sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Não desista do CPR


Quanto tempo deve durar o procedimento de ressuscitação de um paciente que tem uma parada cardíaca em um hospital? Não existe uma regra para isso, mas é certo que os médicos desistem cedo demais de tentar o CPR (ressuscitação cardiopulmonar). Essa é uma das conclusões do estudo conduzido pelo Dr. Zachary Goldberger e publicado pelo jornal de medicina The Lancet.
O estudo analisou os dados de 64.339 pacientes que tiveram parada cardíaca em 435 hospitais nos Estados Unidos no período de 2000 a 2008.
Os dados revelaram que o tempo médio mínimo de tentativa de ressuscitação foi de 16 minutos, e o tempo médio máximo foi de 25 minutos. Nos hospitais em que os médicos gastaram mais tempo no procedimento do CPR mais pacientes foram recuperados. Ou seja, esses 9 minutos de diferença salvaram muitas vidas.
Os resultados desafiam o pensamento médico convencional. Muitos médicos sustentam que a reanimação prolongada para pacientes hospitalizados é geralmente inútil, pois quando os pacientes sobrevivem, geralmente sofrem danos neurológicos permanentes. Ao contrário, os pesquisadores descobriram que os pacientes que sobreviveram a um CPR prolongado deixaram o hospital tão bem quanto os que foram ressuscitados mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário