segunda-feira, 25 de maio de 2015


Matemático John Nash morre em acidente de táxi nos Estados Unidos
Filme "Uma mente brilhante" foi inspirado na vida do acadêmico

John Nash e sua esposa em foto de 2002, 
na 74ª cerimônia do Oscar
O matemático John Forbes Nash Jr, de 86 anos, prêmio Nobel de Economia de 1994 e que inspirou o filme "Uma Mente Brilhante", morreu em um acidente de carro em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no sábado (23.maio.2015). Ele estava em um táxi com sua esposa, Alicia Nash, de 82 anos, que também morreu.
O motorista do táxi teria perdido o controle do veículo ao tentar fazer uma ultrapassagem, e houve uma colisão, na qual morreram Nash e sua esposa Alicia.
Com o impacto, o casal foi lançado para fora do carro, e por isso a primeira impressão é de que ambos não usavam cinto de segurança, disse ao portal de notícias "NJ.com" o sargento da polícia estadual Gregory Williams.
O motorista foi retirado de dentro do veículo e levado com ferimentos, mas sem risco de morrer, ao hospital universitário Robert Wood, na cidade de New Brunswick, ainda segundo o site.
O matemático recebeu o Nobel por sua "Teoria dos Jogos", e sua carreira e sua luta contra a esquizofrenia foram imortalizadas por Russell Crowe em "Uma Mente Brilhante", que em 2002 ganhou quatro Oscar.
"Atordoado... meu coração está com John e Alicia e a família. Um casal espetacular. Mentes maravilhosas, corações maravilhosos", disse Russell Crowe pelo Twitter.
Nash desenvolveu sua carreira na Universidade de Princeton e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e obteve o Nobel por suas revolucionárias teorias matemática aplicadas à solução de incógnitas econômicas.
Com problemas mentais desde a juventude, Nash se viu envolvido ao longo da vida em várias polêmicas, incluindo acusações de antissemitismo - que ele negou.
Junto com a mulher, ele fez campanha durante anos para sensibilizar a opinião pública sobre as doenças mentais.
No início da semana, Nash (junto com Louis Nirenberg) estava na Noruega para receber o prêmio Abel para a matemática - considerado o "Nobel da Matemática". O prêmio é oferecido pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, que reconheceu o trabalho de Nash em equações diferenciais parciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário