terça-feira, 18 de setembro de 2012


Pacientes aguardam até 7 dias por atendimento no Hospital Conceição
em Porto Alegre.

Pacientes aguardam atendimento nos corredores e deitados no chão

A emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre, está operando mais uma vez com o triplo da capacidade. A espera por um leito no local chega a uma semana, e pacientes aguardam atendimento no chão.
O sofrimento dos doentes já começa na recepção. Ao chegarem no hospital, pacientes esperam mais de seis horas pelo primeiro atendimento, de triagem. Alguns ficam em cadeiras de rodas. “Faz 10 dias que sofro desesperada”, reclama uma mulher.
Nos corredores, uma fila de doentes aguarda leito há vários dias. Dentro da emergência, mais doentes em cadeiras. O setor tem capacidade para receber 50 pacientes, mas 159 estão internados de maneira improvisada. Uma paciente conta que aguarda leitos desde quinta-feira (13 de setembro). “Esperar, esperar, esperar”, resume.
Para desafogar a emergência, a direção do hospital diz que conseguiu 100 vagas na unidade da Ulbra, em Canoas, na Região Metropolitana. A expectativa é que a abertura de uma nova unidade de pronto-atendimento na Zona Norte, prevista para semana que vem, diminua a superlotação.
“Além disso, há todo um trabalho interno para tentar otimizar a ocupação dos leitos, como o trabalho de assistência domiciliar, que faz o acompanhamento dos nossos pacientes pra evitar novas internações”, diz o assistente da coordenação da emergência, Márcio Neres dos Santos.
Enquanto uma solução definitiva não é tomada para resolver os frequentes problemas de superlotação da emergência, do lado de fora do hospital, familiares dos pacientes que aguardam leitos desabafam. “Está superlotado, é muita gente”, diz uma senhora. “Está terrível, eu não sei o que fazer e ninguém consegue fazer nada”, acrescenta outra.


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