terça-feira, 27 de janeiro de 2015


Morre a atriz e cineasta Susana Moraes
Filha mais velha de Vinicius de Moraes, ela era casada com Adriana Calcanhotto e sofria de câncer

Suzana de Moraes e Adriana Calcanhotto

A atriz e cineasta Susana Moraes, de 74 anos, morreu nesta terça-feira (27.jan.2015). Filha de Vinicius de Moraes, Susana sofria de câncer no endométrio. Ela se casou em 2010 com a cantora Adriana Calcanhotto, oficializando uma relação que durou mais de 25 anos. A cerimônia de cremação se realizará na quarta-feira (28 de janeiro), às 17h, no Memorial do Carmo, no Caju.
Susana estava internada na clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 5 de janeiro. Segundo o oncologista Bruno Nahoum, às 5h desta terça-feira (27.jan.2015), Susana foi vítima de infecção respiratória em decorrência do câncer.
Em nota enviada à imprensa, Adriana Calcanhotto afirmou: "Fui a mulher mais feliz do mundo nestes 26 anos em que estive com ela. Uma grande mulher, inteligente, engraçada, culta, amiga dos amigos, que teve uma vida extraordinária, e que viveu cada segundo como nunca mais. Morreu de mãos dadas comigo. Foi-se o amor da minha vida."

Adriana Calcanhotto e Suzana de Moraes

No ano passado, em entrevista a Ana Maria Braga no programa "Mais você", Adriana comentou sua relação com Susana e a luta da mulher contra o câncer. Como atriz, Susana participou de produções como "O gigante da América", de Júlio Bressane, de 1978, e da série "Véu de noiva", exibida pela TV Globo em 1969.
Mais velha dos cinco filhos do poetinha, Susana nasceu do primeiro dos nove casamentos do músico, com a jornalista Tati de Moraes. Foi uma das principais responsáveis pelo espólio do pai, reunindo os irmãos Pedro, Georgiana, Luciana e Maria em torno da obra de Vinicius, e comandando as homenagens a ele em seu centenário, em 2013.
Sem saber o que fazer da vida na juventude, Susana, que contava ter aprendido a nadar na piscina da casa de Carmen Miranda, decidiu ser atriz depois de receber os conselhos de Tônia Carrero. Eleita "certinha do Lalau" por Stanislaw Ponte Preta em sua coluna no "Última Hora", da década de 1960, casou-se sete vezes, a primeira aos 19 anos, com Rodolfo, 20 anos mais velho, diplomata amigo de Vinicius, e pai de seu filho Paulo.
Sua última atuação foi no drama "Perfume de gardênia", de Guilherme de Almeida Prado, lançado em 1992. Como diretora, assumiu os shows "Adriana Partimpim Ao Vivo" e "Adriana Calcanhoto - Público", de sua parceira. Produziu o documentário "Vinícius de Moraes - Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário