terça-feira, 11 de setembro de 2012


Prisão de cartunista provoca críticas 
na Índia

Cartunista, Assem Trivedi, sob custódia 
da polícia em Mumbai.

A prisão de um cartunista em Mumbai, na Índia, sob a acusação de incitar motim, provocou uma onda de críticas na Índia.
Assem Trivedi foi preso pelas caricaturas que, supostamente, fariam chacotas da Constituição do país e por insultar a bandeira nacional.
O cartunista integra um movimento anticorrupção no país, liderado pelo ativista Anna Hazare, que usa métodos de não-violência, como greves de fome.
Se for condenado pela acusações de motim, Trivedi pode ser sentenciado a três anos de prisão.
A polícia resolveu prendê-lo após as queixas de um advogado de Mumbai, que disse que as caricaturas seriam "anti-Índia".
A imprensa do país e várias personalidades condenaram a prisão.
"Pelas informações que eu tenho, o cartunista não fez nada de ilegal, na verdade, prendê-lo foi um ato ilegal", disse o presidente do Conselho de Imprensa da Índia, Markandey Katju, ao jornal The Hindu.
"Uma prisão ilegal é um crime muito sério no código penal indiano e quem deveria ser detido são os que efetuaram a prisão, quem deveriam ser detidos"
Para Katju, que é ex-ministro da Suprema Corte, desenhar uma caricatura não pode ser considerado um crime e os políticos deveriam a aprender a aceitar críticas.
"Este tipo de comportamento não é aceitável em uma democracia", disse ele.
O comentarista político da CNN-IBN, Rajdeep Sardesai, também criticou a prisão, dizendo ser "engraçado" que as autoridades aceitam "discursos que incitam o ódio", mas prendem alguém por "paródias e sátiras políticas".
No Twitter, várias pessoas também se manifestaram contra a prisão do cartunista.
Essa não foi a primeira vez que as autoridades indianas promovem ações contra a publicação de cartuns.
Em abril, a polícia prendeu um professor em Calcutá por ter postado na internet cartuns que satirizavam a governadora de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee. Ele foi liberado, em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário