terça-feira, 20 de janeiro de 2015


Sisu 2015: mais de 1,2 milhão de candidatos fazem inscrição no primeiro dia

O Ministério da Educação (MEC) informou que, em menos de 24 horas, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos a vagas na educação superior pública, registrou 1.283.251 inscritos até as 19h desta segunda-feira (19.jan.2015). Em 2014, foram 1,05 milhão de inscritos ao fim do primeiro. De acordo com balanço parcial, São Paulo, com 156.385, é o estado que teve o maior número de inscritos até agora. Em seguida, aparece Minas Gerais, com 156.170 inscritos.

Faça aqui sua inscrição.

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 podem se candidatar a vagas em instituições públicas pelo sistema até às 23h59m de quinta-feira (22.jan.2015). Nesta edição, é oferecido o número recorde de 205,5 mil postos em 5.631 cursos distribuídos por 128 universidades e institutos federais.
Para pleitear uma das vagas, o candidato precisa ter o número de inscrição e a senha do Enem. Caso a senha tenha sido perdida, ela pode ser recuperada no site do exame. Ao entrar no Sisu, o concorrente deverá selecionar um curso como sua primeira opção e outro como segunda. As opções podem ser a mesma graduação em universidades diferentes ou diferentes cursos na mesma instituição. Não é cobrada qualquer taxa na inscrição no Sisu.
O estudante deve estar atento às regras do curso em que se inscreverá. Em geral, para participar do processo basta ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. Porém, as instituições determinam critérios próprios e diferenciados. Algumas, por exemplo, adotam uma média mínima para que o candidato possa participar da seleção. Caso o postulante não tenha obtido aquela nota indicada, o sistema recusa sua inscrição.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá ver se sua nota permite entrar ou não no curso desejado. O Sisu faz uma classificação parcial e calcula a nota de corte, a menor entre os candidatos que estariam aprovados naquele dia, para cada curso e por modalidade de concorrência: ampla ou por cotas.
A classificação parcial não garante que o aluno que está aprovado em alguma das rodadas esteja de fato admitido no curso. Somente após a última classificação é que se disporá do resultado. Porém, com as notas de corte, o estudante pode mudar sua escolha quantas vezes quiser até o final do processo.
Por lei, as universidades federais têm um sistema de cotas em sua seleção. O candidato, de acordo com o tipo de cota da instituição pretendida, deve identificar se concorrerá à vaga pela seleção geral ou pela ação afirmativa.
Para estudantes oriundos de colégios públicos, por exemplo, as instituições reservam, no mínimo, 37,5% de suas vagas. Até 2016, tal reserva alcançará 50%, percentual hoje já em vigor em 68 das instituições federais cadastradas no Sisu.

http://sisu.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário