segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


Pico de consumo de energia pode ter causado blecaute
Sobrecarga leva ONS a pedir que distribuidoras reduzam fornecimento de energia

Passageiros do metrô de São Paulo caminham
à margem dos trilhos devido a apagão

A falta de luz em pelo menos oito estados brasileiros foi provocada pelo consumo recorde de energia elétrica em função do forte calor, segundo uma fonte do setor elétrico. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou na tarde desta segunda-feira (19.jan.2015) que distribuidoras reduzam o fornecimento. A informação foi confirmada por fontes do setor e das operadoras.
As companhias Eletropaulo (de São Paulo), CPFL Energia (do interior de São Paulo), Copel (do Paraná), Light e Ampla (ambas do Rio), Cemig (de Minas Gerais), EDP Energias do Brasil (do Espírito Santo), CEEE, RGE, Elektro e Celesc e AES Sul confirmaram a orientação do ONS.
O movimento provocou falta de luz em Rio, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
O ONS, que gerencia a geração e distribuição de energia pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) em todo o país, tem um mecanismo junto às distribuidoras de desligamento automático de carga seletivo, em caso de o consumo superar a capacidade da oferta.
Segundo um técnico, esse é um procedimento automático por meio de um dispositivo das distribuidoras que garante um esquema regional de alívio de carga. As distribuidoras já têm previamente selecionadas as regiões onde ocorrerá o corte em caso de esse dispositivo ser acionado, como ocorreu nesta segunda-feira. Com a iniciativa, o ONS está tentando preservar o corte de energia em locais com maior impacto social.
- O forte calor que vem acontecendo levou a um forte consumo de energia, que chegou a bater recorde. O corte é uma espécie de defesa do sistema para evitar um blecaute generalizado - explicou o técnico.
Ainda não há informações, no entanto, sobre qual foi o consumo recorde que levou ao corte parcial de carga. O último recorde de pico de consumo na Região Sudeste ocorreu na semana passada, no dia 13.jan.2015, quando o consumo atingiu 51.295 megawatts (MW) médios. No dia 14.jan.2015, o recorde foi na Região Nordeste, com demanda no pico de 11.299 megawatts.
Segundo Mikio Kawai, diretor executivo da Safira Energia, o corte seletivo já era esperado pelo mercado devido à forte onda de calor nos principais mercados consumidores do país a partir do último fim de semana.
- E como hoje foi um dia útil, quando a carga aumenta, já era esperado. Se o calor continuar nessa magnitude, os cortes seletivos vão durar o verão inteiro. Não tem o que fazer. As chuvas no mês de janeiro estão apenas a 45% da média histórica - disse Mikio, destacando que há chances de haver racionamento neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário