quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Número de roubos e furtos de carros sobem quase 12% em Porto Alegre

Cresceu o número de roubos e furtos de veículos em Porto Alegre. Nos oito primeiros meses deste ano, as ocorrências de furto e roubo em Porto Alegre aumentaram quase 12% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Não é difícil encontrar vítimas desse tipo de crime. Uma jovem, que prefere não se identificar, conta que teve o carro roubado recentemente em uma área nobre da capital. Ela tinha acabado de estacionar quando foi surpreendida por um homem armado. “Ele falou: ‘me entrega a bolsa e a chave do carro’. Eu entreguei e fui embora sem nada”, relata.
Em Porto Alegre, a incidência de roubos e furtos de automóveis é maior nos bairros que ficam entre a Região Central e a Zona Norte da cidade. Bairros como Petrópolis e Sarandi estão entre os que concentram o maior número de ocorrências. São locais com muitos acessos a avenidas como Protásio Alves e Assis Brasil que servem como rota de fuga para a Região Metropolitana.
“É uma área bastante nobre e, evidentemente, os veículos são uma mercadoria. Nesse sentido, há uma oferta grande e por isso os contraventores atuam na região”, afirma o tenente-coronel da Brigada Militar, Alberi Barbosa.
Segundo a Brigada Militar, quatro são as causas principais dos furtos e roubos de veículos: venda de peças para o mercado irregular, moeda de troca para outros produtos como armas e drogas, utilização para assaltos e instrumentos de fuga para criminosos que geralmente abandonam o carro logo em seguida.
O motorista pode se prevenir tentando estacionar o carro em locais com segurança e iluminação. Mas a principal recomendação das autoridades é não reagir a uma tentativa de assalto. No último domingo (9), um homem de 54 anos morreu ao ser baleado numa tentativa de assalto ao carro da família, na Rua Ramiro Barcellos, no bairro Santa Cecília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário