a imprensa italiana.
A polêmica começou quando uma mãe reclamou com o diretor da escola, Aldo Geranzani, dizendo que a professora era "muito atraente", sendo uma distração para os estudantes.
Outros pais também se queixaram de um vídeo da italiana que apareceu na Internet, num concurso de beleza na região central da Itália, onde Ileana aparecia em trajes sexys.






SITUAÇÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário