terça-feira, 31 de agosto de 2010



Políbio Braga

Caos na saúde pública representa a falência do SUS.
Ninguém imaginava que o caos na saúde pública patrocinada pelos cofres públicos, chegaria ao RS do modo como chegou nos últimos 30 dias.
O SUS, o Sistema Único de Saúde, transformou-se numa fraude para todas as famílias que precisam de atendimento.
A greve dos médicos do SUS, iniciada nesta segunda-feira em Caxias do Sul (a segunda greve ilegal em meio ano) apenas tornou explosiva uma situação que já vinha se agudizando de forma incontrolável e caótica em Porto Alegre e nas grandes cidades do RS. Os pacientes que chegaram às 42 Unidades Básicas de Saúde de Caxias, bateram com a cara na porta.
Em Porto Alegre, há vários dias, não é diferente a situação nas emergências de quase todos os hospitais.
A situação mais dramática é a do maior complexo Hospitalar do Estado, o Grupo Hospitalar Conceição, sobretudo o próprio Hospital Conceição.
O caso do Conceição é não apenas emblemático, porque é também perverso. É que o grupo hospitalar federal gasta muito e faz pouco. Qualquer hospital privado ou filantrópico nas mesmas condições, atenderia o triplo de pacientes. O GHC foi fatiado entre grupos políticos. Sua ex-presidente, Jussara Cony, do PCdoB, é candidata a Deputada Estadual.
O governo Lula não quis saber de meter a mão para valer na solução dos problemas da saúde pública. Sequer demonstrou vontade política para manter a CPMF para financiar a área.
Nada indica que o problema enfrentado neste momento pelos gaúchos mais pobres vá ter solução no curto prazo.
Estatais de Lula não seguem regras de transparência
As normas de transparência na administração pública, criadas pelo governo do presidente Lula em 2006 em resposta ao mensalão, não são cumpridas integralmente pela maioria das estatais. Juntas, essas empresas trabalham com uma receita global projetada para este ano de R$ 632,9 bilhões. Aquelas que cumprem a norma o fazem pela metade, não informando dados como gastos com diárias e passagens, e números referentes a convênios e contratos, limitando-se à execução orçamentária e licitações.
Todos esses dados deveriam estar reunidos num banner de fácil visualização na página principal da empresa na internet. Levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) revela que dez empresas públicas de um universo de 60 estatais, sem contar as subsidiárias, não cumprem as normas e sequer criaram uma página específica no endereço eletrônico para dar publicidade aos seus gastos.
A Petrobras, a maior estatal brasileira, está nesta lista de empresas. Além da Petrobras, estão o Banco do Nordeste (BNB), a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), vinculada ao Ministério das Cidades, e os hospitais Cristo Redentor, Fêmina e Nossa Senhora da Conceição, todos em Porto Alegre (RS). Há ainda a Telebrás e as Companhias Docas do Maranhão, do Rio e do Rio Grande do Norte. Além dessas, a Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Codebar) não adotou a medida porque não tem site na internet, segundo a CGU.




Josias de Souza
Fidel castro se diz ‘ressuscitado’, com ‘coisas a fazer’

Em julho de 2006, ao afastar-se do poder, Fidel Castro parecia jurado de morte pela enfermidade.
Em fevereiro de 2008, ao passar o bastão para o irmão Raúl Castro, deu a impressão de que procurava um lugar onde cair morte.
Pois bem. Nas últimas semanas, o velho comandante voltou a exibir-se em público. Uma, duas, três, várias vezes. Até discurso pronunciou.
Agora, numa entrevista, Fidel, 84 anos, declarou-se cheio de vida. Mais: ele se autoproclamou um “ressuscitado”.
"Cheguei a estar morto. Já não desejava viver. Me perguntei várias vezes se essa gente [os médicos] iria me deixar viver nessas condições ou iria deixar que eu morresse...”
“...Depois, sobrevivi, mas em condições físicas muito ruins. Quero lhe dizer que [você] está na frente de uma espécie de ressuscitado".
O nome da doença que o espreitou? Talvez nem Deus saiba. É segredo de Estado.
Fidel acha que o mundo está à beira do insondável. Ele vê roçar-lhe o nariz uma hecatombe nuclear.
O Apocalipse virá, segundo a tese do ditador, junto com o cogumelo de um ataque nuclear de EUA e Israel ao Irã.
"Não quero estar ausente nestes dias. O mundo está na fase mais interessante e perigosa de sua existência. E estou bastante comprometido com o que vai acontecer. Tenho coisas a fazer".
Mais um pouco e Fidel se esconde em Sierra Maestra e começa a olhar para o irmão Raul de esguelha.




Ônibus com apelos ao Papa para ordenar mulheres












Quando o Papa Bento XVI chegar a Londres, a 16 de Setembro, poderá cruzar-se com um destes ônibus que circulam na capital britânica. Em vez da habitual publicidade, lê-se um apelo ao chefe da Igreja Católica: "Papa Bento, ordene mulheres já!"
Trata-se de uma iniciativa, sem dúvida original, de uma organização britânica que defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres na Igreja Católica, nomeadamente no acesso à ordenação sacerdotal.
Bento XVI, que não faz segredo das suas ideias conservadoras, tem deixado claro que não tenciona alterar as regras seculares da Igreja nesta matéria, o que desagrada a muitos católicos em diversos países.
Esta campanha, que inclui dez ônibus que circulam nas imediações da Abadia de Westminster, a visitar pelo Papa, dará por certo ainda mais visibilidade à reivindicação do acesso das mulheres às funções sacerdotais. Bento XVI visita o Reino Unido de 16 a 19 de Setembro. O ponto alto desta deslocação será uma missa no Hyde Park, em Londres, à qual poderão assistir cerca de 80 mil pessoas.




Mosquito da dengue reinfesta locais inesperados durante o inverno

Neste inverno, o mosquito da dengue está reinfestando locais nos quais era frequente apenas no verão. Os números são preocupantes. Desde o início do ano, até agora, quase 800 mil pessoas tiveram dengue no Brasil. No frio, o aedes aegypti fazia o repouso biológico, mas neste inverno, a reprodução continua alta. “Apesar do frio e apesar do tempo seco, ele continua o seu ciclo de desenvolvimento de ovo até mosquito adulto. Com esse índice de infestação elevado, no verão a tendência é ocorrência de epidemias”, explica o infectologista Rivaldo da Cunha. Já são 788.809 casos notificados e 367 pessoas morreram. A situação é mais grave em oito estados. São Paulo e Minas Gerais registraram quase a metade dos casos de todo o País. No Mato Grosso do Sul, o mosquito criou resistência ao inseticida e também se reproduz na água suja.




Vice-presidente José Alencar perde outra vez na ação em que foi obrigado a reconhecer filha

O vice-presidente José Alencar perdeu novamente na Justiça, na ação de investigação de paternidade que se arrasta desde 2001, movida por sua filha, Rosemary de Morais. O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, em nova decisão considerada exemplar, ignorou o recurso de José Alencar, indeferiu quebra do sigilo de Justiça imposto ao processo e ainda mandou expedir o mandado de averbação quanto à paternidade reconhecida. Rosemary incluirá em sua identidade o sobrenome Gomes da Silva, do pai. Em sua decisão, o juiz reclama das manobras protelatórias movidas pelo vice-presidente e afirmou: "Não se pode conceber que uma ação de paternidade demore por mais de 10 anos (o dobro da média) só porque o réu, coincidentemente, é pessoa pública notória".

PS: O vice José Alencar deve ser processado por litigância de má-fé decorrente da “gritante” falta de lealdade aos autos e por ato atentatório à dignidade da Justiça.
O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro afirmou em sua sentença que o vice-presidente “não colabora com a verdade”, ao se recusar ao exame de DNA, e demonstra “completa falta de senso de respeito” a Justiça.
A súmula 301 do Superior Tribunal de Justiça presume que a recusa ao exame de DNA, como o fez José Alencar, é admissão de paternidade.





Incêndio em Veneza danifica obra-prima de Tiziano

O quadro Davi e Golias, uma das obras-primas de Tiziano, gênio do Renascimento, ficou danificado pela água usada para apagar um incêndio ao lado da basílica de Santa Maria da Saúde, em Veneza. "A água caiu durante quase uma hora sobre a tela. O quadro sofreu alguns danos, mas nada que não possa ser reparado. Tivemos muita sorte", informou Vittorio Sgarbi, recém-nomeado diretor dos museus de Veneza e importante crítico de arte italiano. A água usada pelos bombeiros para apagar o fogo em um prédio vizinho acabou vazando na basílica, e as autoridades determinaram a inspeção de outras obras do mestre veneziano que decoram o teto de uma das sacristias do templo. A valiosa tela, considerada uma das mais importantes da história da arte e que foi restaurada há poucos anos, mostra Davi, que acaba de decapitar Golias, dirigindo a Deus uma oração de agradecimento




Petroleiros prometem parar por oito horas na sexta-feira

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que a categoria aprovou estado de greve e promoverá uma paralisação de oito horas na próxima sexta-feira, com o objetivo de pressionar a Petrobras a ceder nas negociações salariais. Além da paralisação, os petroleiros vão realizar operações-padrão nas unidades da estatal. "Além de não avançarem no processo de negociação, os gestores da companhia ainda discriminaram a categoria com o indecoroso abono pago aos gerentes e demais funções gratificadas, em plena campanha salarial", diz a FUP, em nota oficial. A entidade reivindica um ganho real de 10% nos salários e reclama de políticas da Petrobras que "privilegiam quem ganha mais", ao vincular os abonos ao valor dos rendimentos de cada empregado.




Petrobras venderá 20% de 2 blocos em Santos à australiana Karoon

A Petrobras fez acordo com a australiana Karoon Petróleo e Gás para vender parte de dois blocos da estatal na bacia de Santos. A Karoon informou que vai adquirir 20% dos prospectos BM-S-41/S-M 1352 (Maruja) e BM-S-41/S-M-1354 (Quasi) localizados na cobiçada bacia de Santos, onde a estatal brasileira descobriu reservas gigantes na camada do pré-sal. A empresa é uma subsidiária da Karoon Gas Australia. A entrada da Karoon nos blocos depende de aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A Petrobras permaneceria como operadora, com 80% dos ativos. A perfuração em Quasi já começou e continuará ao longo de setembro. No próximo mês, os trabalhos começarão em Maruja.




Ditador líbio vai a Roma e diz que islamismo deve ser a religião da Europa


















O ditador da Libia, Muammar Gaddafi, não mede suas atitudes e palavras. Em viagem a Roma, capital do catolicismo mundial, ele defendeu que o Islã seja transformado na "religião de toda a Europa", durante um discurso para 500 mulheres na capital italiana. Depois da palestra, cada mulher recebeu entre 70 a 100 euros (R$ 156 a R$ 223) para participar do evento e uma cópia do Alcorão. Elas tinham sido contratadas por uma agência para compor a platéia para o ditador libio Gaddafi. "Para nós foi realmente tedioso. Gaddafi não sabia que haviam nos pago, senão não teria aceitado o encontro", revelou uma das mulheres, que pediu o anonimato. A agência que recrutou as mulheres pediu que se vestissem de maneira sóbria, e indicou que aquelas que falassem com a imprensa não seriam pagas.

PS: Sara Perugini, de 19 anos, afirmou que Khadafi "foi simpático e agradável". "Ele nos falou sobre o Islã e o Corão e nos deu uma cópia. Ele disse que deveríamos nos converter ao Islã e que Maomé foi o último profeta", acrescentou Perugini.
Os encontros decorreram no centro cultural da Líbia, em Roma. Foi formalizada a adesão ao islamismo de três jovens convertidas por Khadafi num encontro idêntico realizado em 2009.
"Entre nós as mulheres são mais respeitadas que no Ocidente", defendeu Khadafi.
Oficialmente, o evento teve o objetivo de oferecer às jovens a conversão ao Islã e a possibilidade de casamento com muçulmanos.
Kadafi foi o único homem presente ao evento romano. Seguranças do presidente ficaram do lado de fora do recinto onde as mulheres foram recebidas.
A Imprensa acusou o primeiro-ministro Berlusconi de sacrificar os princípios e a dignidade do país em nome dos negócios. "O interesse nacional não justifica que alguém aceite ser anfitrião de tais palhaçadas e atos grotescos", lê-se no editorial do jornal ‘La Stampa’.





Jornal estatal do Irã chama primeira dama francesa Carla Bruni de "prostituta"

Um jornal controlado pelo governo do Irã chamou a primeira-dama da França, Carla Bruni, e outras personalidades francesas, de "prostitutas", em um artigo de opinião. O texto não assinado de opinião, na página 2 da edição de sábado do jornal estatal "Kayhan", traz o título: "Prostitutas francesas entram no tema direitos humanos". O artigo critica Carla Bruni e a atriz francesa Isabelle Adjani, que assinaram um abaixo-assinado em defesa de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana condenada a apedrejamento por adultério. No texto, o jornal afirma que Carla Bruni é uma pessoa "imoral". Na semana passada, a primeira-dama francesa escreveu uma carta aberta para Sakineh. "Seu rosto, seu cérebro, sua alma, tudo transformado em alvo de atiradores de pedra. Esta imagem aterrorizante que nos revolta pode virar realidade", escreveu a primeira-dama em carta aberta publicada no site do filósofo Bernard-Henri Lévy. Ela afirma na carta a Sakineh que o Irã não pode "lavar suas mãos do crime" e diz que seu marido, o presidente Nicolas Sarkozy, "vai defender o seu caso com afinco e a França não vai abandoná-la". Diversas celebridades francesas fazem parte de uma campanha para que Sakineh não seja apedrejada. Lévy tem publicado em seu site uma carta por dia em apoio à iraniana. Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos, está presa no Irã desde 2006. Este ano ela foi acusada de adultério e condenada a uma sentença de apedrejamento. Posteriormente, a sentença de apedrejamento foi suspensa. Sakineh, no entanto, está sendo acusada de participação no assassinato de seu marido e ainda pode ser executada por enforcamento.

PS: No Brasil, a primeira-dama Marisa Leticia ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação da iraniana Sakineh.




Rita Lee diz que estádio do Corinthians será "presente de grego"

A cantora Rita Lee, que aderiu recentemente ao Twitter (LitaRee_real), criou uma polêmica no site ao dizer que o novo estádio do Corinthians, a ser construído para abrigar um jogo da Copa de 2014, será um "presente de grego".
"Algo me diz que o estádio do 'Curíntia' será um presente de grego".
"Para quem não conhece Itaquera (bairro onde será construído o estádio) é o c... de onde sai a bosta do cavalo do bandido."
Após o comentário causar revolta entre alguns de seus seguidores, a cantora, que é corintiana, explicou o que quis dizer:
"Eta que neguinho crucifica sem entender! Não critiquei Itaquera ou Sampa ou o 'Curíntia', mas a roubalheira que vai rolar na construção dessa porra!".
A cantora disse que o estádio poderia ser construído na área ocupada pelo Jockey Club, que ela considera "um lugar inútil que só serve para os ricos balançarem as jóias uma vez ao ano". Após mais reações de usuários do site, a cantora decidiu encerrar a discussão:
"Pô, vou encerrar o assunto porque é triste ver o 'Curíntia' tão xingado pelos outros times. Me xinguem quanto quiserem, mas o timão não!"




Profissional matou espião

A Polícia britânica anunciou que o assassinato do espião Gareth Williams, cujo cadáver apareceu há uma semana num saco de desporto no seu apartamento em Londres, foi cometido por um profissional.
De acordo com o jornal ‘The Guardian’, a Polícia considera que se tratou de "um trabalho perfeito", o que faz crer que o homicídio foi obra de um profissional. Além disso, tanto a Polícia como os serviços de segurança parecem discordar de informações que davam conta de que a morte de Williams, de 31 anos, teve mais que ver com a sua vida privada que com o seu trabalho.
As autoridades aproveitaram ainda para esclarecer alguns pormenores sobre o caso, referindo que, ao contrário do que havia sido veiculado, Williams não gostava de se vestir de mulher, nem foram encontrados objetos relacionados com práticas sadomasoquistas em sua casa. A Polícia acrescentou que também não é verdade que três cartões de celularl encontrados no apartamento estivessem dispostos de forma ritual.




Atirador mata sete antes de se suicidar

Um homem armado matou a tiro sete pessoas e feriu outras 14 num bairro da capital da Eslováquia, Bratislava, antes de se suicidar. Desconhece-se as razões por detrás do banho de sangue.
Tudo começou quando o atirador, alegadamente um ex-militar, com cerca de 50 anos, entrou num apartamento onde vivia uma família cigana, armado com uma metralhadora com oito carregadores e dois revólveres, e abriu fogo, matando quatro mulheres e um homem. Uma criança que estava no apartamento conseguiu escapar ao massacre. Após deixar o apartamento, já na entrada do prédio, o atirador matou mais um homem pertencente à mesma família.
No exterior, o homem, que seria toxicodependente, abriu fogo de forma indiscriminada contra transeuntes, matando mais uma mulher e ferindo pelo menos outras 14 pessoas, incluindo uma criança de três anos e um policial, atingido na cabeça. Depois, ao ver--se cercado pela Polícia, o atirador, cuja identidade era ainda desconhecida, acabou por se suicidar.
Nove pessoas permaneciam hospitalizadas, uma das quais em estado crítico. Inicialmente, foi avançado que havia um número superior de feridos e que o atirador era um adolescente de 15 anos, mas a polícia desmentiu posteriormente essas informações.
"Era uma família cigana. Ainda não sabemos quais as razões [da matança]. Não quero especular se houve, ou não, motivações racistas", referiu o ministro eslovaco do Interior, Daniel Lipsic.
MASSACRES RECENTES NA EUROPA
Ao contrário dos EUA, este tipo de ataques indiscriminados são relativamente pouco comuns na Europa. O mais recente ocorreu no dia 2 de Junho, em Cumbria, no Reino Unido, onde um atirador matou doze pessoas e feriu onze, após o que se suicidou. A 11 de Março do ano passado, um adolescente de 17 anos matou nove estudantes e três professores numa escola perto de Estugarda, na Alemanha. Após matar outra pessoa numa clínica das imediações e dois transeuntes, foi morto num tiroteio coma Polícia. Também na Alemanha, numa escola de Erfurt, um jovem de 19 anos matou 12 professores, um funcionário, dois alunos e um policial antes de se suicidar, em Abril de 2002.




Macaco morde dezenas e foge

Um macaco que nas últimas semanas mordeu dezenas de pessoas nas pernas conseguiu escapar a uma megaoperação de caça ao primata. As buscas para tentar apanhar o animal, efetuadas por habitantes de duas localidades japonesas desesperados para o apanhar, foram infrutíferas.
Quase 60 pessoas de Mishima e Susono, junto ao Monte Fuji, foram mordidas, tendo a população sido avisada para fechar janelas e portas.





SITUAÇÃO

































Nenhum comentário:

Postar um comentário