sexta-feira, 16 de janeiro de 2015


Com escova e 'carinhos', funcionário retoca 
bandeira do Senado há 16 anos


Com a ajuda de uma escova e uma caneta, o encarregado de serviços gerais do Senado Clodoaldo Silva Santos, 44, retoca semanalmente a bandeira do Brasil que enfeita o carpete do Congresso.
Santos percebeu que os movimentos do aspirador de pó resultavam em desenhos na superfície azul. Decidiu então fazer a bandeira nacional. "Meu filho [hoje com 16 anos] tinha acabado de nascer. Quis fazer algo para homenageá-lo", conta.
A arte fez tanto sucesso que até hoje retocá-la é uma de suas atribuições na Casa. "Quando retoco o desenho é como se fizesse um carinho nele", compara.
O artista se diz orgulhoso ao conferir na TV – quase diariamente – o resultado de seu trabalho. "Também gosto das visitas monitoradas de crianças. Elas sempre aplaudem quando descobrem que sou eu o responsável pela bandeira."
Sessões solenes costumam gerar trabalho dobrado ao encarregado, diz. O motivo: algum curioso sempre insiste em tocar no tapete e bagunçar o desenho.
"Não tem jeito, sempre após sessões como essa tenho que retocar toda a bandeira", conta o funcionário, que leva cerca de 30 minutos para finalizar sua obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário