sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Menino gaúcho sofre de doença rara e cirurgia só pode ser feita nos Estados Unidos
Família faz rifas e jantares para tentar bancar cirurgia

O sonho do adolescente Wagner Ferreira dos Santos, 15 anos, é ser um lutador de jiu-jitsu e professor de Educação Física. Para realiza-lo, porém, ele precisa antes ser submetido a uma cirurgia no coração nos Estados Unidos. O menino de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, sofre de uma doença cardíaca rara, e não pode realizar exercícios físicos. A família se mobiliza para obter os R$ 60 mil necessários para a operação, além pelo menos R$ 15 mil para a viagem.
Por meio de rifas e jantares beneficentes, a família já arrecadou R$ 28 mil. “Falta muito dinheiro ainda, e aí minhas chances vão diminuindo”, diz o menino.
A doença apareceu no dia 28 de junho do ano passado. Wagner se sentiu mal ao jogar futebol na escola e foi para casa. “Falei para os meus irmãos olharem meu coração, que estava muito acelerado. Comi um cachorro-quente e me deitei”, lembra o menino.
O mal-estar persistia, e Wagner pediu ajuda ao irmão Gabriel da Silva, na época com nove anos. Era o início da primeira parada cardíaca. “Ele chegou à sala, abriu a porta e falou 'liga pra mãe que estou ruim’. Ele desmaiou, bateu com a cabeça na parede e caiu no chão”, recorda Gabriel.
O caçula Victor, na época com sete anos, fez uma massagem cardíaca no irmão. “Não sei como eu aprendi. Foi na hora”, conta o irmão mais jovem.
A mãe de Wagner, Josi Ferreira, e o padastro, Edson André da Silva, levaram o garoto ao hospital, onde ele teve mais uma parada cardíaca. "Eu jamais esperava ver o que vi naquele dia. Foi bem chocante", diz a mãe.
Edson relata o sentimento de ver o menino sofrendo a parada cardíaca sob os cuidados dos médicos. “Quando eles o levaram lá para dentro, vimos (os médicos) cortando a roupa dele e fechando as portas para começar a entubar e dar choques. Caímos em desespero porque sabíamos que ele estava parado e não estava mais em nossas mãos”, declarou.
Os médicos diagnosticaram uma doença rara chamada Wolf Parkinson White, conhecida como WPW, que é uma falha no coração. Hoje Wagner vive normalmente. Porém, até ser submetido à cirurgia, não pode realizar exercícios físicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário