segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


Corpo de brasileiro executado na Indonésia é cremado
Tia de Marco Archer está com as cinzas do condenado à morte por tráfico de drogas

Maria de Lurdes Archer Pinto

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que, após ser executado e ter sua morte reconhecida por um médico e emitida a certidão de óbito local, o corpo do brasileiro Marco Archer foi cremado na Indonésia a pedido da família. Uma tia está com as cinzas dele e deve retornar a Jacarta, capital da Indonésia, nesta segunda-feira (19.jan.2015). O Itamaraty não informa se já há previsão de retorno dela ao Brasil. Mas segundo o jornalista Nelson Veiga as cinzas serão levadas para o Rio de Janeiro. Única parente ainda viva do brasileiro condenado à morte por tráfico de drogas, a advogada Maria de Lurdes Archer Pinto esteve com Archer antes da execução.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada brasileira naquele país se encarregou de acompanhar o caso e dar apoio à tia do brasileiro. A embaixada também emitirá um atestado de óbito brasileiro, documento necessário para registro da morte no país.
O atestado é emitido geralmente em caso de translado do corpo de brasileiros falecidos no exterior, mas também será emitido quando ocorre a cremação para assegurar a entrada das cinzas sem problemas na alfândega.
O Itamaraty informou ainda que não há previsão de quanto tempo o embaixador brasileiro na Indonésia ficará em Brasília. Ele foi chamado de volta ao Brasil por determinação da presidente Dilma Rousseff como forma de protesto por conta do fato de os apelos brasileiros terem sido ignorados pelo governo da Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário