quarta-feira, 11 de agosto de 2010



No Jornal Nacional, Marina Silva nega conivência com Mensalão por ter ficado no PT


Segunda candidata à Presidência entrevistada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, Marina Silva (PV) negou que tenha ficado no PT após o escândalo do Mensalão por conveniência. "Permaneci para dar contribuição que eu achava que poderia dar dentro do governo e não por ser conveniente", disse na entrevista. Ela lembrou que, mesmo no PT, não cometeu irregularidades. Marina Silva deixou o PT apenas no ano passado logo após se demitir do Ministério do Meio Ambiente, enquanto o escândalo do Mensalão do PT aconteceu em 2005.



Do jornalista Vítor Vieira:

"O Ministério Público de Contas encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul uma representação requerendo medida cautelar para que o presidente da Câmara de Triunfo limite a concessão de diárias apenas a viagens imprescindíveis e urgentes, com prévia justificativa de sua real necessidade. As autoridades do Tribunal de Contas demonstraram enorme velocidade para atender a reportagem da Rede Globo e da RBS TV, que mostrava vereadores de várias cidades fazendo turismo e desviando merrecas em diárias.
A mesma Corte não demonstrou nenhuma velocidade, tampouco interesse, em investigar poderosa denúncia de gigantescos prejuízos ao Rio Grande do Sul, ao meio ambiente e aos gaúchos, quando rejeitou pedido de auditoria extraordinárias em processos operacionais de licenciamento de aterros industriais.
Essa mesma Corte não se interessou pela denúncia de que há contêineres, vindos da Europa, enterrados inteiros, fechados, em aterro industrial gaúcho, provavelmente contendo material nuclear.
Esse tribunal não se interessou pela denúncia de que há aterro industrial com vala contendo cerca de 210 mil bambonas contendo óleo ascarel, produto violentamente cancerígeno e carginogênico.
Mas, as autoridades do Tribunal de Contas se julgaram ofendidas e muito tocadas pela matéria da RBS TV e da Rede Globo em que vereadores desviam merrecas de recursos públicos em diárias. Isso é que é prioridade. "



Governo torna públicos relatos sobre discos voadores avistados no Brasil desde 1952

Uma portaria publicada pela Aeronáutica regulamenta o acesso a informações do governo sobre Ovnis, objetos voadores não-identificados.
"Após a devida catalogação, tais registros devem ser enviados ao Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica que, por sua vez, encaminhará os originais ao acervo do Arquivo Nacional, oferecendo à sociedade acesso a esta documentação", informou a Aeronáutica.
Hoje, o Arquivo Nacional tem sob sua guarda relatos sobre ovnis, fotografias e desenhos reunidos pelo governo entre 1952 e 1989.
Ao total, são 1.562 páginas de documentos que tratam desses objetos e luzes não identificadas nos céus.
Os papéis mostram, inclusive, a participação oficial do governo nas investigações de objetos luminosos desconhecidos.
A Aeronáutica, em nota, ressalta que "não dispõe de uma estrutura especializada para realizar investigações científicas a respeito desses fenômenos aéreos", por isso limita-se a registrá-los.



Abdução
O primeiro caso de abdução da era moderna da ufologia aconteceu em Minas Gerais, no Brasil. O relato foi publicado pela primeira vez em janeiro de 1965, na revista norte-americana "Flying Saucer Review", porém, o fenômeno ocorreu no mês de outubro de 1957.
Abdução é o nome dado ao sequestro de humanos e animais realizado por seres não-humanos, geralmente atribuído a tripulantes de discos voadores. Alguns estudiosos do assunto dizem que a prática é realizada há milhares de anos, e seu objetivo é discutível.
Na década de 1950, após alguns avistamentos em sua propriedade, o fazendeiro Antônio Villas-Boas foi sequestrado, examinado e obrigado a manter relações sexuais com uma bela alienígena loira. Conhecido como o caso Villas-Boas, o relato é um dos mais famosos da literatura ufológica mundial.









Antônio Villas-Boas foi sequestrado, examinado e obrigado a manter relações sexuais com uma bela alienígena

Para Francisco Pires de Campos, que pesquisa fenômeno em Botucatu (238 km de São Paulo), o relato do fazendeiro é o episódio mais importante do gênero. O ufólogo relata casos de objetos voadores não identificados e abduções na cidade e região.



Círculos nas plantações intrigam ufólogos
Nas últimas décadas as plantações da Inglaterra se tornaram o centro das atenções dos ufólogos. Desenhos geométricos complexos passaram a surgir com frequência nas plantações do país, principalmente durante o verão.




Há décadas a Inglaterra e outros países têm sido alvo do fenômeno


















Apesar de o fenômeno não se restringir as fronteiras do Reino Unido -- até a cidade de Ipuaçu, em Santa Catarina, foi alvo dos círculos-- o acontecimento passou a ser conhecido com círculos ingleses, também são chamados de agroglifos.
Mesmo para quem acredita que os desenhos são produzidos por uma inteligência alienígena, o objetivo das figuras é um mistério.




Lula assina decreto para seguir sanções da ONU ao Irã
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto para que o país cumpra as sanções das Nações Unidas contra o Irã, informou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
O ministro ressaltou que o Brasil não concorda com as sanções, mas acatará as medidas por respeitar as decisões dos organismos multilaterais.
"O presidente assinou o decreto porque o Brasil tem a tradição de cumprir as resoluções do Conselho de Segurança na ONU", disse Amorim a jornalistas após reunião ministerial.
As sanções são decorrentes do programa nuclear iraniano e atingem bancos e empresas que cooperam com o setor de energia nuclear do país. O Brasil, no entanto, não será incluído nas medidas, acredita o ministro.
"Não atinge o agronegócio porque alimentos não estão incluídos. Não creio que nada nos atinge no que estamos fazendo hoje", afirmou Amorim.



Irã intensifica processo de enriquecimento de urânio
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que o Irã recorreu a um segundo conjunto de centrífugas para tornar mais eficaz o processo de enriquecimento de urânio em sua usina nuclear de Natanz, contrariando as resoluções da ONU sobre o assunto. "A AIEA pode confirmar que em 17 de julho, quando os inspetores do organismo estiveram na Usina Piloto de Enriquecimento de Combustível, o Irã estava alimentando com material nuclear duas cascatas de 164 centrífugas, interconectadas entre si", disse Gill Tudor, porta-voz do organismo. Tudor lembrou que isso vai de encontro ao estipulado nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, segundo as quais o Irã deve suspender toda atividade relacionada com o enriquecimento de urânio.



Servidora suspeita de violar dados do Imposto de Renda rejeita convite para depor no Senado
Suspeita de violar os dados do Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, a analista tributária Antonia Aparecida Rodrigues Santos Neves Silva rejeitou convite da oposição para prestar depoimento à Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Em ofício encaminhado à comissão, Aparecida apresentou motivos de "ordem pessoal" para não comparecer à Casa com o objetivo de esclarecer o episódio. Ela afirma que está "muito fragilizada emocionalmente" com a exposição de seu nome, especialmente com a divulgação dos nomes de seus filhos, seu marido e informações de sua renda familiar. A servidora afirma que não é responsável pelo vazamento das informações sobre Eduardo Jorge: "Minha senha foi utilizada indevidamente, razão pela qual tenho total interesse no deslinde do fato". Como Aparecida foi apenas convidada a depor, a servidora da Receita Federal tem a prerrogativa de não comparecer ao Senado.



Governo cria empresa pública para gerenciar Olimpíada do Rio de Janeiro
O governo Lula criou a Empresa Brasileira do Legado Esportivo S/A - Brasil-2016 para gerenciar a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União. Constituída sob a forma de sociedade anônima e vinculada ao Ministério do Esporte, a estatal foi criada com um capital social de R$ 10 milhões. A empresa passa a ser responsável pela execução das ações (obras e serviços) referentes aos Jogos de 2016 nas esferas municipal, estadual e federal. A sede será no Rio de Janeiro. O conselho de administração da Brasil-2016 será constituído por dois membros do Ministério do Esporte, um da Fazenda, um do Planejamento e um indicado pela Casa Civil.




Estátua da Liberdade

Se pensava ir a Nova Iorque para visitar a emblemática Estátua da Liberdade, mude de ideia. O conhecido símbolo norte-americano está encerrado e só voltará a abrir portas ao público em Outubro de 2011, altura em que se comemora o seu 125º aniversário.
Num projeto que ronda os 26 milhões de dólares, a Estátua da Liberdade vai ser remodelada e a segurança reforçada.
A remodelação era um projeto há muito pensado pela direção do monumento, que se viu obrigada a adiantá-lo depois de, em Junho, um falso alarme de incêndio ter posto a descoberto as carências de segurança na altura da evacuação.




Venezuela e Colômbia retomam relações; Chávez promete combater grupos armados



















O novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o da Venezuela, Hugo Chávez, decidiram "relançar e restabelecer" as relações diplomáticas, rompidas em 22 de julho e há mais de um ano congeladas. A declaração conjunta foi feita ao fim de uma reunião em Santa Marta, na Colômbia. Caracas rompeu relações diplomáticas com Bogotá no último dia 22, ao ser acusada perante o Conselho Permanente da OEA de permitir em seu território a presença de 87 acampamentos com 1.500 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, organização terrorista e traficante de cocaína) e do Exército de Libertação Nacional (ELN). O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se comprometeu diante de seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, "a não permitir a presença de grupos armados em seu território". Santos recebeu Chávez na cidade de Santa Marta, histórico balneário caribenho onde morreu Simón Bolívar, herói da independência dos dois países. Os países vizinhos concordaram em "avançar em benefício dos dois povos", especialmente nas zonas de fronteira. Para isso, concordaram em criar cinco comissões de trabalho: para o pagamento de dívida e estímulo das relações comerciais; para um acordo de complementação econômica; para desenvolver a inversão social na zona de fronteira; para o desenvolvimento conjunto de infraestruturas; e para proteger a segurança da fronteira.



Acre está totalmente dominado pelos incêndios
O aumento no número de incêndio levou o governo do Acre a suspender autorizações para queimadas controladas. Foram registrados 602 focos desde o começo de 2010, um aumento de 587% em relação ao ano passado. O fogo já destruiu quase mil hectares do Projeto de Desenvolvimento Bonal, na BR-364, e continua atingindo a vegetação e a área de plantação do Projeto de Assentamento da Alcoobrás (a 77 quilômetros de Rio Branco). No leste do Acre, em uma faixa de 475 quilômetros entre as cidades de Sena Madureira e Assis Brasil, na fronteira com o Peru, há no momento 47 focos, diz o governo. Segundo o secretário do Estado de Meio Ambiente, Eufran Amaral, desde a semana passada, bombeiros e policiais militares trabalham para debelar as chamas.




Britânico é o primeiro homem a descer a pé o rio Amazonas


Um britânico de 34 anos foi o primeiro homem a descer a pé as margens do rio Amazonas, num périplo de 6500 quilômetros que percorreu em mais de dois anos.
"Missão cumprida", escreveu Ed Stafford na sua página do Twitter, onde contou a sua aventura passo a passo, depois de ter chegado à foz do maior rio do mundo.
O antigo capitão do exército britânico tinha começado a viagem a 2 de Abril de 2008 a partir do cume do Nevado Mismi, no Peru, onde nasce o Amazonas, em direção às costas brasileiras.
Durante o longo percurso, Stafford diz ter sobrevivido graças a uma alimentação à base de arroz, feijão e peixes, incluindo as famosas piranhas.
Ed Stafford afirma ter sido picado por mosquitos mais de 50 mil vezes e por abelhas centenas de vezes.
Também enfrentou mordidas de cobras e escorpiões, além dos ataques de anacondas e enguias elétricas. Foi acusado, injustamente, duas vezes de homicídio, tendo sido preso e atacado com flechas pelas tribos indígenas da Amazônia.
Após cinco meses de marcha, o britânico juntou-se a um trabalhador florestal peruano, Gadiel Cho Sanchez Rivera.
Nascido em Leicestershire, Stafford revelou que, a um dia de concluir a sua expedição, desmaiou de fatiga.
Stafford pretende usar a sua experiência para se estrear como romancista.



Procuradoria recomenda pela 2ª vez que obras de Angra 3 sejam paralisadas

O Ministério Público Federal em Angra dos Reis recomendou pela segunda vez em 40 dias a interrupção das obras de Angra 3. A construção da usina nuclear, interrompida em 1986, foi retomada pela Eletronuclear em junho, após a concessão da licença pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). Na avaliação dos procuradores, o projeto da usina não foi revisado de maneira adequada para contemplar a prevenção de acidentes severos, causados por falhas múltiplas nos sistemas de segurança que podem levar à fusão do núcleo do reator e à liberação de material radioativo para o meio ambiente. Eles querem que as obras fiquem paradas até que a empresa apresente alternativas para prevenir ou reduzir os efeitos desses acidentes.



Incêndio atinge antigo campo de extermínio nazista na Polônia

Um incêndio atingiu um prédio no antigo campo de extermínio nazista de Majdanek, destruindo mais de metade do prédio e possivelmente 10 mil sapatos de vítimas do Holocausto, informaram autoridades. O museu de Majdanek disse que o incêndio no prédio onde ficava uma cozinha foi descoberto por um guarda que fazia rondas no local. A causa do incêndio ainda é desconhecida e está sendo investigada. Em Israel, o diretor do museu Yad Vashem, Avner Shalev, expressou seu pesar pelo local histórico e os artefatos valiosos terem sido danificados ou destruídos."O estrago a esses itens irreparáveis é uma perda a um lugar que tem um valor histórico tão grande para a Europa, a Polônia e o povo judeu", disse Shalev. Ele ofereceu apoio ao museu do campo de Majdanek, que fica nas redondezas de Lublin, no leste da Polônia. O museu disse que havia 10 mil sapatos no prédio, mas que ainda era muito cedo para determinar a extensão dos estragos. Antigos campos de extermínio na região ocupados por alemães nazistas estão caindo em um estado de abandono, décadas após o fim da Segunda Guerra (1939-45). Também houve recentes casos de vandalismo em alguns deles. O mais grave registrado foi o roubo de um sinal na entrada do portão de Auschwitz, contendo a infame frase "Arbeit Macht Frei" ("O Trabalho o Libertará"). Os ladrões cortaram o sinal em três pedaços, mas a polícia o recuperou rapidamente e prendeu seis suspeitos. Uma réplica foi posta no lugar do original, que está sendo consertado. Cerca de 80 mil pessoas, incluindo cerca de 60 mil judeus, foram mortos no campo de Majdanek na Polônia ocupada, entre outubro de 1941 e sua liberação pelas tropas soviéticas, em julho de 1944.



Alemanha fecha mesquita frequentada por terroristas do 11 de Setembro




Uma pequena mesquita da cidade alemã de Hamburgo, que já foi frequentada pelos terroristas responsáveis pelos atentados de 11 de Setembro, foi fechada e revistada pela polícia. As autoridades dizem haver suspeitas de que o local estava novamente sendo usado como um ponto de encontro para os radicais islâmicos. A Mesquita Taiba foi fechada e a associação cultural que a gerenciava foi banida. "Fechamos a mesquita porque era um local de recrutamento e ponto de encontro para os radicais islâmicos que queriam participar na chamada jihad ou guerra santa", disse Frank Reschreiter, um porta-voz do Ministério do Interior de Hamburgo. Ele disse ainda que 20 policiais realizaram uma busca no prédio e confiscaram vários computadores. A busca foi ampliada também para as casas dos principais membros da associação cultural e ativos do grupo foram confiscados, segundo comunicado do governo de Hamburgo. A mesquita, conhecida até 2008 como Al Quds, foi um ponto de encontro e recrutamento por anos de alguns dos responsáveis do ataque de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. O líder do grupo responsável pelo ataque, Mohamed Atta, bem como cúmplices Marwan Al Shehhi e Ziad Jarrah, estudaram em Hamburgo e frequentavam a mesquita. Reschreiter disse que a mesquita estava sob observação de agentes da inteligência local por "muito tempo" e essa foi a primeira vez que foi fechada. O Ministério de Interior disse que cerca de 45 jihadistas vivem atualmente na região de Hamburgo e cerca de 200 pessoas frequentam regularmente as orações da sexta-feira na Mesquita Taiba.




Visitantes procuram saída de labirinto em exposição na Espanha

O Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, que explora o conceito de labirinto há anos, organizou uma exposição que revela como os labirintos são utilizados hoje em dia.
A mostra oferece diversos tipos de labirintos, tanto os que contam somente com uma saída, quanto aqueles que têm várias alternativas de percurso. A exposição fica em cartaz até 9 de janeiro de 2011.





SITUAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário