domingo, 25 de janeiro de 2015


Morre o médico Aloysio Campos da Paz
fundador da Rede Sarah

Aloysio Campos da Paz Junior durante entrevista no Sarah, em Brasília

O médico Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da Rede Sarah, morreu neste domingo (25.jan.2015), aos 80 anos, de insuficiência respiratória. Ele vinha sendo internado com frequência e, já com a saúde fragilizada, não resistiu. A morte foi registrada às 14h30m. O velório e o enterro serão realizados em Brasília.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1934, Aloysio Campos da Paz Júnior iniciou sua história com a Rede Sarah em 1968. De volta ao Brasil após uma pós-graduação em ortopedia e reabilitação com o catalão Joseph Trueta em Oxforf - experiência que considerou um divisor de águas em sua vida -, ele foi convidado a assumir a direção do então Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek. O hospital havia sido criado em 21 de abril 1960, junto com a fundação da capital federal, por Juscelino Kubischek.

Em 1976, Campos da Paz consegue a aprovação pela Presidência de um projeto para criação de um grande hospital que prestaria serviços à região Centro-Oeste, mas que também formaria médicos e paramédicos e desenvolveria tecnologia própria. A última etapa do projeto previa a implantação de toda uma rede nacional de hospitais do aparelho locomotor, a Rede Sarah. O Hospital Sarah é inaugurado em 12 de setembro de 1980 e, em 1993, expande suas atividades com uma unidade em São Luís, no Maranhão.

A rede conquistou fama internacional e, no Brasil, já foi palco do tratamento de celebridades – como o músico Herbert Vianna, que ficou paraplégico depois de um acidente de ultraleve. Políticos e ministros também já se trataram na instituição, como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que tem um problema crônico nos quadris. Em 2005, a rede é reconhecida por ter implantado um novo método de neurorreabilitação, com uma abordagem que incorpora a família e o contexto de cada paciente no processo de neurodesenvolvimento.

Hoje, a rede conta com nove unidades hospitalares (Brasília, Salvador, São Luís, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Macapá e Belém), um centro de reabilitação às margens do Lago Paranoá, em Brasília, uma universidade de pós-graduação e um Centro de Tecnologia, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário