quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Peritos aprovados em concurso de
2008 no Rio Grande do Sul aguardam convocação
Governo estadual não tem previsão para chamar os aprovados na seleção.
Sindicato exige que todos sejam convocados imediatamente.


Os 80 aprovados no concurso do Instituto-Geral de Perícias (IGP), realizado em 2008, ainda não foram chamados para ocupar as vagas. O governo do Rio Grande do Sul admite que não tem previsão de quando isso deve ocorrer. O concurso é válido até julho do ano que vem.
"A gente sempre fica nesta expectativa de ser chamada, para que a gente consiga fazer o curso e começar o trabalho", diz Juliana Bastos, uma das aprovadas na seleção do IGP.
Do total de 117 aprovados no concurso, 37 já estão no curso de formação e devem ser nomeados. O Sindicato dos Servidores quer que o governo estadual chame todos os que passaram.
"A Secretaria da Fazenda argumenta, por motivos que a gente ainda desconhece, que não há a possibilidade financeira para colocar estes demais 80 aprovados", conta Leandro Debem, vice presidente da Associação Brasileira de Criminalística.
 Chefe da Casa Civil do Palácio Piratini, Carlos Pestana afirma que o problema enfrentado pelo governo é ainda maior.
"Estamos falando muito mais do que 80. Estamos falando de algo em torno de 10, 15 mil servidores que o estado está contratando. Tem uma demanda represada que temos que escalonar no tempo até que as finanças do estado consigam suportar este volume de servidores que estamos agregando", justifica.
O sindicato também cobra o fim dos contratos emergenciais do IGP. Atualmente, 15 servidores trabalham dessa forma no instituto, que ainda deve contratar mais dois peritos médicos para os municípios de  São Gabriel e Santa Rosa. O problema, segundo a direção do IGP, é que faltam candidatos para alguns cargos no interior do estado.
"No último concurso, para estas regiões, não tiveram médicos inscritos para concorrer às vagas lá", explica José Cláudio Teixeira Garcia, diretor geral do IGP.
O salário inicial dos médicos e engenheiros é de R$ 6 mil. Os que ainda aguardam pela vaga foram aprovados para trabalhar em Porto Alegre e na Região Metropolitana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário