quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Líder de movimento alemão Pegida 
é investigado após imitar Hitler
Lutz Bachmann posta foto na rede com bigode, cabelo e pose típicos do ditador nazista

Lutz  Bachmann

O líder do movimento alemão Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida), Lutz Bachmann, publicou uma foto sua no Facebook caracterizado como Hitler. A imagem foi reproduzida pelo tabloide alemão “Bild”. Nela, Bachmann aparece com bigode, cabelo e pose no estilo do ditador nazista. Por conta da brincadeira, ele está sendo investigado pela procuradoria de Dresden, e renunciou ao posto de líder do grupo.
— Procedimentos preliminares foram abertos. A suspeita é de incitar o ódio popular — disse um porta-voz da procuradoria.
Em declarações ao "Bild", o líder justificou que era uma “piada” em referência ao romance “Ele está de volta”, de Timur Vermes, que aborda um suposto retorno de Hitler a partir de uma perspectiva paródica. O “Bild” também cita uma frase de Bachmann na qual ele classifica os requerentes de asilo de “gado”, contra os quais é preciso proteger os trabalhadores de serviços sociais.
As citações atribuídas a Bachmann e a foto contrastam com a tentativa do grupo Pegida de tentar se apresentar como um movimento moderado que tenta se afastar do espectro neonazista.
Rene Jahn, um dos dirigentes do Pegida, disse que a liderança do grupo discutiria o caso.
"O incidente com a foto de Hitler deve ter consequências. É inaceitável. Não queremos ter nada a ver com uma coisa dessas", disse ao 'Bild'.
Bachmann já foi condenado por roubo anteriormente.
A autenticidade da foto foi confirmada pela porta-voz do Pegida, Kathryn Oertel, que classiifcou o ato como "uma piada", antes de confirmar a renúncia do líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário