quinta-feira, 29 de janeiro de 2015


Camisinha: 45% dos brasileiros não a usam
Ministério da Saúde apresenta pesquisa no lançamento de campanha de carnaval

O ministro Arthur Chioro anuncia a campanha em Brasília

Quase metade dos brasileiros sexualmente ativos não usa camisinha nas relações casuais, mesmo sabendo que essa é a melhor forma de evitar a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentada pelo Ministério da Saúde, 45% dos entrevistados disseram não ter recorrido ao preservativo em 2013. A mesma pesquisa mostra que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de evitar DSTs.
Em 2004, 48% dos entrevistados não usavam a camisinha nas relações casuais. Em 2008, o número subiu para 53%. A comparação entre as três pesquisas revela também um aumento do número de pessoas que disseram ter tido mais de dez parceiros sexuais na vida: eram 19% em 2004, 26% em 2008 e 44% em 2013.
Segundo o ministério, desde os anos 1980, 757 mil casos de Aids foram notificados no Brasil. Hoje, mesmo com o alto índice de pessoas que não usam a camisinha, a epidemia está estabilizada, com cerca de 39 mil casos novos a cada ano, ou 20,4 casos para cada 100 mil habitantes. A mortalidade diminuiu: era de 6,4 mortes por 100 mil habitantes em 2003, caindo para 5,7 em 2013.
A pesquisa de 2013 ouviu 12 mil pessoas entre 15 e 63 anos. Os números foram divulgados durante o lançamento da campanha de prevenção à Aids e outras DSTs no carnaval. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, antes as campanhas eram centradas apenas no uso de preservativo. Mesmo assim, a quantidade de pessoas que usam a camisinha pouco mudou. Este ano, a campanha continuará a incentivar o uso do preservativo, mas também vai estimular a realização de testes de HIV.
— Este ano, o ministério não irá centrar a campanha apenas no uso de preservativos. Os dados da pesquisa indicam que focar as campanhas apenas nesse uso tem limites — explicou o ministro.

DISTRIBUIÇÃO EM AEROPORTOS
Ao todo, serão distribuídos 129 mil cartazes, voltados principalmente para a população jovem, travesti e gay, além de peças para rádio e TV, 315 mil folhetos e campanha na internet e revistas temáticas de carnaval e de comportamento LGBT. O slogan será “#partiu teste”, e a campanha será reforçada em cidades com maiores concentrações de foliões. Os aeroportos Santos Dumont, no Rio, e de Salvador e Recife terão locais para retirada de camisinha. Segundo o ministério, o governo federal está distribuindo 70 milhões de preservativos aos estados, que já têm um estoque de 50 milhões.

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