Feira Casamenteira
Na "feira dos solteiros" no parque Zhong Shan, em Pequim, dezenas de pais e mães , seguram cartazes em que oferecem suas filhas e filhos para casamento. Reúnem-se a cada domingo a procura de um bom candidato ou candidata para seus rebentos.
Escrito à mão nos cartazes, estão os requisitos: como altura mínima de 1,80 m para rapazes, salário acima de 4.000 yuans (cerca de R$ 1 mil), apartamento e emprego sólido. No caso de aparecerem candidatos, os próprios pais "arranjam" os encontros com seus filhos.
Muitos dos cartazes trazem ainda uma foto do candidato ao casamento. Um endereço na capital chinesa está entre os atributos mais valorizados na feira, ao lado de status social e estabilidade financeira.
O hukou (registro de residência que garante benefícios sociais aos moradores locais) de Pequim é quase uma unanimidade no parque Zhong Shan. “Você não é de Pequim? Então, pode seguir adiante. Não interessa". E dizem por lá que é assim mesmo. Se o endereço não bater não adianta insistir, nem mostrando extrato de conta recheada de dinheiro!

Nenhum comentário:
Postar um comentário