quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Espanha defende repressão a protesto em meio a novas más notícias econômicas

Jorge  Fernández  Díaz
O governo espanhol defendeu a ação da polícia contra manifestantes que protestaram em Madri na última terça-feira (25 de setembro), e o país voltou a ser afetado por novas más notícias no campo econômico.
O ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, disse a uma rádio espanhola que o protesto - em que manifestantes foram atingidos por balas de borracha diante do Parlamento - era "claramente ilegal" e que os policiais agiram corretamente.
Ao mesmo tempo, a preocupação com a saúde da economia espanhola - e com uma greve geral na Grécia - levou os mercados a sofrer baixas. Na Espanha, o Ibex chegou a operar em -3,5%; as bolsas de Londres, Paris e Franlfurt também tiveram quedas.
E os custos dos juros de títulos de dez anos da dívida espanhola subiram para 6%, aumentando as dificuldades do país em pagar suas dívidas (sendo que 7% é considerado, pelos economistas, um nível instável).
Em entrevista ao Wall Street Journal, o presidente de governo Mariano Rajoy disse que a Espanha buscará um pacote de resgate se os níveis de empréstimo se tornarem insustentáveis.
Seu ministro de Economia, Luis de Guindos, havia afirmado que esperava uma contração de 0,4% na economia no trimestre de julho a setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário