quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Tablet ajuda na comunicação de pacientes em hospital gaúcho
Computador permite que pacientes com limitações se expressem.

No Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, pacientes com dificuldades na fala utilizam um tablet para expressar sentimentos e para a comunicação com médicos, enfermeiros e familiares.
A professora Leia Blau, de 24 anos, perdeu a audição e parte dos movimentos do corpo depois que um quadro de meningite se agravou. Após uma traqueostomia para auxiliar na respiração, ela também parou de falar. Porém, com o auxílio do tablet, consegue escrever recados e expressar se está sentindo dor. "Queria saber como ela estava, se estava bem", comentou Salete Blau, mãe de Leia.
Sem o auxílio da tecnologia, Leia ficou mais de dois meses em silêncio absoluto. Com o programa de computador, consegue se expressar com poucos toques na tela. As letras grandes ajudam na digitação. Quem prefere escrever sem as teclas também pode, desenhando as letras na tela. Em um outro programa o paciente pode mostrar se sente dor, se está com sede, com fome ou frio.
"O médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta ou o fonoaudiólogo faz a intervenção a partir da indicação da necessidade do paciente", explicou Adriano Pasqualotti, orientador do projeto. "Isso tem facilitado muito a relação profissional-paciente. E, além disso, o paciente fica um pouco mais tranquilo. Ele vê que consegue demonstrar para as pessoas que estão cuidando qual é a angústia e o que gostaria que fosse feito naquele momento", disse o enfermeiro Luiz Antônio Bettinelli.
No caso de Leia, o tablet ajudou a elevar a autoestima da paciente. Com o auxílio do tablet, ela pediu maquiagem, hidratante e esmalte para cuidar da beleza enquanto segue em recuperação. "Ela pediu para passar batom, para pintar as unhas, passar hidratante", contou a enfermeira Graciela Pereira.
Depois de três meses no Centro de Tratamento Intensivo, a professora foi transferida para um quarto normal. "Foi como se ela tivesse nascido de novo para mim", comemorou a mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário