sábado, 9 de agosto de 2014


Armínio Fraga critica ‘artifícios’ usados para conter inflação

Armínio  Fraga

O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, criticou o uso dos preços da gasolina e da eletricidade, por parte do governo, para controlar a inflação. Em entrevista à agência de notícias Dow Jones na semana passada, o economista chamou as ações do governo de “artifícios” e afirmou que essas manobras já estão se mostrando ineficientes.
Fraga também criticou as intervenções do Banco Central no mercado de câmbio para controlar a alta do dólar, uma medida que chamou de “manobra populista”. O ex-presidente do BC acredita que o Brasil precisa voltar ao modelo do tripé econômico, com restrição dos gastos públicos, metas de inflação e taxas de câmbio variáveis.
Segundo Fraga, o País precisa focar nos fundamentos de longo prazo, como o aumento dos investimentos privados e o controle fiscal. “Nós precisamos nos livrar desses artifícios, que têm muitos efeitos colaterais, e focar no controle da inflação”, disse à Dow Jones.
Ele acredita que muitos brasileiros sentem que o País está no caminho errado e que o pessimismo atual sobre a economia é bem fundamentado. “Nossa história prova que inflação alta e balança de pagamentos fraca nunca foram boas para o crescimento, muito pelo contrário”, ele afirma.

Outra opinião
Para o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, que participou das campanhas tanto de Dilma quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila, as ideias de Armínio Fraga já foram colocadas em prática e não trouxeram crescimento robusto para o Brasil. “Eles falam sobre o tripé econômico como se fosse a santíssima trindade, mas o fato é que durante os oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso o País cresceu muito pouco, numa média de 2,3%”, criticou Belluzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário