quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Obama recusa encontro com Netanyahu

Obama  e  Netanyahu

A Casa Branca anunciou que o presidente Obama não vai receber o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por ocasião da visita dele aos Estados Unidos no final do mês para participar da Assembéia Geral da ONU.
Isso é algo absolutamente incomum nas relações EUA-Israel e os analistas acreditam que a recusa de Obama tem a ver com o aumento da tensão de Israel com o Irã. Israel prega uma linha mais dura dos Estados Unidos em relação ao Irã, por causa de seu programa nuclear. Ao menor sinal de aprovação de Obama, Israel iniciará a escalada miltar contra o Irã.
Mas o presidente estadunidense, que luta na frente interna para derrotar Mitt Romney, não quer saber de se meter em outra guerra. Ele prega um programa de boicote econômico ao Irã, como forma de pressionar o regime dos aiatolás a abrir seu programa nuclear ao Ocidente.
O porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor, negou que o pedido de Netanyahu tinha sido rejeitado. O problema, segundo ele, é a agenda lotada de Obama e o desencontro nos dias em que estarão na Assembléia da ONU, em Nova Iorque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário