Pesquisa diz que 93% estão insatisfeitos com SUS e saúde privada
Levantamento do Datafolha feito a pedido do CFM
Saúde deveria ser prioridade do governo para 57% dos entrevistados
Saúde deveria ser prioridade do governo para 57% dos entrevistados
Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal
de Medicina (CFM) aponta que 93% dos eleitores brasileiros avaliam os
serviços público e privado de saúde como péssimos, ruins ou regulares.
Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 87% dos entrevistados
declararam insatisfação com os serviços oferecidos.
Na pesquisa, foi pedido aos entrevistados que dessem notas de zero a dez
para a saúde no Brasil e para o SUS. O estudo considera ruins ou
péssimas as notas de zero a quatro. De cinco a sete, a avaliação é
considerada regular.
O Datafolha ouviu 2.418 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 3 e 10
de junho deste ano. A pesquisa foi realizada em todas as cinco regiões
do país.
O levantamento apontou que nos últimos dois anos, 92% da população
brasileira buscou atendimento no SUS e 89% da população conseguiu ser
atendida pelo sistema público.
De acordo com o levantamento, 57% dos eleitores brasileiros consideram
que a saúde deveria ser tema prioritário para o governo federal. Em
seguida estão a educação (18%) e o combate à corrupção (8%).
Para o presidente do CFM, Roberto D'ávila, a pesquisa mostra a
"insatisfação da população". D'ávila disse ainda que não se pode tratar a
saúde como "bem de consumo".
"A situação é extremamente grave. Mas toda vez que nós falamos, sempre é
levantada a possibilidade de um viés corporativo. A pesquisa mostra a
insatisfação da população", afirmou o presidente do CFM.
"Saúde é um dever do Estado e um direito da população. A saúde não é um bem de consumo. É um bem público", concluiu.
Tempo de espera no SUS
Outro ponto destacado pelos entrevistados foi o tempo de espera para o
atendimento no SUS. Das pessoas ouvidas, 725 (30%) disseram estar
esperando a marcação ou realização de algum serviço no Sistema Único de
Saúde ou disseram que tê alguém da família nessa situação.
Destes 725, 24% disseram que estão na fila de espera há até um mês; 47%
disseram aguardar o atendimento há entre um e seis meses; e 29% dizem
que aguardam na fila do SUS há mais de seis meses - algo em torno de 210
pessoas.
Segundo a pesquisa, as maiores taxas de pessoas que aguardam na fila do
SUS estão entre as mulheres de 25 a 55 anos, de classes sociais mais
baixas, residentes em regiões metropolitanas e no Sudeste do Brasil.
Serviços do SUS
Entre os serviços oferecidos pelo SUS e considerados de difícil acesso,
33% dos entrevistados consideram o acesso às cirurgias "muito difícil".
Em seguida, estão procedimentos específicos como quimioterapia e
hemodiálise (23%), o serviço de atendimento em casa - conhecido como
"home care" (21%) e internações hospitalares (20%).
Já os serviços considerados de mais fácil acesso são a distribuição de
remédios gratuitos pela rede pública - 53% consideram fácil - e o
atendimento em postos de saúde (47%).
Para os entrevistados que disseram ter utilizado algum serviço do SUS,
26% consideram a qualidade do atendimento como ruim ou péssimo; 44%
avaliam como regular; e 30% considera a qualidade boa ou excelente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário