quinta-feira, 29 de janeiro de 2015


Frei Betto revela que Fidel está totalmente lúcido e é entusiasta de Obama
Escritor conta que, apesar de ressalvas com retomada das relações, ex-líder cubano acredita em avanços

Frei Betto e Fidel Castro durante encontro em fevereiro de 2014:
dupla não teve imagens divulgadas em nova conversa

Embora bem mais magro, Fidel Castro está totalmente lúcido, assegurou o escritor Frei Betto, após um encontro de uma hora e meia, na terça-feira à tarde (27.jan.2015), com o ex-presidente cubano em sua casa, em Havana. Frei Betto se disse impressionado com a lucidez de Fidel, após ter ouvido rumores sobre o seu estado de saúde, ao chegar a Cuba, há uma semana: segundo ele, o ex-líder cubano anotou toda a conversa e, como sempre, opinou sobre todos os assuntos.
Frei Betto revelou também ter encontrado Fidel muito otimista com a reaproximação entre EUA e Cuba, após meio século de embargo econômico. E ouviu elogios do ex-presidente cubano, 88 anos, ao presidente dos EUA, Barack Obama.
— Ele é um entusiasta do Obama e acha muito positivo o que vem fazendo. Mas ao mesmo tempo diz que o processo de reaproximação é muito longo, que os EUA precisam tomar medidas concretas, pondo fim ao embargo e retirando Cuba da lista de países terroristas. Fidel ressaltou: “Mesmo sendo inimigos, temos que dialogar” — contou Frei Betto.
A imprensa cubana deu destaque na quarta-feira (28.jan.2015) ao encontro entre Fidel e Frei Betto, após o “Granma” revelar que os dois se encontraram em Havana e discutiram temas nacionais e internacionais. A reunião não foi documentada.
Amigos de longa data, Fidel e Betto haviam se reunido pela última vez em fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário