segunda-feira, 9 de agosto de 2010



Do jornalista Cláudio Humberto:

UnB sucateada gasta R$ 8 milhões em memorial
A memória do ex-ministro Darcy Ribeiro não merecia pagar esse mico. A Universidade de Brasília tem móveis e equipamentos sucateados, sem material para aulas, laboratórios destruídos e até o restaurante estudantil fechado por falta de manutenção, mas sua direção preferiu pedir R$ 8 milhões ao Ministério da Cultura para construir um memorial para Darcy Ribeiro. O irrequieto pensador se revira no túmulo.



Ministro Joaquim Barbosa é flagrado em festa e em bar de Brasília, apesar de estar em licença média


O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, que está de licença por recomendação médica, alegando que tem um "problema crônico na coluna" e, por isso, enfrenta dificuldade para despachar e estar presente aos julgamentos no plenário do Supremo, não tem problemas para marcar presença em festas de amigos ou se encontrar com eles em um conhecido restaurante-bar de Brasília. Na tarde de sábado, ele estava com amigos no bar do Mercado Municipal, um point da Asa Sul, em Brasília. Na noite de sexta-feira, ele esteve numa festa de aniversário, no Lago Sul, na presença de advogados e magistrados que vivem em Brasília. Joaquim Barbosa está em licença médica desde 26 abril. Se cumprir todos os dias da mais nova licença, ele vai ficar 127 dias fora do Supremo só neste ano. Em 2007, ele esteve dois dias de licença. Em 2008, ficou outros 66 dias licenciado. Advogados e colegas de tribunal reclamam que os processos estão parados no gabinete do ministro. No sábado, Barbosa ficou irritado com a presença da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo no restaurante. Negou-se a dar entrevista, mas começou a fazer crítica a matéria publicada pelo jornal sobre suas licenças médicas. No texto havia a informação de que Barbosa é o campeão de processos estocados no Supremo. De acordo com estatísticas do tribunal, tramitam sob a sua relatoria 13.193 processos, incluindo os que estão no Ministério Público Federal para parecer. De acordo com Barbosa, o jornal tinha publicado uma "leviandade". O ministro afirmou que a reportagem foi usada por um grupo de pessoas que, segundo ele, quer a sua saída do Supremo. "Mas eu vou continuar no tribunal", disse, irritado.

Comentário do jornalista Vítor Vieira: Joaquim Barbosa é assim, ele gosta de ter bastante tempo livre para ouvir as vozes roucas das ruas.

Comentário do jornalista Josias de Souza: As dores que assediam a coluna vertebral do ministro Joaquim Barbosa, levando-o a ausentar-se do trabalho, espalham desconforto pelo STF.
O incômodo, que já era grande, aumentou depois que se descobriu que, de licença médica desde abril, Barbosa foi visto numa festa e num boteco de Brasília.
A inatividade funcional não impede o ministro de manter ativa sua agenda social.
O contraste deesaguou em polêmica.
Prolongando-se a licença, Barbosa teria de se submeter a uma perícia médica. Coisa prevista na Lei Orgânica da Magistratura:
"A licença para tratamento de saúde por prazo superior a 30 dias, bem como as prorrogações que importem em licença por período ininterrupto, dependem de inspeção por junta médica".
Barbosa, que, na volta do recesso do Judiciário, renovara por 60 dias o pedido de licença, deve dar as caras no plenário do STF nesta semana.
Prevê-se, porém, que a reaparição será rápida. Já na semana seguinte, o relator do processo do mensalão retornaria à condição de licenciado para tratamento de saúde.





Avião do governo do Brasil vai buscar Lugo para tratamento de saúde
Presidente Lula ofereceu aeronave para buscar colega paraguaio.
Fernando Lugo foi diagnosticado com câncer e fará tratamento em São Paulo.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu o avião presidencial para trazer o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para o Brasil. Lugo foi diagnosticado com câncer linfático e fará todo o tratamento de saúde no Brasil.
Lula também ofertou ao colega paraguaio toda a estrutura logística necessária para o tratamento da doença. As informações foram confirmadas pela assessoria internacional da Presidência da República brasileira.
O presidente do Paraguai deve viajar nesta terça-feira para o Brasil. Fernando Lugo irá direto para São Paulo, onde fará uma série de exames no Hospital Sírio-Libanês.
No último dia 4, o presidente paraguaio foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um gânglio na virilha. Apesar do diagnóstico e da última cirurgia, ele passa bem e não sente dores, de acordo com sua assessoria.
O câncer foi descoberto após um check-up de rotina. Segundo os médicos, um nódulo foi encontrado na virilha do presidente. Eles ressaltaram que a doença é curável. A previsão é de que Lugo fique dois dias em São Paulo para definir o tratamento a que será submetido. O médico Alfredo Boccia, que também acompanha o presidente, afirmou que ele poderá continuar no cargo, exercendo normalmente as atividades. A expectativa é de que o tratamento dure seis meses.




China, Índia e Paquistão sofrem com fortes chuvas e deslizamentos
Milhares de pessoas morreram e outras centenas estão desaparecidas.
Sobreviventes aguardam ajuda em áreas isoladas e de difícil acesso.


Chuvas, enchentes e consequentes deslizamentos de terra deixaram milhares de chineses, paquistaneses e indianos mortos e desabrigados nos últimos dias. Equipes de resgate lutam para encontrar sobreviventes e retirar famílias de áreas ainda em risco. Veja a situação de cada país atingido pelas chuvas:

China

clique foto para ampliar


Deslizamentos atingiram uma cidade no noroeste da China, matando pelo menos 127 pessoas e deixando quase 1.300 moradores desaparecidos, enquanto equipes de resgate cavavam em casas soterradas e tentavam explodir escombros que estão bloqueando rios.
A massa de água, lama e pedras atingiu o Condado de Zhouqu, na Prefeitura Tibetana Autônoma de Gannan, na província de Gansu, uma região dominada por precipícios e morros, após chuvas torrenciais terem caído, informou a agência de notícias Xinhua, citando autoridades locais.
O escoamento das chuvas causou um deslizamento de terra no rio Bailong, que passa pela cidade de Zhouqu. O rio, bloqueado em um pequeno vale, passou então a transbordar, causando enchentes e deslizamentos que atingiram a cidade, danificando uma pequena usina hidrelétrica e deixando pelo menos 127 mortos, de acordo com a Xinhua.
Mais chuvas são esperadas no rio.Uma vila com 300 casas foi soterrada, segundo informações oficiais.
"É muito difícil localizar as pessoas que são levadas por enchentes. É difícil dizer quais são suas chances de sobrevivência", afirmou He Youxin, autoridade da Polícia Armada do Povo que está organizando os esforços de resgate. "Como os escavadores não conseguem chegar ao local, só podemos usar pás e nossas mãos para resgatar os soterrados."
Cerca de 2.800 soldados e 100 membros de equipes médicas foram ao local para ajudar, e 5.000 tendas estavam sendo enviadas para a cidade, informou a Xinhua.

Paquistão
Ao menos 1.600 já morreram e 4 milhões aguardam ajuda nas piores enchentes nos últimos 80 anos no país.O preço de frutas e vegetais aumentou, com mais de 405 hectares de plantações destruídas. As últimas mortes incluem ao menos 53 pessoas soterradas em dois vilarejos do norte de Gilgit-Baltistan, informou o oficial do governo Ali Mohamamd Sikandar.


Criança sobrevivente de enchentes caminha por ponte de madeira em Shah Alam, no Paquistão


O Paquistão tem recebido ajuda internacional para fornecer comida e abrigo para os afetados pelas cheias. O número de afetados pode subir, já que as chuvas não pararam. As buscas e resgates são prejudicados com a água ininterrupta. O rio Indo transbordou próximo à cidade de Sukkur, no sul da província de Sindh, alagando o vilarejo de Mor Khan Jatoi. "Estamos sentados aqui com nada nas mãos; sem abrigo, sem comida. Estamos desprotegidos e sofrendo", disse à agência Associated Press Allah Bux, vítima das chuvas.
O enviado especial da ONU à região, Jean-Maurice Ripert, disse que seriam necessários bilhões de dólares para ajudar na recuperação do desastre.

Índia
Na Caxemira indiana, as equipes de resgate lutam para encontrar 500 pessoas desaparecidas após as chuvas terem matado 132. Outras 500 pessoas estão feridas.
As fortes chuvas não haviam sido previstas para a região. As águas danificaram casas, torres de telefonia e edifícios governamentais na cidade de Leh, no Estado de Jammu e Caxemira. "A rápida inundação e os deslizamentos de terra pegaram as pessoas de surpresa durante a noite e destruíram suas casas", disse o ministro de Turismo da Caxemira, Nawang Rigzin Jora.
Mais de 6 mil soldados indianos estão envolvidos nas operações de socorro e ajuda, afirmou um porta-voz militar.
"Por enquanto várias centenas de pessoas foram resgatadas pelo Exército, 270 vítimas foram recebidas no hospital militar", disse em comunicado o Ministério da Defesa.





Finalista de concurso de sauna morre em prova
Outro participante foi internado em hospital


Finlandês Timo Kaukonen foi internado no hospital após a participação na prova




Um dos finalistas do Campeonato Mundial de Sauna na Finlândia morreu e o outro foi internado no hospital, depois de estarem cerca de seis minutos a suportar temperaturas superiores a 110º C, informou a organização.
A competição, que existe desde 1999, foi suspensa e a polícia está a investigar o caso que teve lugar em Heinola.
Depois de seis minutos na cabina de sauna, o finalista russo teve um colapso e morreu no local. O seu rival, um finlandês pentacampeão mundial da modalidade, teve de ser levado de urgência para o hospital mas, de acordo com as agências internacionais, está fora de perigo.
O responsável do concurso, Ossi Arvela, garante que 'todas as regras foram cumpridas' e lembra que todos os concorrentes têm de apresentar um atestado médico para entrarem na prova.
Os dois finalistas do concurso eram o russo Vladimir Ladyzhensky (que faleceu) e o finlandês Timo Kaukonen.
Kaukonen venceu o campeonato no ano passado e Ladyzhensky também era um dos favoritos para ganhar a prova, que nesta edição contou com 130 participantes de 15 países.
O vencedor é o concorrente que aguentar o calor durante mais tempo.
Segundo o organizador do torneio, Ossi Arvela, quando foram tirados da sauna, era possível ver que ambos tinham muitas queimaduras pelo corpo. Ele diz que ainda está muito chocado com o que aconteceu. "Meu sentimento é de que jamais voltarei a organizar algo assim", afirma.
Arvela não entende o que aconteceu para que o torneio tivesse fim trágico, já que acontece há mais de 10 anos, sem problemas. Segundo o organizador, a sauna a 110 graus era algo recorrente nas competições, e nunca alguém havia passado mal. "Sempre foi nessa temperatura. No ano passado o campeonato não teve nenhum ferimento".




Um míssil chinês pode afundar um navio a 1500 quilômetros de distância.
Tecnologia chinesa criou ameaça a porta-aviões americanos













A China desenvolveu um novo míssil terra-mar que poderá alterar o equilíbrio estratégico no Extremo Oriente, revelaram fontes da defesa americana, citadas pelas agências de notícias. O míssil Dong Feng 21 D é lançado a partir de terra e pode atingir um navio em movimento, incluindo os porta-aviões da frota norte-americana, a uma distância de 1500 quilômetros e com grande precisão.
A divulgação da existência desta nova tecnologia poderá iniciar uma corrida aos armamentos na região e, sobretudo, segundo dizem os especialistas, terá profundo impacto psicológico, alterando as doutrinas militares americanas. Após duas décadas a manter crescimentos anuais de dois dígitos no orçamento das suas forças armadas, a China assume-se como rival da hiper-potência, estruturando a ameaça através de rupturas tecnológicas.
A notícia da existência deste novo equipamento surgiu dias depois de manobras navais conjuntas entre Coreia do Sul e EUA, as quais provocaram protestos de Pequim, por visarem treinar para um eventual confronto com a Coreia do Norte. Os chineses protestaram devido à proximidade desta ação e, embora Washington desminta qualquer cedência, a zona prevista para as manobras, o mar Amarelo, foi mudada para a costa pacífica da península coreana.
Segundo os estrategistas americanos, o novo míssil permitirá à China criar "zonas de não acesso", na prática impedindo a operação de navios de guerra em áreas de oceano onde Pequim tem ambições.
Os chineses têm reagido com protestos a todas as incursões navais no mar Amarelo, que consideram área restrita. Não apenas no mar Amarelo, entre as costas da China e da Coreia, mas também no mar da China Oriental, onde a geopolítica é mais complexa. Nesta zona há arquipélagos reivindicados por vários países e que a China reclama, como as ilhas Spratly e Paracel. No passado, os chineses já fizeram exibições de força nestas regiões.
Outro foco de eventual conflito é Taiwan, cuja defesa, do ponto de vista dos EUA, implica a utilização de porta-aviões. A ameaça dos Dong Feng 21 D tornará mais difícil defender a ilha, em caso de ataque militar chinês.
Ainda esta semana, Taiwan pediu aos EUA a venda de aviões F-16 avançados, para substituir modelos antigos, mas a venda de armas americanas a Taiwan é um dos temas mais sensíveis da relação entre Pequim e Washington. Os taiwaneses também querem comprar fragatas modernas e submarinos. A Coreia do Sul poderá igualmente ficar em posição difícil, ameaçada pela imprevisível Coreia do Norte, aliada da China.
O aparecimento de uma ameaça explícita aos porta-aviões americanos muda todos os cálculos militares a nível global. Estes dispendiosos navios não eram vulneráveis desde os tempos da Guerra Fria. Aliás, tirando a aviação soviética e, na Segunda Guerra Mundial, a aviação japonesa, os porta-aviões americanos sempre dominaram os mares sem adversário à altura.




Estudo mostra perda de metade da floresta



Nas zonas tropicais vive metade das espécies, mas as alterações do clima e a desflorestação ameaçam este patrimônio.
No final deste século, apenas 18% a 45% dos animais e plantas que formam os ecossistemas das florestas húmidas tropicais deverão resistir nestes ambientes em perigo, estima um novo estudo do Departamento de Ecologia da Carnegie Institution. A equipe foi chefiada por Greg Asner.
As florestas tropicais têm metade das espécies que existem no planeta. Mas estão a ser afetadas por um efeito combinado de alterações climáticas e desflorestação de largas áreas, dois fatores que tendem a reduzir a superfície total, mas também a sua diversidade.
Para fazer o novo cálculo, os cientistas usaram informação de imagens de satélite de alta resolução e mapas de desflorestação, ligando depois todos os dados com 16 modelos de clima. Depois, foram elaborados cenários, daí o intervalo.
Na América Central e do Sul, a destruição dos habitats poderá ultrapassar os dois terços e na bacia do Amazonas os cientistas estimam que a biodiversidade poderá reduzir-se em 80%. Na África, o efeito das alterações de clima e do uso da terra podem implicar a redução de 70% da biodiversidade. Nos melhores cenários, a grande mancha verde do Congo deverá perder 35%.
As florestas tropicais da Ásia e das ilhas do Pacífico parecem estar um pouco mais protegidas do que as africanas e americanas, mas tendem a perder fatias substanciais. Este estudo baseia-se em modelos que estudam as tendências atuais e as perdas serão desta dimensão se nada for feito para contrariar as práticas existentes.




Triciclos motorizados - 'Tuk-tuks' substituem burros em gaza












O bloqueio israelita tornou mais caro alimentar os burros, normalmente usados no transporte de mercadorias e pessoas em Gaza.
Os famosos carros de burros da Faixa de Gaza têm agora um sério concorrente: o tuk-tuk, um triciclo motorizado oriundo das metrópoles do Sudeste Asiático, alimentado pelo combustível barato que recentemente invadiu o território palestino.
Os tuk-tuks, triciclos construídos com a parte da frente de uma scooter soldada a um atrelado de duas rodas, são um meio de transporte particularmente bem adaptado às condições econômicas de Gaza, que se encontra debaixo do bloqueio israelita há quatro anos.
Percorre 25 quilômetros com apenas um litro de combustível. É capaz de atravessar a estreita faixa costeira em pouco mais de uma hora com o preço do combustível - mais barato que a água - a raramente ir além dos três dólares por dia.
Já a comida para os burros é cara porque vem de Israel. Neste momento, a coisa mais barata em Gaza é o combustível.
Após o encerramento das fronteiras com Israel e com o Egito, em Junho de 2006, é uma vasta rede de túneis escavados sob a fronteira egípcia - rede taxada e regulamentada pelo movimento islamita Hamas, no poder em Gaza - que abastece os 1,5 milhões de habitantes de basicamente todos os bens de consumo, incluindo a gasolina egípcia fortemente subsidiada.
Hoje, o litro de combustível importado do Egito custa 50 cêntimos de dólar (0,40 euros), menos de um terço do preço do litro importado de Israel.
Isto explica em parte o recurso aos geradores que funcionam a combustível, que fazem trabalhar os ventiladores e sistemas de ar condicionado ao longo das ruas superpovoadas de Gaza, durante os frequentes cortes de eletricidade.
Os tuk-tuks de Gaza são normalmente fabricados na China, enviados ainda em peças separadas pelos túneis egípcios e montados de novo na cidade fronteiriça de Rafah. Apesar do aligeirar recente do bloqueio israelita, os automóveis não estão ainda autorizados a entrar na Faixa de Gaza.




Mswati III com Inkhosikati Ladube



Rei Mswati traído pela 12.ª esposa



Um escândalo de contornos inéditos está a abalar o pequeno reino da Suazilândia: Inkhosikati LaDube, 12ª esposa do rei Mswati III, foi apanhada na cama com o ministro da Justiça, Ndumiso Mamba, considerado o braço-direito do soberano. No país não se fala noutra coisa...
Inkhosikati, de 23 anos, e o ministro, que é casado, foram apanhados em flagrante pela polícia num luxuoso hotel que pertence a Mswati III. Mamba foi detido e arrisca agora ser condenado à pena de morte. Quanto à jovem, uma das 14 mulheres do monarca, foi colocada em prisão domiciliária.
Quando a ‘bomba’ rebentou, o monarca estava fora do reino numa visita oficial de duas semanas a Taiwan.
Mswati III escolhe anualmente uma nova esposa numa cerimónia tradicional em que milhares de jovens virgens desfilam seminuas. O monarca é ainda famoso pelas suas luxuosas festas, num país onde 70% dos habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza e 40% são soropositivos.

PS: O Reino da Suazilândia é um pequeno país da África, de monarquia absoluta. O rei Mswati III está no posto desde 1986 e a crítica ao soberano é punida severamente. O rei é o chefe de Estado. Exerce o poder executivo um gabinete por ele nomeado e chefiado pelo primeiro-ministro.
Os partidos políticos são proíbidos e em eleições os candidatos, concorrem apenas como independentes ao Parlamento e podem ser destituídos pelo rei.
Esse pequeno e montanhoso país do sul da África, sem saída para o mar, é uma das poucas monarquias remanescentes no continente. A sociedade, patriarcal e formada por clãs, admite a poligamia. A economia se baseia na agropecuária, mas o país não é autossuficiente na produção de alimentos. A Suazilândia exporta cana-de-açúcar e abriga importantes reservas de carvão. A saúde pública enfrenta uma catástrofe: um terço da população adulta é portadora do vírus da AIDS, a mais alta taxa de contaminação do mundo.





Jovem coloca virgindade em leilão na internet
Húngara justifica necessitar de dinheiro para pagar dívidas da família



“Quanto vale a virgindade?". Foi esta a questão que uma jovem húngara fez a si mesma ao colocar a sua em leilão.
A venda, inicialmente colocada no ‘eBay’, continuou por e-mail, depois do site ter bloqueado as licitações ao descobrir qual o 'produto'.
A jovem de 18 anos, que se identifica como Miss Spring, está agora a caminho de Inglaterra, de onde recebeu uma proposta de 200 mil libras (aproximadamente 240 mil euros), que tenciona utilizar para pagar os seus estudos na área da medicina.
“A minha família tem dívidas e não podem pagar os meus estudos. A minha mãe pediu dinheiro emprestado em francos suíços mas, agora, com a falência do crédito na Hungria não conseguimos pagar. Podemos perder a casa. Então surgiu-me esta ideia. Não é muito dinheiro, tendo em conta o que é oferecido, já que uma boa parte do crédito desaparece em taxas. Mas será o suficiente para pagarmos tudo”, esclareceu.
De acordo com a jovem, no final ponderou entre dois licitadores: um irlandês e um inglês.
“Ambos queriam casar comigo e tomar conta da minha família. Escolhi o inglês por ter sido mais simpático com a minha causa. Mas não quero casar, para já. Ainda não estou preparada para esse passo”, revelou Miss Spring.




SITUAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário