sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Luiz Coronel é o patrono da Feira do Livro de 2012 em Porto Alegre

Luiz  Coronel

Está definido o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2012. O nome de Luiz Coronel foi anunciado pela Câmara do Livro, conforme informou a assessoria de imprensa. A 58ª edição do evento será realizada de 26 de outubro a 11 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro da capital gaúcha.
Luiz Coronel concorria com outros nove nomes obtidos por votação entre associados da Câmara da Livro. O vencedor saiu de uma segunda votação, feita por um conselho cultural. Nascido em Bagé, no Sudoeste do Rio Grande do Sul, o escritor é formado em Direito e Ciências Sociais pela UFRGS. Possui 52 livros editados, sendo a poesia o seu andamento preferido. Em parceria com atores e músicos, realiza recitais sobre a poesia social brasileira e causos gaúchos.
O trabalho de Luiz Coronel chegou à televisão através da série "Filé de Borboleta", exibida na RBS TV (veja os vídeos abaixo). Ele escreveu com Pirisca Grego os temas da produção cinematográfica "Os Senhores da Guerra", que estreará em breve.
O escritor ainda recebeu o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, tem a Medalha Farroupilha e os prêmios Paixão pela Cultura e Medalha Cidade de Porto Alegre. Luiz Coronel é membro da Academia Rio-Grandense de Letras.



Filé de Borboleta e Outros Causos
Baseado em textos de Luiz Coronel, Filé de Borboleta e Outros Causos conta a história de um boa vida, um conquistador, conhecido das altas rodas da sociedade até o baixo meretrício. Venâncio Gutierrez, vulgo Filé de Borboleta, convive numa pequena cidade do Rio Grande do Sul com os personagens do universo interiorano e do imaginário dos gaúchos: o padre, a beata, o cabo, o coronel, os espertos, as esposas fiéis (e infiéis).


"A Vernissage"



 "O Brinco"



"O Cavelo Branco"



"A Roda da Fortuna"


Nenhum comentário:

Postar um comentário