domingo, 9 de setembro de 2012


Romeiros lotam Aparecida
Cerca de 400 mil pessoas devem visitar o Santuário Nacional de Aparecida durante os três dias do feriado

Movimentação no Santuário Nacional de Aparecida

Muitos romeiros aproveitaram o feriado prolongado do Dia da Independência para visitar o Santuário Nacional de Aparecida, a 181 km de São Paulo.
O movimento no primeiro dia do feriado surpreendeu até mesmo a administração da igreja, que esperava receber 92 mil pessoas na sexta-feira, 7 de setembro, quando 120 mil fiéis passaram pelos portões do Santuário Nacional. A igreja abrigou a 25ª Romaria dos Trabalhadores e o 18º Grito dos Excluídos.
Segundo a assessoria de imprensa do Santuário o volume de pessoas esperado para todo o feriadão era de 300 mil pessoas.  Entretanto, durante os três dias de feriado a cidade deverá ultrapassar 400 mil visitantes.

Aniversário
No sábado, 8 de setembro, a igreja comemorou 61 anos da Rádio Aparecida e 7 anos da TV Aparecida, com missa presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Manifestações
O Grito dos Excluídos, movimento que aconteceu simultaneamente em todo o País no dia 7 de setembro, reuniu aproximadamente mil pessoas no pátio do Santuário Nacional, em Aparecida. Com o tema "Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população", a 18ª edição do evento não teve tanta adesão do público, que, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se deve a movimentos descentralizados em todo o Brasil.
Participantes da 25ª Romaria dos Trabalhadores também se juntaram aos militantes do Grito dos Excluídos. Gerson Manoel dos Santos, pintor e coordenador paroquiano em Mauá (SP), disse que antigamente era mais fácil arrebanhar pessoas para a peregrinação, de cinco dias de São Paulo a Aparecida, e manifestação no pátio do Santuário. Para o coordenador da romaria de Mauá, falta participação política dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário