quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Produtores de vinho do Vale dos Vinhedos ganham registro de denominação de origem do Inpi

Vale dos Vinhedos concentra produtores de vinho 
na serra gaúcha

Os produtores de vinho do Vale dos Vinhedos, na região serrana do Rio Grande do Sul, ganharam o registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem (DO), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), para os vinhos produzidos no local. O selo é uma forma de proteger e valorizar a identidade dos produtos feitos na região.
O registro de Denominação de Origem é aguardado há quase 10 anos pelos produtores de vinho da região. A partir de agora, o consumidor que comprar as bebidas produzidas em Bento Gonçalves tem a garantia de que elas foram realmente produzidas na região, obedecendo a padrões de qualidade e com sabor característico.
O presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Rogério Carlos Valduga, comemorou a decisão do Inpi. O novo registro se soma ao anterior, concedido em 19 de novembro de 2002, que tornou os vinhos e espumantes da região os primeiros produtos brasileiros com indicação geográfica, na modalidade indicação de procedência (IP). O Inpi informou que a denominação de origem é a espécie de IG mais complexa e valiosa. O registro evidencia um diferencial. Com o novo registro, a perspectiva é obtenção de maiores vantagens.
A certificação vale para os vinhos e espumantes das variedades merlot e chardonnay. Segundo a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), os produtos devem valorizar em até 30%. A expectativa é que o selo já possa ser visto nas mercadorias nas prateleiros em dois meses.
Os produtores têm agora prazo de 60 dias para pagar a taxa de expedição do certificado para que ele entre em vigor. A medida atenderá solicitação feita em 2010 pelas 31 vinícolas associadas à Aprovale. A produção do Vale dos Vinhedos varia entre 12 milhões e 14 milhões de garrafas de vinho por ano, com destaque para as variedades merlot, entre as uvas tintas, e chardonnay , entre as uvas brancas, que melhor se adequaram à região.
Localizado em uma região colonizada por imigrantes italianos, o Vale dos Vinhedos tem uma tradição de 130 anos no cultivo da uva e na produção de vinhos. Em 2011, as vinícolas associadas à Aprovale produziram 6,9 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, o equivalente a 9,2 milhões de garrafas.


Vídeo: Vale dos Vinhedos recebe selo de denominação de origem de vinhos



Vídeo: Vinho brasileiro conquista os emergentes da China
No Rio Grande do Sul, em apenas um ano, as vendas de vinho para a China aumentaram em quase 500%. Os chineses estão dispostos a comprar garrafas da bebida que custam até R$ 100. As vinículas pensam no que fazer com a safra 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário