sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Fogão de cupim vira atração no Acampamento Farroupilha
Utensílio doméstico convencional foi substituído em piquete gaúcho.

Fogão de cupim é atração no Acampamento Farroupilha

Entre os vários piquetes que chamam a atenção dos visitantes do Acampamento Farroupilha está o "Rancho do Cupim", que há pelo menos 13 anos é montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Quem se aproxima logo percebe um fogão que parece de pedra, mas que na verdade é feito de cupim. Ubiratan Terra, um dos patrões do piquete, explica que apenas segue a tradição dos tropeiros antigos, que expulsavam as formigas e montavam a própria cozinha no campo.
"É o que diz a nossa tradição. Os tropeiros montavam vários fogões como esse na camperiada. Tocavam fogo para expulsar as formigas e ainda usavam a casa delas", brinca. "A gente usa o cupim para tudo, menos para o churrasco. Um panelão de aipim, por exemplo, cozinha em 30 minutos nesse fogo", diz Bira que recebeu a ajuda de pelo menos 10 amigos para transportar o utensílio. “Trouxemos da Zona Sul em uma caminhonete porque ele pesa em torno de 200 kg".
O piquete Rancho do Cupim é um dos pioneiros no Acampamento Farroupilha. Todos os anos, a família Terra se muda para o Parque Harmonia e vive o mês de setembro no local. Amigos e conhecidos também são bem vindos. "Se o gaúcho trouxer carne e cerveja a gente fica aqui até o pessoal cortar nossa luz".

Gaúchos se reúnem em frente ao fogão de cupim


Chimarrão, churrasco e música gaudéria atraem o público ao Acampamento Farroupilha.
A chuva deu trégua e os gaúchos saíram às ruas na quinta-feira (20) para comemorar o feriado da Revolução Farroupilha.
A tradição gaúcha se reúne à base de muita prosa, churrasco e chimarrão, ao som da música gaudéria no Acampamento Farroupilha. São 373 piquetes espalhados no Parque Harmonia até o dia 23 de setembro, quando todos os piquetes serão desmontados.
Os piquetes seguem todos lotados de prendas, gaudérios e crianças.
A música atrai os curiosos que vêm de todos os cantos do Rio Grande do Sul para acompanhar o tradicional e histórico acampamento, em Porto Alegre.

Público lota as ruas do Acampamento Farroupilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário