quinta-feira, 14 de outubro de 2010



Políbio Braga

Dilma Roussef ajudou a privatizar a CRT no RS.

Bem ao contrário do que trombeteiam seus programas eleitorais na TV, a candidata do PT a presidente, Dilma Roussef, trabalhou durante toda a sua primeira administração como secretária gaúcha das Minas e Energia (1.12.1993 A 2.1.1995) no governo do PDT, para privatizar a CRT, a Companhia Riograndense de Telecomunicações. Quando saiu do governo, foi contratada pela RBS para ajudar a conceber a aliança com a Telefônica de Espanha para privatizar a CRT.

Durante o governo do PDT, que foi de 1991 a 1994, a mando de Dilma Roussef, seu então subordinado, o presidente da CRT, Milton Zuanazzi, homem que ela levaria no governo Lula para a Anac, fez várias viagens a Santiago para afivelar o negócio com a CTC, a Companhia Telefônica do Chile, então controlada pela Telefônica de Espanha.
O negócio não saiu.
É que o governador Alceu Collares, também do PDT, como Dilma Roussef, já tinha assinado um protocolo de intenções com a Stet, na época a estatal telefônica da Itália, mais tarde privatizada e transformada em TIM.
O governo chegou a iniciar negociações com a RBS para interessá-la a se associar à Stet e assumir a CRT, mas o presidente Nelson Sirotsky tinha outros planos e disse ao interlocutor que o procurou, logo após farto almoço que ambos mantiveram na própria sede do grupo gaúcho (o interlocutor tinha acabado de regressar de Havana, onde verificou de que modo a Stet passara a operar uma fração dos serviços telefônicos locais, por concessão do governo comunista de Fidel Castro):
-"Se for para comprar a CRT, eu compro sozinho e não preciso dos italianos." ( Nelson Sirotsky )

Ao bater de frente com o próprio governador Alceu Collares, Dilma Roussef e o presidente da CRT pagaram caro pela ousadia. Zuanazzi foi demitido com desonra da CRT.

O negócio que o governo pensava tocar com a Stet, era complicado, envolvia emissão de debêntures conversíveis em ações e acordo de acionistas, porque a Lei de Privatizações ainda não tinha sido editada, o que só aconteceu no governo FHC.

Terminado o governo, Dilma Roussef, de posse de toda a memória das negociações com a Telefônica de Espanha, via CTC, mais informações privilegiadas sobre a CRT, foi trabalhar para a RBS, a convite do então diretor Jurídico, Afonso Motta (Deputado Federal eleito pelo PDT em 2010). Motta, brilhante advogado, era do PDT como Dilma Roussef. Nem uma só vírgula de qualquer contrato ou acordo da RBS saía do grupo sem o seu aval.

A ex-secretária de Minas e Energia foi ajudar na área de Projetos Especiais da RBS. Um deles, o mais ambicioso e brilhante, foi o que levou ao acordo com a Telefônica de Espanha. Nelsinho, o dono da RBS, e Juan Villalonga, no dia 16 de dezembro de 1996, dois anos depois do final do governo do PDT, venceram o leilão de privatização da CRT. Na data da privatização da CRT, a composição acionária da Telefônica do Brasil era: Telefônica Internacional, 30%; RBS, 30%; e o restante das ações dividido entre a Portugal Telecom, 23%; a Iberdrola (empresa de energia espanhola), 7%; e o Banco Bilbao Vizcaya, 7%.





Vítor Vieira
Governo Lula deixa o dólar despencar e liquida com as exportações brasileiras
O dólar comercial foi vendido no Brasil na quarta-feira por R$ 1,655, representando mais uma queda, de 0,66%. Trata-se da menor taxa desde 1º de setembro de 2008, portanto, anterior à quebra do banco Lehman Brothers, evento detonador da pior fase da crise financeira mundial. Este dólar extremamente baixo representa um gigantesco prejuízo para as exportações brasileiras. Por outro lado, favorece em extremo as importações, o que contribui para destruir a produção nacional. Resumindo: é um tipo de situação que propicia a desindustrialização do País.
Casa Civil da Presidência contratou o filho do acupunturista da petista Dilma
A Casa Civil, sob o comando da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, contratou o filho do acupunturista dela e do presidente Lula. Na época da ditadura militar se chamava isso de "mordomia", e era altamente feio. Gu Zhou-Ji, que ajuda o pai no atendimento à candidata, ganha R$ 4.000,00 por mês para atender funcionários do ministério. A princípio, Zhou-Ji foi nomeado como "assessor técnico" em outubro de 2009. Em abril de 2010, parou de exercer função burocrática e passou a aplicar suas técnicas terapêuticas nos "funcionários e seus dependentes". Ou seja, mordomias puras distribuídas pela Casa Civil petista de Dilma Rousseff com dinheiro público. Dilma deixou o governo no final de março. Mas o serviço de Zhou-Ji não se restringe à Casa Civil. Como assistente do pai, o acupunturista Gu Hanghu, ele ajuda no atendimento à candidata Dilma. Segundo Zhou-Ji, ela recebe atendimento duas vezes por semana na casa dela ou no consultório do pai, em sessões particulares, para combater "o estresse" e para "recuperação do corpo" após o tratamento do câncer linfático que teve no ano passado. É mais para a manutenção mesmo", disse ele. A assessoria de Dilma informou que Zhou-Ji pode ter acompanhado sessões terapêuticas do pai com a candidata. Ou seja, o governo paga, ou melhor, os contribuintes pagam, para que a petista Dilma tenha esta mordomia com recursos públicos.





Claúdio Humberto
A aparência de Dilma Rousseff suscita preocupações sobre sua saúde até entre aliados. Ela ganhou peso durante a campanha, quando candidatos emagrecem, e a coloração de sua pele podem sugerir que ela toma medicamentos à base de cortizona. Sua assessoria nega: “A candidata não está com problemas de saúde, não está fazendo qualquer tratamento, e foi declarada curada do câncer pelos médicos”.
A assessoria de Dilma mal esconde o desejo de determinar o que deve interessar ou não aos jornalistas: “É um absurdo insistir nessa pauta.”
Para a irritada assessoria da campanha do PT, não é da conta de ninguém o estado de saúde de quem pretende governar o País.





Termina a operação de resgate dos 33 mineiros no Chile
















Foram 70 dias de reclusão a 622 metros de profundidade, e 17 dias sem que o mundo lá fora soubesse se estavam vivos ou mortos. Após pouco mais de 24 horas de esforços, o Chile entra para a história nesta quarta-feira com uma operação de resgate sem precedentes, e salvou os 33 mineiros que estavam presos em um buraco no fundo da mina. Também foram resgatados os cinco socorristas que haviam descido para preparar os mineiros pelo resgate pela cápsula Fênix que foi utilizada para retirá-los do local. Florencio Ávalos entrou para a história como o primeiro mineiro a sair da mina, à 0h11. Igrejas de todo o país badalaram seus sinos para comemorar, atendendo a uma sugestão do presidente Sebastíán Piñera. Em 5 de agosto, a estrutura da mina San José cedeu, e deixou os 33 mineiros presos a mais de 600 metros de profundidade. O incidente na pequena mina de cobre e ouro no norte do Chile colocou a cidade de Copiapó (a 800 quilômetros ao norte de Santiago) no mapa do mundo. Foi só em 22 de agosto, quando a esperança de encontrar sobreviventes já era ínfima, que funcionários da equipe de resgate ouviram batidas na máquina perfuradora que tentava encontrar os mineiros. Com poucas palavras, eles mandaram um recado: "Os 33 de nós no abrigo estão bem", dizia um bilhete colado à máquina. Todos os mineiros foram recebidos na superfície com aplausos e gritos de guerra - "Chi-chi-chi-le-le-le" - pelos milhares de familiares, jornalistas e curiosos que inundaram o acampamento. O presidente do Chile, Sebastian Piñera esteve presente durante toda a operação de resgate, mostrando o empenho total do governo no resgate dos mineiros.





Conselheiro britânico diz que água será o problema mais sério da próxima década

A falta de água pode se tornar o problema mais sério da próxima década, atrelada ao crescimento mundial da população, alertou o principal conselheiro científico do governo britânico, John Beddington. As mudanças climáticas vão levar a mais secas e inundações, o que acarretaria problemas com o suprimento de água fresca. "Crescimento populacional, aumento da riqueza e da urbanização, e mudanças climáticas, tudo representa grandes problemas para a humanidade", disse Beddington durante encontro global sobre clima e energias alternativas. "Mas a disponibilidade de água fresca será o primeiro problema a ser solucionado", completou. A população mundial de aproximadamente 6,6 bilhões de pessoas deve aumentar 2,5 bilhões até 2050. Segundo um estudo das Nações Unidas, em regiões da África, um contingente formado por 90 milhões a 220 milhões de pessoas enfrentarão problemas de suprimento de água já em 2020. Segundo o conselheiro, cada país deveria focar em seus recursos naturais e de produção, além de tecnologias com baixas emissões de carbono, que, no caso do Reino Unido, envolvem a energia eólica e a nuclear.





Cuba sinaliza admitir empréstimos externos a agricultores

Alguns países europeus estão discretamente empenhados em conceder empréstimos a agricultores cubanos, ideia à qual o regime comunista tradicionalmente se opôs, mas que agora parece disposto a aceitar como parte das reformas econômicas em andamento no país. Um pequeno volume de créditos espanhóis para cubanos deve começar a ser liberado em 2011, e há esperanças de que esse fluxo cresça conforme Cuba modernizar sua economia. As primeiras verbas serão concedidas pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que no ano que vem irá doar 490 mil euros (680 mil dólares) para a agricultura, atividade prioritária para Cuba, país importador de alimentos. "Estamos tentando ajudar a criar um instrumento financeiro atualmente não existente em Cuba para fornecer ao setor agrícola créditos em moeda forte", disse Juan Diego Ruiz, coordenador da Aecid em Cuba. As autoridades cubanas sempre viram o microcrédito com preocupação, por entender que ele deturpa os valores socialistas, especialmente se vier do Exterior. Mas diplomatas ocidentais dizem que o regime agora parece estar disposto a aceitar esses empréstimos, mesmo que não aceite falar abertamente sobre programas de microcrédito. Ruiz disse que os empréstimos permitirão que os agricultores (arrendatários de terras estatais) comprem insumos importados, como equipamentos de irrigação e sementes.





China: Bloqueado encontro entre mulher do Nobel e diplomatas












A mulher do prêmio Nobel da paz Liu Xiaobo confirmou que foi impedida de se encontrar com diplomatas noruegueses, que visitaram a sua casa, onde está sob vigilância policial.
Liu Xia anunciou, através da sua conta no Twitter, que a entrada dos diplomatas noruegueses na sua residência de Pequim foi bloqueada pelas autoridades chinesas.
A embaixada da Noruega em Pequim, contactada, confirmou que dois dos seus representantes tentaram visitar Liu Xia, sem êxito.
A mulher de Liu Xiaobo encontra-se sob vigilância policial desde sexta feira, quando foi anunciada a atribuição do Nobel ao marido, e as autoridades proibiram-na de falar com a imprensa.
O Nobel da Paz 2010 foi atribuído na sexta feira a Liu Xiaobo, 54 anos, "pelos esforços prolongados e não violentos em favor dos direitos humanos na China".
O dissidente cumpre uma pena de 11 anos de prisão desde 2008 após ter participado na redação da "Carta 08", um texto que reivindica uma China democrática.
A nível oficial, a China continua a reagir com firmeza à decisão do comitê Nobel, com a imprensa estatal a considerar que o prêmio atribuído a Liu pelo organismo norueguês demonstra "um terror extraordinário pelo crescimento da China e do modelo chinês".





Energia: China ultrapassa EUA

A China tornou-se o maior consumidor de energia do Mundo, destronando os Estados Unidos da América, anunciou a Agência Internacional de Energia (AIE)
Metade do crescimento mundial no consumo de petróleo é responsabilidade do gigante asiático. "Ninguém consegue prever quando começará a baixar a procura", afirmou Nobuo Tanaka, director executivo da AIE.
As fontes energéticas tidas em conta pela Agência Internacional de Energia são o petróleo (33,2% do consumo total, em 2008), o carvão (27%), gás (21,1%), nuclear (5,8%), energias renováveis (10%) e hidroeléctrica (2,2%).
No segundo trimestre deste ano, a China tinha ultrapassado o Japão como segunda economia mundial, atrás dos Estados Unidos.





França: Milhares saíram à rua contra a reforma das pensões

Os franceses aderiram aos milhares à greve, a quarta em apenas um mês, contra a reforma das pensões, aprovada pelo Senado na segunda-feira. Apesar do megaprotesto, o governo gaulês avisou que não fará mais concessões.
Em Paris, logo ao princípio da tarde, perto de 65 mil pessoas concentraram-se entre Montparnasse e a praça da Bastilha. Foram organizadas 244 manifestações em todo o país, e, segundo os sindicatos, participaram mais pessoas do que nos protestos anteriores. Segundo números dos sindicatos, aderiram cerca de 3,5 milhões de franceses.
A paralisação afetou fortemente a rede de transportes. Em Paris, uma das principais linhas estava inoperacional e as ligações ferroviárias estiveram paradas. O Eurostar funcionou normalmente, mas o Thalys operou a 80%. No aeroporto Charles de Gaulle foi cancelado um terço dos voos e no de Orly metade.
O governo francês não cede. A nova lei aumenta de 62 para 65 a idade mínima para reforma e de 65 para 67 a necessária para receber pensão completa. Pais com três ou mais filhos ou com crianças incapacitadas podem beneficiar da reforma completa antes de atingirem a idade exigida.





Explosivos militares descobertos em cemitério












Explosivos militares foram encontrados num cemitério de Manhattan, em Nova Iorque, mas sem os detonadores necessários para a explosão, informou a polícia da cidade, que os transportou para local seguro.
Oito barras de explosivo C4, embrulhadas num saco de plástico, estavam no pequeno e isolado, por pouco visitado, cemitério de East Village, no sudeste de Manhattan. Raymond Kelly, chefe da polícia de Nova Iorque, indicou que o material era de tipo "militar" e "muito potente", equivalendo em quantidade aos explosivos utilizados nos atentados de Londres em 2005. "Num edifício, isto provocaria enormes estragos", disse Kelly, em conferência de imprensa no exterior do cemitério. Está por determinar a razão da presença no cemitério dos explosivos, que foram transportados para análise num centro especializado da polícia do Bronx, uma das cinco divisões administrativas de Nova Iorque. "Talvez tenham sido retirados de uma infraestrutura militar há vários anos. Não sabemos quando", disse Kelly, adiantando: "Parece que estavam lá há algum tempo."





Coreia do Norte: Filho mais velho de Kim discorda da "dinastia"












Kim Jong-nam, 39 anos, rejeitou ser líder máximo em Pyongyang, sucedendo ao pai e ao avô. O Poder será do irmão mais novo Kim Jong-un.
Numa rara fuga à ortodoxia entre os norte-coreanos, o filho mais velho do ditador Kim Jong-il manifestou oposição à "sucessão dinástica" em curso em Pyongyang. Após o avô Kim Il-sung, que foi líder máximo da Coreia do Norte de 1948 até à morte, em 1994, e do pai, que ocupa o poder desde então, Kim Jong-nam esteve para ser o sucessor. Mas recusou. A justificação foi agora expressa, numa entrevista ao canal televisivo japonês Asahi TV, por este habitual frequentador dos casinos de Macau. "Oponho-me à transmissão hereditária do poder a uma terceira geração da família", declarou Kim Jom-nam, de 39 anos, nesta entrevista, feita em Pequim.
O mais velho dos filhos do ditador norte-coreano esteve na primeira linha da sucessão até 2001, ano em que foi detido à entrada do Japão com um passaporte falso. Desde então, reside na China, viajando ocasionalmente a Tóquio e ao ex-território português de Macau, capital mundial do jogo.
"Nunca tive interesse em assumir o poder", afirmou Kim Jong-nam, noutra entrevista, concedida em 2009 a um jornal chinês. Nas declarações à Asahi TV, o filho mais velho de Kim Jong-il manifestou, no entanto, a intenção de colaborar com o irmão mais novo, Kim Jong-un, "naquilo que for necessário", embora não tenha a intenção de se mudar para a Coreia do Norte.
"Pessoalmente, oponho-me à transmissão hereditária (do poder) a uma terceira geração da família", disse Kim Jong-nam.
"Mas penso que há certas razões internas para isso. Se é o caso, penso que temos de aceitar", acrescentou.
Kim Jong-un, de 27 anos, foi recentemente nomeado general de quatro estrelas e dirigente do partido comunista norte-coreano - um primeiro passo aparente para substituir o pai.





Sapato mede mais de cinco metros

A cidade de Marikina, no Sul das Filipinas, detém o recorde do maior par de sapatos do Mundo. O gigantesco calçado, que levou 77 dias a ser fabricado, mede 5,29 metros de comprimento, 2,37 metros de largura e 1,83 metros de altura.
Até agora, os títulos de maior sapato do Mundo pertenceram às localidades de El Paso (Texas, EUA), e Okular (Turquia). Este ano, os filipinos de Marikina estavam apostando em entrar no Guinness e conseguiram.





SITUAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário