domingo, 15 de agosto de 2010


Romaria de Nossa Senhora da Assunção


22 anos da aparição de Nª Senhora em Taquari, Rio Grande do Sul.


No dia 24 de março de 1988, por volta das seis horas da tarde, na localidade de Rincão São José ( Taquari - Rio Grande do Sul ) , o menino Volnei Quadros da Silva, 11 anos, buscava leite para o primo que sua mãe cuidava. No caminho, começou a perseguir uma borboleta, até que pisou em um tronco de árvore no chão, de onde saiu uma fumaça com formato humano. Este é o relato da primeira aparição de Nossa Senhora de Assunção em Taquari, fato que deu origem à Romaria, que acontece todos os anos desde então.


Volnei Quadros da Silva
Hoje, com 33 anos, Volnei trabalha com redes elétricas, é casado e tem um enteado. Ele conta que, na época, ficou com medo da imagem que apareceu em sua frente e achou que fosse um fantasma. Um colega de aula, chamado Alex Carvalho, disse que era Nossa Senhora e que havia recebido uma mensagem dela.
“Eu era um guri, achei que era um fantasma. Eu comentei com a minha mãe e ela me falou que aquilo não existia. Eu insisti, dizendo que tinha visto. Logo depois o Alex disse que havia conversado com ela e disse que era Nossa Senhora, que veio para pedir a paz, para que os homens fossem na igreja, porque as pessoas estavam se afastando da igreja”, relata Volnei.
Volnei conta que viu a imagem de Nossa Senhora por mais duas vezes.
“Na segunda vez que eu vi, eu estava olhando pela janela da sala de aula. Eu via um clarão na árvore e no meio a imagem dela, com uns quinze centímetros”.

Na terceira vez, Volnei foi testado por um frei. “O frei Orli perguntou onde eu estava vendo a santa e eu apontei. Ele chamou o Alex e fez a mesma pergunta, sem que eu dissesse, ele apontou para o mesmo lugar. O frei falou que daquele dia em diante passaria a acreditar em nós”.
Volnei acredita que o ocorrido foi algo bom na sua vida, mas chegou a sofrer ameaças de pessoas que duvidaram dele.
“Eu via as pessoas dizendo que eu não tinha visto nada, que estava mentindo, e que estava tirando proveito. Eu nunca ganhei nada com isso, e mesmo que ganhasse não faria diferença, até doaria”, salienta.
Na época Volnei foi convidado para estudar em um colégio interno na Alemanha, por um casal que teve conhecimento da história, mas não aceitou.
“Mas acho que por um lado foi bom, porque uniu as pessoas, tornou-as mais solidárias umas com as outras”.
Volnei é católico, devoto de Nossa Senhora Assunção e Santa Luzia e participa da Romaria todos os anos.
“Eu nunca mais a vi, mas sinto a presença dela. Lá (santuário) é um lugar diferente, parece ter uma paz naquele lugar”.
Volnei tem em seu quarto uma imagem de Nossa Senhora, que guarda com cuidado há vinte anos.


Em 1988, Ana Beatriz Bilhar Hartmann, 45 anos, era professora da 4ª série da Escola Municipal Timóteo Junqueira. Numa manhã de março, dois alunos, Volnei Quadros da Silva e Alex Carvalho, ambos com 12 anos, chegaram até ela na sala de aula e disseram que tinham visto uma santa, perto de uma árvore. “Como eram crianças, tentei tirar isso da cabeça deles, dizendo que não, que eles não tinham visto nada, que era uma ilusão de ótica”, conta a professora. Ana Beatriz lembra que Volnei não prestava mais atenção na aula e ficava olhando pela janela a árvore onde ele dizia ter visto a santa, com um sorriso sereno. “Durante o recreio eles fugiram e foram até a árvore. Me disseram que sentiam necessidade, que ela os chamava”.
Alguns dias após a aparição para os meninos, a professora conta que teve um encontro de pessoas para orar para a santa.
“Eu realmente consegui ver uma imagem meio ofuscada pelo sol. Noventa por cento daquela multidão também viu. Eu olhava para os lados e via as pessoas caindo de joelho para rezar."
Por coincidência, atualmente Ana Beatriz é diretora da Escola Nossa Senhora de Assunção, que recebeu este nome em homenagem a santa.



Frei João Germano Sulzback vem de Agudo para a Romaria

Acompanhando os preparativos para a Romaria, o Frei João, da paróquia de Agudo, salienta que a 22ª edição do evento é muito importante para a aglomeração do povo, que caminhará em direção da fé.
“Caminha em direção a algo que tem um sentimento profundo. Nossa vida é um contínuo caminhar. Desde 1988, esta romaria acontece e ela nasceu porque Maria teria pedido que ela queria um povo caminhando junto, rezando junto. Ela quer a fraternidade entre as pessoas”, salienta.
Segundo Frei João, participar da Romaria leva à solidariedade, a olhar o irmão e conscientiza que todos estão a caminho de algo profundo, que é a vida para todos.
“Nós estamos aqui de novo, em Taquari, preparando a Romaria. Depois de quase um mês de a imagem passar por todas as comunidades desta paróquia, agora, no final, ela se une às pessoas”.
O frei destaca que virão fiéis de Agudo e Cachoeira do Sul, por exemplo.
“Vêm pessoas de todo o Estado e o que nos une neste dia é a fé a Maria. Ela não é uma deusa, ela é uma pessoa como nós, só que ela foi escolhida por Deus para fazer com que o Salvador nascesse entre nós”.
O Frei explica que por estes motivos Maria é grande.
“Ela que entregou ao mundo Jesus Cristo. Até hoje ela quer que todos amem este Jesus Cristo. Ela é importante porque um povo se reúne ao redor de sua mãe e caminha ao encontro do filho”, enfatiza Frei João.


Assunção de Maria


A Assunção de Maria é a crença tradicional realizada pelos cristãos católicos, ortodoxos, anglicanos, e algumas denominações protestantes que a Virgem Maria no final de sua vida foi fisicamente assunta para o céu.
A Igreja Católica ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a Dormição por cristãos ortodoxos. Nestas denominações a Assunção de Maria é uma grande festa, normalmente comemorada no dia 15 de agosto.






AVE MARIA

Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém.

Em latim

Ave Maria, gratia plena
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus fructus ventris tui Jesus
Sancta Maria, Mater Dei,
Ora pro nobis pecatoribus
Nunc et in hora mortis nostrae
Amen.



SALVE RAINHA

Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre,
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria.

Rogai por nós santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. AMÉM!

Em latim

Salve, Regina, Mater misericordiae,
vita, dulcedo, et spes nostra, salve.
Ad te clamamus, exsules filii Hevae,
ad te suspiramus, gementes et flentes
in hac lacrimarum valle.
Eia, ergo, advocata nostra, illos tuos
misericordes oculos ad nos converte;
et Jesum, benedictum fructum ventris tui,
nobis post hoc exilium ostende.
O clemens, O pia, O dulcis Virgo Maria.

Em alguns ainda é adicionado:

Ora pro nobis sancta Dei Genetrix.
Ut digni efficiamur promissionibus Christi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário