quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Equipamento que aumenta eficiência de tiros de blindados é testado no Rio Grande do Sul
Testes foram realizados em Campo de Instruções.

Militares dos municípios de Santa Maria e Rosário do Sul, na Região Central do estado, testaram um novo equipamento para aumentar a eficiência de tiros em carros blindados. O exercício foi realizado no Campo de Instruções de Saicã, na cidade de Cacequi. O equipamento foi cedido pela empresa alemã KMW e foi testado em dois tanques de combate Leopard.
Um instrutor alemão, com a ajuda de um tradutor, explicou aos militares o funcionamento e os benefícios do novo equipamento.
"Uma das vantagens é a eficiência das ações. O equipamento aumenta a probabilidade de acertar o primeiro tiro. Além disso, traz mais segurança e redução de custos, já que diminui o número de tiros errados", disse o instrutor Gerd Henning.
Uma parte do equipamento é instalada no tanque. A outra fica em uma Central de Monitoramento, onde também fica um militar que passa orientações ao atirador.
Além de acompanhar as ações do carro de combate e auxiliar o atirador a acertar o alvo, o sistema permite que a torre de comando cancele o tiro se algum procedimento não estiver certo. Para o Comandante do Centro de Instrução de Blindados de Santa Maria, a novidade foi aprovada.
"Estamos sempre buscando a modernidade. Qualquer inovação é uma oportunidade para gente melhorar. Então a gente recebe frequentemente empresas que nos apresentam estes equipamentos. Gostei bastante do desempenho do equipamento, mas mais ainda do desempenho das guarnições, que acertaram 100% dos objetivos", disse o Coronel Marcos Carvalho Ribeiro, comandante do Centro de Instruções de Blindados.
Com base nos testes realizados, o exército irá decidir se irá comprar o equipamento alemão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário