sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Como se veste a mulher 
tradicionalista gaúcha

Odila Paese Savaris

Vestir-se como uma prenda gaúcha tem tradições a serem seguidas. A roupa da acompanhante do gaúcho não deve ser muito chamativa. Tecidos lisos, com cores claras são os mais recomendados. Cores berrantes ou fosforescentes são proibidas em eventos oficiais.
"É uma peça única de vestido, em tecidos de cores leves, que não sejam chocantes. Para a prenda mirim os tecidos podem ter estampas miúdas, com cores neutras", explicou Odila Paese Savaris, Diretora de Cultura na Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG).
Além do vestido, a prenda usa meia-calça, roupa íntima e um calçado. O vestido pode ser substituído por uma peça de duas partes e mais um casaco.
"Sapatilha ou bota de cano curto. A meia-calça deve ser de cor clara, tem ainda a bombachinha que é uma peça íntima e a saia de armar que pode ser usada. A indumentária pode ser de peça única, dupla ou tripla. Estou usando uma indumentária de três peças: saia, casaquinho e a blusa por baixo", exemplificou.
No caso da vestimenta composta, os tecidos do vestido, da blusa e do casaco também precisam ser de cores neutras e sem contrastar. Acessórios são permitidos, mas seguindo a regra da discrição.
"Joias discretas, pulseiras que não sejam exageradas. Pode ter ainda a flor no cabelo e um penteado característico. O cabelo pode ser solto, preso ou semipreso".
A roupa da prenda pode sofrer variação para atividades campeiras. Quando sai da cidade, a mulher tradicionalista gaúcha pode usar uma indumentária alternativa.
"Podemos usar as bombachas quando estamos em atividade campeira. O traje alternativo pode ser uma saia-calça. A bombacha feminina tem aberturas laterais e não tem bordado. Pode ser usada em atividades campeiras. Aí usa uma camisa. Se usar lenço, é da mesma forma do peão".


Nenhum comentário:

Postar um comentário