quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Juíza transforma sentença 
em versos gaúchos

audiência  crioula

A justiça de Carazinho, no norte do estado do Rio Grande do Sul, realizou sua 3ª audiência crioula. A iniciativa é da juíza, Marlene Marlei de Souza, em comemoração à Semana Farroupilha. A magistrada presidiu o julgamento do processo de retificação de registro civil, pelo qual José Januário da Silva buscava corrigir um erro em sua certidão, na qual constava a data de batismo como dia do seu nascimento. A sentença foi favorável ao autor.
O processo foi instruído com depoimento de duas testemunhas. Os advogados de Silva,  Daniel Schutze, Daniel Machado e Rodrigo dos Santos, declamaram em versos, de autoria do poeta e compositor, Rômulo Chaves, o requerimento que solicitava a retificação na certidão.
 Da mesma forma o parecer do promotor  Eduardo Buaes Raymundi, opinando pela procedência do pedido, teve versos do também poeta, compositor e historiador, Odillo Gomes.
A sentença favorável foi proferida pela magistrada em versos, preparados pelo poeta e compositor João Manoel Sasso, com colaboração da juíza Lisiane Marques Pires Sasso. No encerramento, a escrivã Daysi Rockenbach realizou a leitura do termo de audiência, também na forma de versos gauchescos de sua própria autoria.

Clique aqui e leia a sentença, na forma de versos.

CTG lotado para acompanhar audiência crioula

Nenhum comentário:

Postar um comentário