segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Um ataque audacioso


O audacioso ataque talibã contra a base de Camp Bastion, no sul do Afeganistão, fez mais estragos do que informaram os relatos iniciais. Os insurgentes, vestidos com o uniforme militar dos EUA, destruíram seis jatos, avaliados em 30 milhões de dólares, e danificaram seriamente outros dois, na mais destrutiva ofensiva nos 11 de guerra naquele país.
Os atacantes conseguiram penetrar na base, uma das maiores e mais fortificadas no Afeganistão, matando dois marines americanos e causando um prejuízo de mais de 200 milhões de dólares, informou um oficial estadunidense que estava no local.
O príncipe Harry, o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, está servindo como piloto de helicóptero em Camp Bastion, mas não participou do incidente. Todos os quinze insurgentes foram mortos, menos um que está preso.
No fim de semana, as manifestações anti-americanas diminuíram de intensidade na maioria dos países árabes. No Paquistão, entretanto, os manifestantes tentaram invadir o consulado americano em Karachi e enfrentaram os policiais numa batalha que durou várias horas. Uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas.
Embora as manifestações tinham diminuído, altos funcionários da Casa Branca admitem que os protestos vão continuar por mais algum tempo, com consequências diplomáticas e políticas imprevisíveis. Enquanto Obama pressiona os líderes árabes, seus auxiliares consideram reduzir as atividades diplomáticas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário