quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Do jornalista Políbio Braga:

Foi a própria ex-ministra Dilma Roussef quem forneceu as informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado que disse ter concluído na Unicamp. Em 2000, a FEE ( Fundação de Economia e Estatística ) mandou os dados que recebeu de Dilma, off line, para o Sistema Lattes. Na época ela era secretária do Governo Olivio Dutra ( PT - RS ), mas continuava, como continua até hoje, afastada das funções de empregada celetista da FEE. O jornalista foi na FEE e constatou que foi isto que ocorreu em 2000. O currículo permaneceu no site do Sistema Lattes e no site da Casa Civil, até ser denunciado como falso. O jornalista recebeu informações de que a FEE recebeu pressões de Brasília para assumir a responsabilidade pelo “erro” que durou dez anos e sempre foi utilizado publicamente por Dilma, mas teria repelido as abordagens, mas estas informações foram negadas pelo presidente da Fundação.
O fato é que Dilma Roussef nunca foi Mestre e nunca foi Doutora, apesar de ter mantido essas informações falsas em sites públicos, só corrigindo tudo depois de denúncias formais.
Esta semana, o jornalista foi brindado com denúncias idênticas feitas contra José Serra, que também não teria completado Mestrado e Doutorado, embora isto seja falso. O jornalista pesquisou e localizou as comprovações de que em 1976, ainda exilado no Chile, Serra obteve seu título de Mestre pela Universidade do Chile, tendo por orientador o professor brasileiro, também exilado, Anibal Pinto. O Doutorado de Serra foi obtido na Universidade de Cornell, no ano seguinte.
TRE impugna candidatura de Maria do Rosário ( PT-RS ) à Câmara dos Deputados
Foi indeferida a candidatura da deputada Maria do Rosário, do PT - RS, que não poderá concorrer à reeleição nas eleições deste ano. Ela poderá recorrer ao TSE, que costuma confirmar este tipo de decisão das instâncias estaduais.
A Deputada do PT-RS foi impugnada com base na legislação eleitoral de 2008. Ela é a primeira Deputada Federal gaúcha cassada nestas eleições. O TRE-RS considerou inaceitável que Maria do Rosário não tenha pago R$ 898 mil de dívidas da sua campanha municipal.
A decisão foi do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Os juizes não aceitaram a prestação de contas de Rosário, que disputou a prefeitura contra Fogaça.



Do jornalista Josias de Souza:

Em Alagoas, surge o movimento ‘Collor Nunca Mais’
Foi deflagrada em Alagoas a campanha “Collor Nunca Mais”. O ato inaugural será uma manifestação defronte da sede do TRE-AL, em 11 de agosto.
Participam do movimento 11 entidades. Entre elas o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, a Federação das Associações de Moradores de Alagoas e a Comissão Pastoral da Terra.
A fagulha que acendeu os ânimos da frente anti-Collor foi o telefonema destemperado do senador ao repórter Hugo Marques, de IstoÉ.
Na ligação, abespinhado com o teor de notícia que o incluía no rol dos “fichas sujas”, Collor xingou o autor do texto e ameaçou esbofeteá-lo.
Além da manistação, organiza-se uma passeata contra a candidatura de Collor, hoje a mais bem posta nas pesquisas.
Prevê-se a distribuição de panfletos com mensagem que desrecomenda o voto em Collor. De resto, o movimento levou à web a página “Fora Collor”, idealizada por estudantes secundaristas.

Anistia a ‘vítimas’ da ditadura vira buraco sem fundo
A coluna de Mônica Bergamo, na Folha, traz um par de notas sobre os processos de anistia que correm no Ministério da Justiça.
Quem lê fica com a impressão de que a demanda por indenização converteu-se num buraco sem fundo. Confira:
- Para o futuro: Com mais cinco meses de governo, o presidente Lula pode chegar ao fim do mandato com cerca de 8 mil processos de anistia sem julgamento.
Desde que foi criada, a comissão que cuida do assunto, no Ministério da Justiça, já recebeu 66 mil pedidos de reparação de pessoas que alegam ter sido perseguidas pela ditadura militar.
Destes, 58 mil foram apreciados -30 mil deles só nos últimos três anos. Acontece que, quanto mais julgamentos, mais casos aparecem. De 2007 até agora, 11 mil novos processos foram protocolados.
- Futuro 2: Dos 30 mil julgados desde 2007, pouco mais de 25% dos pleitos eram de ex-vereadores de pequenas cidades do Brasil.
Por determinação de atos institucionais da ditadura, eles exerceram seus mandatos gratuitamente no período de exceção. E queriam ser indenizados por isso.
A Comissão de Anistia negou quase todos os pedidos. Permitiu apenas que contassem o tempo no Legislativo para se aposentar.


Senado aprova licença-maternidade em 180 dias
O Senado aprovou em segundo turno, a chamada PEC da Licença-Maternidade. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) fixa em 180 dias a licença-maternidade.
Hoje, a adoção da licença de seis meses não é obrigatória. Pela regra atual, as empresas precisam aderir a um programa especial do governo federal para conceder a licença de 180 dias a suas funcionárias. Agora, a PEC será analisada pela Câmara, onde também precisará ser aprovada em dois turnos.
A PEC foi aprovada por unanimidade, por 62 votos. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que a PEC "ajuda a mulher brasileira".
Outras duas PECs devem ser votadas ainda nesta semana pelo Senado. Uma restaura a exigência do diploma de Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista, enquanto a outra inclui no quadro de servidores civis e militares dos ex-territórios federais do Amapá e de Roraima os funcionários admitidos regularmente até a data da instalação dos dois estados.



Clonagem

Após ter sido revelado que leite de uma vaca nascida de um clone tinha sido ilegalmente vendido nas lojas, sem qualquer rotulagem especial. O jornal Daily Mail, de Londres, refere que oito crias diretas da vaca clonada geraram mais 97 animais. "Para aqueles que se opõem à agricultura com recurso a clones, é preocupante o fato de não haver qualquer legislação contra a venda de carne e leite desta segunda geração aos consumidores do Reino Unido, sem rotulagem especial."
Johnjoe McFadden, redator científico do diário The Guardian, argumenta que o medo do leite GM ( proveniente de um organismo geneticamente modificado ) é "mais ficção científica do que realidade". "A verdade é que há mais de uma década que pessoas em todo o mundo têm consumido milhões de toneladas de alimentos Genéticamente Modificado (sobretudo agrícolas). Tanto quanto se sabe, nunca ninguém morreu ou ficou doente por ter comido tais alimentos."


Polêmica em torno do Mundial de 2018
A uma semana da visita da FIFA à Bélgica e à Holanda para verificar se os dois países preenchem os critérios necessários para organizarem o Mundial de Futebol de 2018. A candidatura ao Mundial de 2018 é fortemente criticada. Vários partidos políticos contestam o fato de o caderno de encargos – em que os dois países discriminam as medidas tomadas para responderem às exigências da FIFA – “ter sido aprovado em plena crise política, em abril passado, pelo governo demissionário" de Yves Leterme. Exigem que o projeto seja votado pela maioria do Parlamento resultante das eleições de 13 de junho.


Espanha e Holanda multadas por indisciplina no Mundial
A FIFA multou as federações de Espanha, nova campeã do Mundo, e da Holanda devido ao mau comportamento disciplinar dos seus futebolistas na final do Mundial 2010.
A federação holandesa vai ter de pagar uma multa de 15 mil francos suíços (10 mil e 900 euros), depois de oito dos seus jogadores terem recebido o cartão amarelo na final de Joanesburgo e o de defesa John Heitinga ter sido expulso.
O árbitro inglês Howard Webb mostrou o cartão amarelo por cinco vezes a jogadores espanhóis, o que levou a FIFA a multar a federação espanhola em 10 mil francos suíços (7 mil e 300 euros).
O regulamento disciplinar da FIFA prevê que uma federação seja multada quando pelo menos cinco dos seus jogadores recebem o cartão amarelo num mesmo jogo.
A Espanha conquistou o título mundial pela primeira vez, ao ganhar a final disputada no estádio Soccer City por 1-0, com um golo marcado no prolongamento por Andrés Iniesta quando a selecção da Holanda já estava reduzida a 10 elementos.
O encontro fixou um novo recorde de número de cartões amarelos mostrados numa final do Campeonato do Mundo, ultrapassando os seis da final do Mundial México1986, quando a Argentina derrotou a República Federal da Alemanha por 3-2.
A final foi ainda o encontro mais indisciplinado do Mundial 2010. Até aí, o encontro com mais cartões mostrados - nove amarelos e um vermelho direto - tinha sido o Chile-Suíça, da segunda jornada do Grupo H.
No que diz respeito aos prêmios pela participação no Mundial, a FIFA pagou à Espanha 22,6 milhões de euros e à Holanda 18,1 milhões.


Liverpool deve ser vendido
Os responsáveis do Liverpool, objeto de várias ofertas de compra, esperam que o clube da Primeira Liga inglesa de futebol seja vendido até ao fim de agosto, indicou o presidente dos "reds", Martin Broughton.

O empresária chinês Kenny Huang


A imprensa inglesa afirma que o milionário chinês Kenny Huang, de Hong Kong, é o último candidato à compra do Liverpool e teria feito uma oferta concreta ao banco britânico Royal Bank of Scotland (RBS), credor do equivalente a próximo de 300 milhões de euros de dívidas acumuladas pelo clube.
"Todas as ofertas feitas junto do RBS vêm automaticamente para mim. O controlo final de uma eventual compra continua nas mãos do conselho de administração. Ele [o conselho] é o único responsável pela venda. O nosso objetivo é que a venda esteja concluída até 31 de Agosto e vamos continuar a trabalhar para finalizar o processo", indica Martin Broughton.
Em declarações publicadas pelo jornal “The Guardian”, o presidente do clube afirmou que há outras ofertas de compra do Liverpool que estão a ser tomadas em conta e a ser estudadas.
Há três anos, dois homens de negócios norte-americanos, George Gillett e Tom Hicks, compraram o Liverpool com grande pompa, mas o clube entrou numa grave crise financeira e desportiva e em Abril deste ano foi posto à venda.
O “The Guardian” afirma que a manutenção de Fernando Torres no Liverpool é essencial e que uma eventual saída do futebolista espanhol poderia afetar consideravelmente o estatuto do clube e o interesse dos potenciais interessados na sua aquisição.


Robôs para a segurança do Mundial 2014
A polícia brasileira apresentou mini-veículos robotizados telecomandados como parte do seu dispositivo de segurança para o Mundial de Futebol de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, a disputar no Rio de Janeiro.
Os mini-veículos, que permitem desativar engenhos explosivos, foram um dos vários equipamentos apresentados pelas autoridades.
Os robots telecomandados podem desativar ou destruir explosivos e estão também equipados com um canhão de água.
Adauto Zago, um responsável da polícia brasileira, garantiu que "cada uma das 12 cidades que recebem jogos do Mundial disporá de uma unidade equipada com o que de mais moderno se faz no domínio da desminagem".
A segurança é uma das maiores preocupações do Brasil antes da realização do Mundial e dos Jogos Olímpicos, nomeadamente no Rio de Janeiro, onde a violência é um problema constante.


Realeza - Alberto II antecipa casamento












Enlace do príncipe com Charlene Wittstock será a 2 de Julho de 2011, seis dias antes da data inicialmente prevista.

Um dos mais cobiçados solteiros da Europa vai mesmo casar-se no Verão de 2011. Mas, ao contrário do que tinha sido avançado em Junho pela casa real monegasca, o enlace entre o Príncipe Alberto II e a nadadora Charlene Wittstock irá realizar-se a 2 de Julho, seis dias antes da primeira data anunciada. Essa será a data da cerimônia civil. No dia seguinte será o casamento religioso na Catedral do Mônaco.
A antecipação do casamento com Wittstock, a sul-africana de 32 anos que Alberto conheceu em 2000, deve-se à realização de uma reunião do Comité Olímpico Internacional (COI) em Durban, na África do Sul, de 5 a 9 de Julho. "O casal quer ter a família olímpica consigo" no dia do casamento, informou o Palácio de Mônaco em comunicado. Caso o enlace fosse realizado na data inicialmente prevista, os convidados do casal ligados ao mundo do desporto não poderiam estar presentes.
O Príncipe, que integra o COI desde 1985 e já participou cinco vezes nos Jogos Olímpicos de Inverno, deseja que o destino da sua primeira viagem depois de casado seja o país onde cresceu a sua noiva, a África do Sul.
Alberto II tem 52 anos e conheceu Charlene há dez, durante uma competição de natação em Mônaco, em que a nadadora arrecadou uma medalha de ouro na prova de 200 metros costas. O envolvimento entre os dois teve início dois anos mais tarde.
O filho da atriz de Hollywood Grace Kelly e do príncipe Rainier III só viria a assumir a relação em 2006, quando o casal fez a sua primeira aparição pública nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, confirmando os rumores que já corriam na imprensa.
Alberto, que em 2005 subiu ao trono após a morte do pai, assumiu nesse mesmo ano a paternidade de um filho, Alexandre, fruto de uma curta relação com uma assistente de bordo togolesa. No ano seguinte, voltou a fazer correr tinta na imprensa, quando reconheceu ser pai de uma jovem americana de 14 anos, Jazmine Grace Rotolo. Contudo, nenhum dos dois terá direito à sucessão, uma vez que nasceram fora do casamento. Em 2002 foi acordado que caso Alberto II não viesse a ter filhos seriam os seus sobrinhos a suceder-lhe no trono.


Neto de Mao promovido a general de divisão
Mao Xinyu, neto único de Mao Tse Tung, o fundador da República Popular da China, foi promovido a general de divisão no Exército Popular de Libertação, anunciou a imprensa chinesa.
Mao Xinyu, de 40 anos, pesquisador da Academia de Ciências Militares da EPL foi promovido por ocasião do 83.º aniversário do Exército de Libertação Popular - forças armadas chinesas. Mao Tsé-tung liderou a República Popular da China de 1949 a 1976 ano em que morreu com 82 anos.

PS: Mao Xinyu, que se parece fisicamente com o Grande Timoneiro, escreveu muitas obras, entre elas "Meu avó Mao Tse Tung" e tem um blog.


Recordar o massacre
A população de Bolonha, situada no Norte da Itália, saiu à rua para recordar o maior massacre ocorrido no país desde os dias sangrentos da II Guerra Mundial. A 2 de Agosto de 1980 - há 30 anos - uma fortíssima explosão destruiu a estação ferroviária desta cidade.
Provocando 85 mortos e mais de 200 feridos. Os italianos, por essa época, estavam habituados à violência urbana, designadamente aos atentados provocados pelas Brigadas Vermelhas, que em 1978 assassinaram o ex-primeiro-ministro democrata-cristão Aldo Moro.
O atentado acabou por ser reivindicado por uma organização de extrema-direita intitulada Núcleos Armados Revolucionários.
A cerimónia deste ano ficou marcada pela ausência de representantes do Governo e duras críticas à justiça italiana por manter o segredo de Estado em torno do atentado. Ignoram-se ainda hoje quem foram os autores mortais deste morticínio.



Situação



Nenhum comentário:

Postar um comentário